Deslizamento de terra deixa 34 mortos em comunidade indígena na Colômbia

Iniciado por noticias, 19, Janeiro, 2024, 04:38

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Deslizamento de terra deixa 34 mortos em comunidade indígena na Colômbia


     Região onde fica a comunidade, no noroeste do país, registrou fortes chuvas; os vários deslizamentos dificultam o trabalho de socorristas e bombeiros que chegam até a área.  Equipes de resgate trabalham em área de deslizamento de terra na Colômbia
AFP/Polícia colombiana
Pelo menos 34 pessoas morreram em um deslizamento de terra na sexta-feira (12) em uma comunidade indígena no noroeste da Colômbia, de acordo com um novo balanço do governo local divulgado neste sábado (13).
"Toda a nossa solidariedade ao departamento de Chocó [onde ocorreu o deslizamento] e às famílias das vítimas", escreveu a vice-presidente Francia Márquez na rede social X (antigo Twitter).
"Toda a ajuda disponível está sendo enviada para Chocó nesta terrível tragédia", escreveu também o presidente Gustavo Petro.
Os escombros bloquearam a estrada que vai de Quibdó, capital de Chocó, para Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia.
A governadora de Chocó, Nubia Carolina Córdoba, lamentou o caso "com profunda dor". "É uma emergência que enluta o povo chocoano", disse.
Chuvas fortes matam 34 pessoas na região noroeste da Colômbia
Forte chuva
Apesar de a Colômbia atravessar uma temporada de seca, o Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais registrou fortes chuvas na sexta-feira (12) em alguns departamentos do Pacífico e da Amazônia.
Choveu por mais de 24 horas na região onde fica a comunidade indígena e que abriga uma das florestas mais chuvosas do mundo, segundo a AFP.
Soldado do Exército colombiano patrulha área de deslizamento de terra na Colômbia
AFP/Governo de Chocó
Os vários deslizamentos dificultam o trabalho de socorristas e bombeiros que chegam à área.
"Estamos trabalhando em conjunto com órgãos de emergência e socorro na estrada Quibdó-Medellín, onde ocorreu o deslizamento de terra. Estamos mobilizando todas as nossas capacidades para resgatar e socorrer os afetados", disse a polícia.
Aproximadamente 50 soldados também chegaram à área para apoiar os esforços de busca. "O sinal (de comunicação) no local é muito fraco e o clima está complicado", indicou o Exército em um comunicado.

Source: Deslizamento de terra deixa 34 mortos em comunidade indígena na Colômbia
  • Visualizações 3.240 
  • LEIA SEMPRE AQUI!
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)