Depois de Santa Sofia, Turquia converte outra igreja em mesquita

Iniciado por noticias, 22Agosto2020, 21:00

« anterior - seguinte »

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

noticias

Depois de Santa Sofia, Turquia converte outra igreja em mesquita


   Igreja de São Salvador em Chora, em Istambul, será aberta para culto muçulmano. Medida foi tomada mês após a reabertura da Santa Sofia ao culto muçulmano.  Vista do teto do Museu Chora (Kariye), formalmente a Igreja do Santo Salvador, decorada com afrescos do século 14 do Juízo Final
Bulent Kilic / AFP
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ordenou nesta sexta-feira (21) a conversão em mesquita de uma antiga igreja ortodoxa emblemática de Istambul, que funcionava como museu. A medida foi tomada mês após a reabertura da Santa Sofia ao culto muçulmano.
Construída pelos bizantinos no século V, a Igreja de São Salvador em Chora foi convertida em mesquita após a conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453. Ela foi transformada no  Museu Chora (Kariye, em turco) em 1945, após a Segunda Guerra Mundial.
Em um decreto presidencial publicado na sexta, Erdogan ordenou "abrir ao culto muçulmano" este precioso local turístico, contando com uma decisão do ano passado do Conselho de Estado a esse respeito.
No ano passado, um tribunal turco tinha anulado a decisão governamental de 1945 que converteu Chora em um museu a cargo do Ministério da Educação.
A decisão de transformar o museu Chora em mesquita ocorre um mês após a polêmica conversão da antiga Santa Sofia, patrimônio mundial da humanidade.
Além de sua história milenar que rivaliza com a de Santa Sofia, a Igreja Bizantina de Chora é sobretudo conhecida por seus magníficos mosaicos e afrescos do século XIV, incluindo uma composição monumental do Juízo Final.
Após a Segunda Guerra Mundial, o prédio passou por uma longa restauração liderada por uma equipe de historiadores da arte americanos. Foi aberto ao público como um museu em 1958.
Nesta sexta-feira, o prédio ainda estava aberto à visitação, ao contrário de Santa Sofia, que foi imediatamente fechada assim que o anúncio da conversão foi anunciado.
O decreto de Erdogan não informa quando as primeiras orações muçulmanas acontecerão em Chora ou quais arranjos seriam feitos em relação às obras de arte cristãs em seu interior.
Vista aérea mostra Santa Sofia (em primeiro plano), com a Mesquita Azul atrás, em foto de 25 de abril de 2020
Associated Press

Source: Depois de Santa Sofia, Turquia converte outra igreja em mesquita

Similar topics (5)

Powered by EzPortal