Divinópolis e outras 10 cidades estão em situação de emergência por causa da chuva

Iniciado por noticias, 29, Janeiro, 2023, 11:03

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Divinópolis e outras 10 cidades estão em situação de emergência por causa da chuva


   Cidades oficializaram a situação ao Governo de Minas no último dia 10 e poderão receber repasses para o reparo dos danos causados pelos temporais.  Casa foi condenada pela Defesa Civil em Divinópolis
Prefeitura de Divinópolis/Divulgação
As chuvas contínuas causaram estragos no Centro-Oeste de Minas e 11 cidades decretaram situação de emergência, conforme levantamento da Defesa Civil Estadual atualizado na sexta-feira (27). Entre os municípios com registros de problemas pela chuva estão Divinópolis, Capitólio e Carmo do Cajuru. Veja abaixo a situação de outras cidades da região.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Ao g1, o subtenente da Polícia Militar (PM), Rodrigo Oliveira, que está como agente Regional de Defesa Civil no Centro-Oeste de Minas, explicou a diferença entre situação de emergência de calamidade pública.
Situação de emergência: situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento parcial da capacidade de resposta do Poder Público do ente atingido.
Estado de calamidade pública: situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento substancial da capacidade de resposta do Poder Público do ente atingido.   
Situação de emergência
Veja abaixo na tabela os dados que correspondem aos municípios que estão com decreto vigente e que solicitaram reconhecimento a Defesa Civil Estadual. 
Municípios com Decreto de Situação de Anormalidade  - período 2022/2023
Com o decreto os municípios têm acesso a recursos estaduais e federais de forma mais fácil, podem fazer compras emergenciais sem licitação e até ultrapassarem as metas fiscais já estabelecidas para conseguir enfrentar a situação.
Chuva em Divinópolis causou alagamento em vários pontos da cidade
Michelle Gontijo/Divulgação
Temporais em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Defesa Civil, solicitou ao Estado o reconhecimento do decreto de situação de emergência no último dia 10. Entretanto, a cidade já estava reconhecida em situação de emergência por um outro decreto de dezembro de 2022.
Na última terça-feira (24), um temporal que durou cerca de 40 minutos deixou vários pontos da cidade alagados. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os mais críticos foram nos bairros LP Pereira, Candelária e Vila Cruzeiro.
Na entrada do Bairro Candelária, uma contenção de pneus cedeu e parte da via teve que ser interditada na quarta-feira (25) como medida de segurança. Não há previsão de liberação do local, segundo a Prefeitura.
Interdição parcial da Rua Mar e Terra foi realizada no Candelária
Prefeitura de Divinópolis/Divulgação
Segundo o Executivo, foram registrados estragos em pavimentação e a água chegou a entrar em estabelecimentos comerciais. O Rio Vermelho transbordou em alguns pontos da cidade, onde teve os alagamentos. Não houve prejuízos em residências ou pessoas machucadas.
Chove na cidade desde dezembro, ocasião em que o muro da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Divinópolis desabou e danificou materiais que estavam no galpão. 
Chuva alaga pontos em diferentes regiões de Divinópolis
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: em menos de 40 minutos, chuva alaga vários pontos em Divinópolis
VÍDEO: entrada principal de Capitólio é interditada após Rio Piumhi transbordar; veja rotas alternativas
Principal acesso a Capitólio é parcialmente reaberto após seis dias de interdição; veja rotas
📲 Confira as últimas notícias do g1 Centro-Oeste de Minas
📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
N

Source: Divinópolis e outras 10 cidades estão em situação de emergência por causa da chuva
  • Visualizações 656 
  • LEIA SEMPRE AQUI!
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)