Equipe brasileira que vai ajudar no socorro às vítimas do terremoto chega à Turquia

Iniciado por noticias, 09, Fevereiro, 2023, 23:00

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Equipe brasileira que vai ajudar no socorro às vítimas do terremoto chega à Turquia


     São 42 homens e mulheres do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, além de médicos e representantes do governo federal. Foram, também, quatro cães farejadores que já atuaram em grandes tragédias, no Brasil e em outros países.  Equipe brasileira que vai ajudar no socorro às vítimas do terremoto chega à Turquia
Chegou, na noite desta quinta-feira (9), na Turquia a equipe brasileira que vai ajudar no socorro às vítimas do terremoto.
A viagem ainda não terminou. O avião que leva o grupo de salvamento brasileiro precisou fazer uma escala não programada em Ancara, capital da Turquia. É que o aeroporto de Adana, onde ele deveria pousar, está com excesso de tráfego aéreo.
Solidariedade: Turquia e Síria recebem doações e equipes de resgate de várias partes do mundo; FOTOS
União Europeia, Israel, Rússia, Ucrânia e EUA anunciam socorro às vítimas do terremoto na Turquia e na Síria
O início da jornada foi o aeroporto de Guarulhos. São 42 homens e mulheres do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, além de médicos e representantes do governo federal. Foram, também, quatro cães farejadores que já atuaram em grandes tragédias, no Brasil e em outros países.
Cabo do Corpo de Bombeiros registrou viagem do grupo
JN
O destino agora é a província de Hatay, na Turquia, a pouco mais de 100 quilômetros do epicentro do terremoto.
A primeira parte da missão foi embarcar a bagagem de mais de seis toneladas de equipamentos e mantimentos. Rompedores de concreto, cortadores hidráulicos, iluminação, geradores, escoras, tendas: tudo o que é preciso para tornar a equipe 100% autossuficiente enquanto estiver ajudando as vítimas da tragédia.
"Quando a gente vai para uma ajuda humanitária em um pais que sofreu um desastre, a gente não pode onerar ainda mais o país com transporte, alimentação. Então, tudo isso a equipe de busca tem que levar", explica o coronel Henguel Ricardo, secretário de Defesa Civil de SP.
Consulado da Turquia em São Paulo pede doações para os sobreviventes de terremoto
Terremoto na Síria e na Turquia: veja como fazer doações para ajudar as vítimas
Os Bombeiros e agentes da Defesa Civil precisaram colocar nas mochilas também roupas especiais, casacões pesados e grossos, porque vão ter que trabalhar de dia, de noite, de madrugada, em temperaturas próximas de zero grau. Eles levaram também comida: uma ração especial cedida pelo Exército, que soldados usam em guerra, por exemplo. Elas vêm em pacotes que eles abrem na hora e conseguem preparar sem ajuda de ninguém.
Mantimentos e equipamentos levados pela equipe
JN
A carga do avião incluía também kits de calamidade doados pelo Ministério da Saúde, com medicamentos suficientes para atender 1.500 pessoas. Antes da viagem, o grupo fez um curso para facilitar o contato e o trabalho em uma cultura bem diferente da nossa e em um momento de tanta tensão.
"É um ambiente devastador. Tem o frio, tem pessoas muito apavoradas pelo sumiço de outras, parentes, familiares. Então, a gente está preparado para encontrar cenários assim. Eu sei que a gente vai encontrar cenas tristes, mas a gente espera ajudar muita gente", afirma Daniela Santos Oliveira, capitã do Corpo de Bombeiros de SP.

Source: Equipe brasileira que vai ajudar no socorro às vítimas do terremoto chega à Turquia
  • Visualizações 619 
  • LEIA SEMPRE AQUI!
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)