Confissão tardia: Nigel Farage sentencia o fracasso do Brexit

Iniciado por noticias, 19, Maio, 2023, 17:08

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

noticias

Confissão tardia: Nigel Farage sentencia o fracasso do Brexit


     Fervoroso defensor da saída do Reino Unido da Europa, ex-político de extrema direita reconhece que o país não se beneficiou economicamente do divórcio.  Defensor mais ferrenho do Brexit entre políticos do Reino Unido,  o líder do partido de extrema direita Ukip, Nigel Farage, em evento em Londres., em 2016. 
Kirsty Wigglesworth/AP
É para ser levada a sério a sentença "o Brexit fracassou", sobretudo quando ela sai da boca de um dos mais fervorosos defensores do divórcio entre o Reino Unido e a União Europeia — o eurocético britânico Nigel Farage.
Líder do partido de extrema direita Ukip, há sete anos ele ostentou uma campanha populisa de mentiras e desinformação para fazer valer o seu objetivo.
"Acabamos de conseguir entrar em um bote salva-vidas do Titanic", resumiu, vitorioso, naquela manhã sombria de 24 de junho de 2016, quando os britânicos se deram conta da nova realidade, apartados do bloco europeu, após o resultado do referendo que determinou a separação, por 52% contra 48%, dos votos.
Na época, o estridente político, que propagava o sentimento xenófobo entre os eleitores, prometeu que deixaria o país se o Brexit se tornasse um desastre. Este momento-confissão finalmente chegou na segunda-feira (15) à noite, durante o programa Newsnight, da BBC, quando ele reconheceu que o Reino Unido não se beneficiou economicamente do Brexit.
Nigel Farage foi um dos principais líderes do movimento que conseguiu que o Brexit fosse aprovado pela população.
Reuters/Toby Melville
O veredicto tardio pareceu surpreender até a entrevistadora Victoria Derbyshire. Mas, em seu mea culpa, Farage apontou o dedo para os políticos conservadores, a quem culpou pelo fracasso, por terem gerenciado mal a saída do bloco europeu.
"Nossos políticos são tão inúteis quanto os comissários de Bruxelas", vaticinou o ex-deputado do Ukip e do Partido Brexit, que atua como comentarista do canal de rádio e TV GB News.
O Brexit é um dos fatores de desaceleração econômica do Reino Unido, de acordo com o Escritório de Responsabilidade Orçamentário, agência do governo que fiscaliza as finanças do país. Os outros são a pandemia e a crise energética provocada pela guerra russa na Ucrânia.
Se o Reino Unido tivesse permanecido na UE, o PIB seria 4% maior, alertou o presidente da agência Richard Hughes, que prevê mais cinco anos até que o poder de compra dos britânicos se recupere aos níveis pré-pandemia. Os dados são corroborados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que determina o crescimento do PIB britânico como o segundo pior, à frente apenas da Rússia, entre as grandes economias.
Um em cada cinco eleitores do Brexit diz ter se arrependido de seu voto. O boquirroto Farage ainda não vai tão longe no seu julgamento. Até porque seria cobrado a cumprir a promessa de deixar o país.

Source: Confissão tardia: Nigel Farage sentencia o fracasso do Brexit

Tópicos semelhantes (5)