Amigosdaeletronica

CATEGORIA INICIAL! => LEIA SEMPRE AQUI! => Tópico começado por: noticias em 15, Julho, 2018, 09:10

Título: Bélgica e Inglaterra: dos acordos políticos às famílias reais, veja curiosidades dos países da Copa
Mensagem de: noticias em 15, Julho, 2018, 09:10
Bélgica e Inglaterra: dos acordos políticos às famílias reais, veja curiosidades dos países da Copa


   Tratado de independência da Bélgica foi assinado no Reino Unido — mesmo país que decidiu, em 2016, deixar a União Europeia, cuja sede fica na capital belga. Copa de Indicadores: Bélgica e Inglaterra
Arte/G1
A disputa do terceiro lugar desta Copa do Mundo reúne dois países que, de tão próximos, dividem partes de suas histórias. A Bélgica, inclusive, só existe como conhecemos hoje por causa de um tratado assinado na Inglaterra: o Tratado de Londres.
Em 1839, as principais potências europeias chegaram a um acordo com a Holanda para, enfim, reconhecer a independência da Bélgica. Naquela década, os belgas lideraram uma revolução para sair do Reino dos Países Baixos.
Vista da cidade belga de Bruges
Virginia Mayo/AP
Em troca, a coroa britânica exigiu que a Bélgica mantivesse neutralidade nas disputas e desenrolares geopolíticos na Europa. Só com a invasão alemã ao território belga na Primeira Guerra Mundial que essa isenção política e militar regional foi quebrada.
Paradoxalmente, hoje são os britânicos que se movimentam para sair da União Europeia — cuja principal sede fica justamente em Bruxelas, capital da Bélgica. Com o Brexit, o Reino Unido deve deixar, definitivamente, de fazer parte do bloco no próximo ano.
Passageiros da Eurostar fazem fila fora da estação Saint Pancras, em Londres
Luke MacGregor / Reuters
Isso não deve impedir, entretanto, as constantes visitas de belgas à Inglaterra e vice-versa. Há trens partindo de Londres até Bruxelas, com as composições passando por debaixo do Canal da Mancha. A viagem dura cerca de duas horas.
A grande família real
Simpatizantes se reúnem ao longo da avenida que leva ao Castelo de Windsor
Tolga Akmen / AFP Photo
O parentesco entre realezas europeias também existe nas famílias reais de Inglaterra e Bélgica. O primeiro monarca a reinar após a revolução belga, Leopoldo I, era tio da rainha britânica Vitória.
Leopoldo I, aliás, nem belga era. Ele nasceu em Coburgo, no sul da Alemanha. Em 1831, o recém-formado Congresso Nacional da Bélgica convidou Leopoldo, então príncipe de Saxe-Coburgo-Gota para assumir o trono do novo país.
Leopoldo I, Rei dos Belgas, por George Dawe
Royal Collection Trust/Divulgação
Leopoldo poderia ter chegado a príncipe consorte do Reino Unido, pois, em 1816, se casou com a herdeira da coroa inglesa, a princesa Charlotte de Gales. No entanto, ela não chegou a ser rainha, pois morreu no ano seguinte ao casamento após dar à luz um bebê natimorto.
Leopoldo I voltou a ter laços mais próximos da família real britânica quando sua irmã Vitória se casou com o duque de Kent. A filha do casal, também chamada Vitória, tornou-se rainha da Inglaterra em 1837 e manteve boas relações com o tio ao longo do reinado.
Copa de Indicadores
Andaimes para as obras de restauração são vistos na base da Queen Elizabeth Tower, onde fica o Big Ben, em Westminster, Londres
Reuters/Peter Nicholls
Bélgica e Inglaterra vão bem em indicadores que medem educação, saúde e economia, especialmente na comparação com outros países que disputaram a Copa do Mundo. Há diferenças muito pequenas em quase todos os índices escolhidos pelo G1 (veja comparação no topo da reportagem).
Uma policial chora durante um minuto de silêncio em Liege, na Bélgica. Um atirador deixou três mortos e quatro feridos durante um ataque na cidade
Yaves Herman/Reuters
Porém, os belgas sofrem mais com a violência do que os ingleses. Os dados da ONU mais recentes mostram que, na Bélgica, há 1,9 homicídio para cada grupo de 100 mil habitantes, índice superior ao 1,2 por 100 mil registrado no Reino Unido.
Initial plugin text

Source: Bélgica e Inglaterra: dos acordos políticos às famílias reais, veja curiosidades dos países da Copa (https://g1.globo.com/mundo/noticia/belgica-e-inglaterra-dos-acordos-politicos-as-familias-reais-veja-curiosidades-dos-paises-da-copa.ghtml)