Autor [EN] [PL] [ES] [PT] [IT] [DE] [FR] [NL] [TR] [SR] [AR] [RU] Tópico: Backlight ou Blecaute? Vivendo o apagão!  (Lida 533 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline marcosbr

  • Vivendo e Aprendendo!
  • Administrador
  • *
  • Mensagens: 1165
  • Country: br
  • Karma: +4/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Backlight ou Blecaute? Vivendo o apagão!
« em: 11,Novembro, 2017, 20:29:09 pm »
Estou vendo uma grande discussão sobre "queima de LEDs" e pelo jeito vai piorar...
A LG por ex. parou de fornecer "barras" novas para muitos aparelhos ainda em uso. E a maioria dos fabricantes esta seguindo.
Então o que fazer?
Se estes LEDs tem uma previsão de durar 50000Hs, Colocar usados seria uma boa?
Outra coisa que fabricantes não informam... Esta previsão é feita para condições "NORMAIS" de funcionamento.
Amperagem, calor e até mesmo a umidade relativa do ambiente. São fatores determinantes.
Estes testes são feitos com Fonte de alimentação de alta precisão (não estas porcarias que colocam nas TVs) ambiente refrigerado e baixo brilho. (quase minimo)
50000Hs são quase 6 anos. Então digamos que em condições de uso "fora do normal" eles durariam a metade deste tempo.



Na realidade ninguém pode "prever" uma data para um diodo queimar, e um LED é um diodo emissor de luz. (o normal dura muito)

Então vejamos o seguinte.
Muita gente anda "mandando" atualizar o software depois da troca. Outros reduzem a luz de fundo no menu e ainda tem os que colocam resistores em série no circuito...

1) Atualização de software não resolve nada. A não ser as "soluções" especificadas pelo fabricante. Se o fabricante lançou uma atualização para corrigir problemas de conexão... (NET) Vai mudar o brilho dos LEDs?????????

2) Reduzir o brilho de fundo atuando no menu é outra bobagem... Poderia dar certo. Mas o usuário quer imagem linda! Em casa ele vai colocar no máximo novamente. Até porque, você pediu para ele não usar no máximo. Então ele vai colocar exatamente porque esta na garantia. Ele quer testar a garantia do aparelho! kkkkkk
Seria o mesmo que comprar uma lampada 50W/220V e usar em 110V.

3) Alterar um circuito precisa de conhecimento técnico, esquema datasheet, etc... O backlight não é uma lampada com interruptor! Acende/apaga e pronto... Existe o circuito que controla tudo. Alterar sem convicção pode mudar ou mascarar o defeito!

Abaixo um ex. usado na LG.






Conclusão...

Ja falei sobre isto em outro tópico.
Usar o LED correto na hora da troca, verificar resistência e brilho dos outros, conferir a fonte/PFC se tiver...
E ainda temos o problema da "qualidade" do material usado. Ja comprei LED individual novo que durou 20 minutos. Já coloquei "usado" que funciona a mais de um ano...

Existem sim algumas coisas para prevenir, e mais tarde podemos colocar em discussão!

Se a classe não se unir a coisa vai complicar. Se depender dos fabricantes eles só querem vender. Sai de linha vira lixo pra eles (5 anos). Em breve ninguém vai encontrar "barras novas" a venda.

Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta. (Chico Xavier)