Jornalista crítica ao governo Duterte deixa a prisão após pagamento de fiança nas Filipinas

Iniciado por noticias, 15, Fevereiro, 2019, 21:00

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Jornalista crítica ao governo Duterte deixa a prisão após pagamento de fiança nas Filipinas


   Maria Ressa foi acusada de 'difamação cibernética' por um artigo publicado em 2012.  Jornalista filipina Maria Ressa, presa sob acusação de difamação cibernética, deixou a prisão após pagar fiança
Noel Celis / AFP
A jornalista filipina Maria Ressa, diretora e editora executiva do site Rappler, deixou nesta quinta-feira (14) a prisão após o pagamento de fiança no valor de US$ 1,9 mil depois de passar a noite detida.
Ela foi acusada de difamação cibernética por um artigo sobre o empresário Wilfredo Keng, que foi publicado em 29 maio de 2012, quando ela era editora. Até o momento, nenhum mandado de prisão foi emitido contra o jornalista investigativo que escreveu o texto Reynaldo Santos -- e não trabalha mais no site.
O site Rappler é conhecido por fazer duras críticas ao governo do presidente filipino, Rodrigo Duterte.
Após deixar a prisão, Ressa afirmou que a mensagem que o governo enviou foi "muito clara": "Fique em silêncio ou você será o próximo".
"Então, estou apelando para você para não ficar em silêncio. A liberdade de imprensa não diz respeito apenas aos jornalistas, certo? A liberdade de imprensa é a base do direito de cada filipino à verdade. Só então podemos manter os poderosos sob controle", declarou Ressa, escolhida "Pessoa do Ano" pela revista Time em 2018 entre outros jornalistas.
A Lei dos Crimes Cibernéticos, que Ressa é acusada de ter infringido, entrou em vigor quatro meses após a sua publicação e não é retroativa, de acordo com o advogado de Maria Ressa, JJ Risini.
Este não é o único processo judicial que a jornalista enfrenta atualmente, já que em novembro do ano passado foi emitido um mandato de prisão por cinco crimes de evasão de impostos, contra a "Rappler" como empresa e contra ela, a título pessoal, segundo a agência Efe.
Maria Ressa, executiva do site Rappler, fala à imprensa após receber um mandado de prisão em seu escritório, na cidade de Pasig, nas Filipinas, nesta quarta-feira (13)
Eloisa Lopez/ Reuters
A jornalista foi detida por agentes do Escritório Nacional de Investigação das Filipinas (NBI) na sede do site Rappler no fim da tarde de quarta (13).
Embora o mandato de prisão tenha sido emitido na terça-feira (12), o documento só foi entregue no fim da tarde de quarta. Segundo apoiadores de Ressa, autoridades agiram assim para que sua defesa não tivesse tempo de pagar a fiança e ela fosse obrigada a passar a noite na cadeia.
Os relatos do site sobre a guerra brutal contra as drogas de Duterte, que já deixou 5 mil mortos, costumam receber elogios de defensores dos direitos humanos. Em contrapartida, o site e seus repórteres são alvo dos partidários do governo.

Source: Jornalista crítica ao governo Duterte deixa a prisão após pagamento de fiança nas Filipinas
  • Visualizações 1.200 
  • LEIA SEMPRE AQUI!
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)