Botafogo x Palmeiras: faixa com mensagem política gera confusão entre PM e torcedores em Ribeirão Preto, SP

Iniciado por noticias, 20, Janeiro, 2023, 23:04

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Botafogo x Palmeiras: faixa com mensagem política gera confusão entre PM e torcedores em Ribeirão Preto, SP


   Torcida organizada que levou faixa com frase 'Sem anistia' diz que abordagem não foi adequada durante jogo do Campeonato Paulista. Torcedor ficou ferido e outro foi detido. Polícia afirma que peça não poderia ter entrado no estádio.  Jogo entre Botafogo e Palmeiras em Ribeirão Preto, SP, tem confronto entre PM e torcedores
A partida entre Botafogo-SP e Palmeiras, realizada no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), foi marcada por um confronto entre torcedores organizados da equipe mandante e policiais militares.
O jogo aconteceu nesta quinta-feira (19) pela segunda rodada do Campeonato Paulista 2023. O motivo da confusão foi uma faixa com a frase 'Sem anistia', levada por membros da organizada às arquibancadas.
A mensagem é um pedido para que os envolvidos nos atos golpistas em Brasília (DF) não sejam perdoados. Após a briga, um membro da torcida ficou ferido e outro acabou detido.
Por meio de nota, a Polícia Militar (PM), responsável pela segurança do evento, disse que a peça entrou clandestinamente no estádio, uma vez que violaria o Estatuto do Torcedor.
Ainda de acordo com a polícia, a faixa causou o descontentamento entre outros torcedores e foi necessário o "uso da força moderada a fim de promover a segurança". (veja abaixo íntegra da nota)
Faixa com a frase 'Sem anistia' motivou briga entre PM e torcedores organizados em Ribeirão Preto, SP
Divulgação/Rede social
A confusão
De acordo com informações apuradas pelo g1, a confusão teve início no segundo tempo do jogo. Juarez Alves, integrante do grupo envolvido, diz que a abordagem policial não foi adequada e que a confusão começou assim que a faixa foi exposta.
"A abordagem se deu de forma truculenta e inaceitável, demonstrando um despreparo da Polícia Militar [PM], impossibilitando qualquer forma de contato ou diálogo. Foi causando um espanto geral a todos que ali estavam", conta o membro do coletivo.
A organizada alega que um dos seus membros sofreu um corte na cabeça durante o confronto. A reportagem tentou entrar em contato com o homem, mas não obteve sucesso.
A defesa do homem detido não havia se pronunciado oficialmente até a última atualização do texto. Segundo a PM, ele se negou a seguir uma ordem dos policiais e vai responder por desobediência.
Já na Central de Polícia Judiciária de Ribeirão Preto, o delegado responsável pelo caso registrou um termo circunstanciado sobre o crime. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Ribeirão Preto informou que vai acompanhar a ocorrência.
Membro de organizada envolvida em confusão, Juarez Alves diz que conduta da PM não foi adequada em Ribeirão Preto, SP
Marcelo Moraes/EPTV
Veja íntegra da nota divulgada pela Polícia Militar
A Polícia Militar esclarece que no dia 19 de janeiro de 2023, durante a partida entre as equipes do Botafogo e Palmeiras ocorrida no Estádio de futebol na cidade de Ribeirão Preto, uma equipe policial foi acionada no Posto de Comando informando que uma faixa que estava sendo exibida pela Torcida organizada do Botafogo estava causando animosidade e grande risco de enfrentamento entre outros torcedores que não concordavam com seus dizeres. Diante dessa situação a equipe policial se deslocou até o local, contudo foi hostilizada pelos torcedores que a portavam, ocorrendo resistência e desobediência por parte de alguns torcedores mais exaltados. Dessa forma foi necessário o uso de força física moderada a fim de promover segurança aos participantes do evento e aos policiais.
Cabe-nos esclarecer que a mesma faixa havia sido impedida de entrar anteriormente, tendo-se por base o Estatuto do Torcedor e outros dispositivos legais estabelecidos com o objetivo de fomentar a paz nos estádios, no momento em que foi identificada ainda durante a revista policial. O material entrou no evento de forma clandestina e não identificada. O indivíduo que estava com a faixa desobedeceu a ordem dos policiais e foi conduzido à Central de Polícia Judiciária, onde foi confeccionado o Boletim de ocorrência de natureza Desobediência.
Esclarecemos, ainda, que torcedores devem solicitar à Polícia Militar, antecipadamente à realização evento, a entrada de faixas em eventos esportivos, com o intuito de que sejam avaliadaa quanto à capacidade de produzir efeitos que conduzam à quebra da ordem publica. Destacamos que a missão da Polícia Militar do Estado de São Paulo é proteger as pessoas, fazer cumprir as leis, combater a criminalidade e preservar a ordem pública, sempre contando com a colaboração, parceria e participação da comunidade, para a alcançar a excelência na prestação dos serviços de Segurança Pública ao Cidadão Paulista
Confronto entre PM e torcedores organizados em Ribeirão Preto, SP, terminou com homem ferido na cabeça
Divulgação/Rede social
Veja mais notícias do g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Source: Botafogo x Palmeiras: faixa com mensagem política gera confusão entre PM e torcedores em Ribeirão Preto, SP
  • Visualizações 96 
  • LEIA SEMPRE AQUI!
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)