Amazonas recebe três usinas de oxigênio para abastecimento em hospitais do interior do estado

Iniciado por noticias, 17Fevereiro2021, 15:00

« anterior - seguinte »

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

noticias

Amazonas recebe três usinas de oxigênio para abastecimento em hospitais do interior do estado

Material é a última remessa de um total de cinco usinas doadas ao estado. Envios das usinas para os municípios serão feitos por via aérea e fluvial. Amazonas recebe doações de usinas de oxigênio
Divulgação
O Amazonas recebeu três usinas para produção de oxigênio medicinal na terça-feira (16). Segundo o governo do estado, as usinas serão destinadas a municípios do interior. O material é a última remessa de um total de cinco usinas doadas ao estado pelo movimento da sociedade civil organizada União BR, que tem auxiliado cidades brasileiras no enfrentamento à pandemia de Covid-19.
No último domingo (14), Manaus completou um mês do colapso provocado pela falta de oxigênio para pacientes internados com Covid-19. Um mês depois, a cidade ainda depende de doações do insumo para suprir a demanda.
OXIGÊNIO: Entenda por que o insumo é tão importante para pacientes com Covid – e o que acontece quando ele falta
DOAÇÕES: Artistas fazem campanha por oxigênio para Manaus
Das três usinas recebidas, duas possuem capacidade para a produção de 10 mil metros cúbicos (m³) de oxigênio por hora; e uma possui capacidade de produzir 20 mil metros cúbicos de oxigênio por hora. Elas se juntarão a outras duas usinas, enviadas pela União BR, que já haviam chegado ao estado na noite de segunda-feira (15), ambas com capacidade de produzir 10 mil metros cúbicos de oxigênio por hora.
As usinas chegaram a Manaus transportadas em uma aeronave militar modelo C-130 Hercules, que pousou na base da Força Aérea Brasileira (FAB), no Aeroporto Ponta Pelada, Zona Sul da capital, por volta das 16h. Todo o procedimento de logística foi realizado em conjunto com o Governo Federal, por meio dos ministérios da Saúde e da Defesa.
Quatro novas usinas serão enviadas para os municípios de Codajás, Tapauá, Apuí e Urucará. Cada um receberá uma usina com produção de 10 mil m³/hora. O município de Santo Antônio do Içá receberá a usina com produção de 20 mil m³/hora.
Os envios das usinas para os municípios serão feitos por via aérea e fluvial com todo o planejamento de logística sob responsabilidade do Ministério da Saúde junto à FAB e à Marinha do Brasil.
Abastecimento
As usinas recebidas reforçarão a produção independente de oxigênio em hospitais da rede pública de saúde. De acordo com o governo do estado, a produção de oxigênio do estado já apresenta um quadro de estabilidade, mas a demanda pelo insumo ainda está acima da média histórica, considerando que o Amazonas vive a fase mais aguda da pandemia.
Na última semana, mais quatro usinas produtoras de oxigênio entraram em operação, totalizando 26 já instaladas na capital e no interior pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e pelo Ministério da Saúde, com o acompanhamento de técnicos das fabricantes.
Crise do oxigênio
Familiares buscando desesperadamente cilindros de oxigênio para os pacientes internados, enquanto médicos transportavam cilindros nos próprios carros para levar aos hospitais e parentes formando longas filas em frente às distribuidoras foram algumas das cenas que deixaram o país perplexo.
Parentes de pacientes hospitalizados se reúnem para comprar oxigênio e encher botijões em empresa privada em Manau
REUTERS/Bruno Kelly
Em meio a esse ambiente caótico vivido em Manaus, os pacientes morriam asfixiados, sem oxigênio. Com o cenário, artistas e empresas de diversas partes do país se mobilizaram para enviar o insumo à cidade.
Atualmente, a média diária de consumo de oxigênio nas unidades de saúde de Manaus é de 86 mil metros cúbicos, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Antes da pandemia, a média de consumo diário era de 14 mil metros cúbicos, volume normalmente atendido pela produção das três fornecedoras da região (White Martins, Carbox e Nitron).
Veja os vídeos mais vistos do G1 Amazonas

Source: Amazonas recebe três usinas de oxigênio para abastecimento em hospitais do interior do estado

Similar topics (3)