Comitê do Congresso americano que investiga invasão ao Capitólio decide intimar Donald Trump

Iniciado por noticias, 14, Outubro, 2022, 05:02

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Comitê do Congresso americano que investiga invasão ao Capitólio decide intimar Donald Trump

Comissão mostrou evidências de que o ex-presidente sabia que tinha perdido as eleições quando conclamou os seguidores dele a invadirem o Congresso.  Comitê do Congresso americano que investiga invasão ao Capitólio decide intimar Donald Trump
O comitê do Congresso americano que investiga a invasão ao Capitólio decidiu, por unanimidade, intimar o ex-presidente Donald Trump.
 
Ele se tornou o quarto presidente da história dos Estados Unidos a ser intimado. Antes de Donald Trump, só Thomas Jefferson, Richard Nixon e Bill Clinton tinham sido chamados a depor em uma investigação do Congresso.
 Donald Trump: as principais revelações de 'Confidence Man', novo livro sobre ex-presidente dos EUA
Procuradora de NY abre ação contra Trump por inflar valor de empresas e bens
Na audiência desta quinta (13), a comissão que investiga a revolta contra o Capitólio em 6 de janeiro de 2021 mostrou evidências de que Trump sabia que tinha perdido as eleições quando conclamou os seguidores dele a invadirem o Congresso. E, mais, que ele e os aliados planejavam, semanas antes da votação, declarar a vitória de Trump independentemente do resultado das urnas.
 
Em um áudio, o ex-estrategista da Casa Branca Steve Bannon disse que Trump iria simplesmente declarar vitória: "Não significa que ele vai ter vencido, ele só vai dizer que venceu."
 
E foi exatamente o que o então presidente fez na noite das eleições: "Nós vencemos essas eleições", disse Trump quatro dias antes do resultado final, que deu vitória ao democrata Joe Biden.
 
A ex-funcionária da Casa Branca Cassidy Hutchinson disse que Trump reclamou com o chefe de gabinete, Mark Meadows: "Eu não quero que as pessoas saibam que perdemos, Mark, é vergonhoso."
 
A deputada Zoe Lofgren resumiu: "Esta grande mentira foi intencional e premeditada. Foi um plano elaborado antecipadamente para convencer os seguidores dele que ele tinha vencido."
 
Ainda é cedo para saber se Donald Trump vai comparecer para depor. O ex-presidente americano pode transformar esta intimação em uma longa batalha judicial. Uma eventual ausência dele pode fazer com que a Câmara abra um processo que pode levá-lo, inclusive, à prisão.
 
Foi o que aconteceu com Steve Bannon, condenado por desacato ao comitê, depois que faltou ao depoimento.
 
Na audiência, imagens inéditas mostraram congressistas isolados em segurança depois de escapar dos invasores. A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, tentava conseguir reforço no policiamento. Em outra imagem, democratas e republicanos parecem, juntos, procurar uma solução para confirmar a vitória de Biden o mais rapidamente possível.
 
A lição final desta investigação, segundo a deputada republicana Liz Chenney, é simples: "As instituições só se mantêm quando homens e mulheres honestos as protegem, apesar de um custo político. Mas não temos nenhuma garantia de que eles estarão lá em uma próxima vez."

Source: Comitê do Congresso americano que investiga invasão ao Capitólio decide intimar Donald Trump
  • Visualizações 659 
  • LEIA SEMPRE AQUI!
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)