
Sentsov, de 42 anos, tem sido um dos mais contundentes oponentes da anexação feita pela Rússia da região da Criméia, que pertencia à Ucrânia. O cineasta ucraniano Oleg Sentsov durante seu julgamento nesta terça-feira (21)
Sergey Pivovarov/Reuters
O Parlamento Europeu concedeu ao cineasta ucraniano Oleg Sentsov o prêmio Sakharov de direitos humanos. Ele cumpre pena de 20 anos de prisão na Rússia acusado de planejar "atos de terrorismo", o que ele nega.
Sentsov, de 42 anos, tem sido um dos mais contundentes oponentes da anexação feita pela Rússia da região da Criméia, que pertencia à Ucrânia.
"Oleg Sentsov se tornou um símbolo da luta pela libertação dos presos políticos na Rússia e no mundo", afirmou o presidente da Eurocâmara, Antonio Tajani, ao anunciar a concessão do prêmio a este cineasta preso na Sibéria russa.
Tajani, que elogiou a "coragem e determinação" do vencedor, pediu sua libertação urgente por "seu estado de saúde após uma longa greve de fome".
Moscou imediatamente classificou a concessão do prêmio como uma "decisão totalmente politizada por parte do Parlamento Europeu".
"A decisão tomada é totalmente politizada", declarou porta-voz russa Maria Zajárova aos repórteres.
"Virtualmente ninguém viu seus filmes", acrescentou, aludindo ao trabalho do cineasta.
Condenado a 20 anos de prisão
Detido na Crimeia após a anexação da Crimeia, Sentsov foi condenado em 2015 a 20 anos de prisão por terrorismo e tráfico de armas, em um julgamento classificado de stalinista pela Anistia Internacional e denunciado por Ucrânia, União Europeia e Estados Unidos.
Cineasta ucraniano Oleg Sentsov, preso na Rússia, durante greve de fome, em imagem de arquivo
Russian Federal Penitentiary Service / AFP
Os países do G7, além de personalidades da área cultural, como o cineasta Jean-Luc Godard e o ator Johnny Depp, pediram a sua libertação.
O cineasta fez uma greve de fome por 144 dias para protestar contra o encarceramento de dezenas de ucranianos na Rússia. Após ameaça de ser alimentado à força, ele colocou fim ao protesto.
A cerimônia de entrega do Prêmio Sakharov acontecerá em 12 de dezembro, em Estrasburgo.
O prêmio, que tem o nome do cientista soviético dissidente Andrei Sakharov, reconhece desde 1998 aqueles que apresentam uma contribuição excepcional à luta pelos direitos humanos. No ano passo, o prêmio foi concedido para a "oposição democrática da Venezuela".
O cineasta ucraniano superou outros dois candidatos: o ativista marroquino Nasser Zefzafi, também na prisão, e 11 ONGs que resgatam migrantes no Mediterrâneo.
Source: Cineasta ucraniano preso Oleg Sentsov ganha Prêmio Sakharov de direitos humanos (https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/10/25/cineasta-ucraniano-oleg-sentsov-ganha-premio-sakharov-de-direitos-humanos.ghtml)