Deus é Deus! (mono)

Iniciado por marcosbr, 24, Novembro, 2015, 23:10

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

 O monoteísmo é a crença na existência de apenas um só Deus!
Religiões monoteístas:
As três principais religiões abraâmicas são, em ordem cronológica de fundação, o judaísmo, o cristianismo (primitivo) e o islamismo. (abraâmicas são as religiões monoteístas cuja origem comum é reconhecida em Abraão)
Devo explicar que o "cristianismo" engloba todas as religiões que acreditam em Cristo!
Em segundo que automaticamente são "monoteístas! Acreditam num único Deus!
Logicamente este Deus tem um nome...

                     
Tem por formas mais comum de pronuncias do tetragrama: Yahweh ou Javé (Yahvéh), sendo Yahweh a forma mais comum do tetragrama יהוה.
Dentro do judaísmo, o nome mais importante do Criador é o que conhecemos como tetragrama, nome dado às quatro letras que formam o nome da divindade. Este nome é em hebraico יהוה (YHWH), que de acordo com a tradição judaica é a terceira pessoa do imperfeito no singular do verbo ser . Esta teoria é baseada no Êxodo capítulo terceiro, versículo décimo-quarto, constitui a base do monoteísmo judaico-cristão.
Devido ao mandamento de não pronunciar o nome do criador em vão, desenvolveu-se entre os judeus um profundo sentimento de reverência para com esta palavra, de forma que a pronúncia correta tornou-se restrita, somente utilizado em ocasiões de extrema solenidade como no dia do Yom Kippur. Em outras ocasiões, pronunciava-se Adonai (meu Amo, meu Senhor) em lugar do nome do Criador. Com o tempo, esta pronúncia perdeu-se e qualquer tentativa de se estabelecer a pronúncia correta é sujeita a discussões diversas. No Brasil o comum é Jeová ou Javé!
Hoje vejo muita gente ridicularizando a religião alheia e chamando de "seitas" Devo relatar ou lembrar que o cristianismo começou como uma "seita" do judaísmo no século I d.C. e evoluiu para uma religião separada, a Igreja Cristã.
Na tradição muçulmana, Maomé é visto como o último de uma série de profetas principais. Durante os últimos 22 anos de sua vida, começando aos 40 anos, em 610, de acordo para as primeiras biografias restantes, Maomé relatou revelações que ele acreditava serem Deus transmitidas a ele através do arcanjo Gabriel (Jibril). O conteúdo dessas revelações, conhecido como o Alcorão, foi memorizado e gravado por seus companheiros.

Todas tem ramificações que vamos discutir mais tarde.
Entre a cristã, vemos a guerra dos católicos e protestantes...
Dos judeus temos o judaísmo ortodoxo (judaísmo haredi e o judaísmo ortodoxo moderno), mas também existem o movimento conservador e o reformista.
A maioria dos muçulmanos pertence a uma das duas principais denominações; com 80% a 90% sendo sunitas e 10% a 20% sendo xiitas.

Mais tarde podemos colocar as ramificações das ramificações, as chamadas seitas e religiões orientais. talvez até outras antigas. Caso gostem podemos explorar melhor este tema.


Símbolos que representam diferentes religiões do mundo, da esquerda para a direita:
Linha 1: cristianismo, judaísmo, hinduísmo
Linha 2: islamismo, budismo, xintoísmo
Linha 3: siquismo, bahai, jainismo

No momento a questão é esta:
Se todos tem Deus em comum...  Porque se matam em nome deste Deus?  :Emoticons espressioni (39): :836886:

Comente, curta e participe aqui!



Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta. (Chico Xavier)
  • Visualizações 3.435 
  • CIÊNCIA e RELIGIÃO!
  • 3 Respostas




Se matam em nome de Deus porque ainda não compreenderam todo o "circuito" do ser;
De que para ser é preciso estar, e que já estamos;
De que o sonho de ser, finalmente se fez, mas não nos lembramos;
De que aquele que é precisa tomar ciência de si, porque só em si vive, e ainda não sabe.


"No instante em que meu corpo pára, dormindo
Eu continuo, sonhando
Se estou quando em vigília
E estou quando adormecido
Então estou o tempo todo
Seja aqui e lá onde for
Lá onde for sou a fonte
Aqui a projeção
E essa é minha intenção
Aqui vivo a emoção
De ter posto a mim mesmo nessa situação
Se pensei é porque acordei
Já posso saber que o sonho se fez."
A vida inteligente é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria          (Percí)

Como o tópico em questão deixou aberto o convite à participação, independentemente, de um prazo estipulado, entendo que posso sem problema algum, comentar algo concernente ao tema.
Boa noite!

Com a afirmativa enfática e verdadeira, do título deste interessante tópico, de que Deus é Deus, e com a resposta deste mesmo Deus quando Moisés lhe perguntou o seu nome, e que foi, exatamente, da resposta à pergunta dele, no original hebraico que originou-se o tetragrama, como ficou registrado no livro de Êxodo:


"E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel:EU SOUme enviou a vós." (Êxodo 3:14)

Deixo para a nossa meditação e entendimento:

"Respondeu Jesus: "Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou! " (João 8:58)

 Boa noite.
Pelo contrario. Responder é preciso!
Esta mensagem sobre o tempo para respostas no tópico, é gerada pelo SMF, e em nada impede as respostas! (caso seja necessário)
Fique a vontade e participe. Farinha pouca meu "pirão" primeiro! kkkkkk (descontração)
https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/9/37,38
Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta. (Chico Xavier)

Tópicos semelhantes (5)

Iniciado por Paulo Cezar