EUA apresentam resolução no Conselho de Segurança da ONU para 'cessar-fogo imediato' em Gaza

Iniciado por noticias, 28, Março, 2024, 01:41

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

EUA apresentam resolução no Conselho de Segurança da ONU para 'cessar-fogo imediato' em Gaza


     Segundo o secretário de Estado Antony Blinken, proposta está diretamente ligada à libertação de reféns sob poder do Hamas. EUA vetaram resoluções anteriores apresentadas por outros países. Blinken anuncia ter apresentado proposta na ONU pedindo cessar-fogo
Após vetarem pedidos de cessar-fogo em votações anteriores, os Estados Unidos apresentaram uma proposta de resolução no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) pedindo uma trégua imediata dos bombardeios na Faixa de Gaza.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A afirmação foi feita nesta quinta-feira (21) pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.
Em uma entrevista durante uma viagem à Arábia Saudita, Blinken disse que a possibilidade de cessar-fogo imediato está ligada à liberação de reféns que estão sob poder do grupo terrorista Hamas.
""Acabamos de apresentar uma resolução perante o Conselho de Segurança das Nações Unidas, que apela a um cessar-fogo imediato ligado à libertação de reféns. Claro, apoiamos Israel e o seu direito de se defender, de garantir que o 7 de Outubro nunca mais aconteça. Mas, ao mesmo tempo, é imperativo que nos concentremos nos civis que estão em perigo e que sofrem tão terrivelmente", declarou Blinken.
Não havia previsão para que a nova proposta de resolução fosse votada entre os membros do Conselho de Segurança da ONU até a última atualização desta reportagem.
Na entrevista desta quinta, o secretário afirmou ainda que os Estados Unidos estão trabalhando em conjunto com Egito e o Catar para que haja um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, com a libertação de reféns.
Blinken está visitando a Arábia Saudita para discutir a guerra entre Israel e o Hamas.
Mudança de orientação
Antony Blinken durante depoimento no Senado dos EUA, em 31 de outubro de 2023
Kevin Lamarque/Reuters
A fala de Blinken consolida uma mudança de orientação de Washington na guerra entre Israel e o Hamas. Os EUA, um dos cinco países que têm poder de veto no Conselho de Segurança da ONU, vinham barrando propostas de cessar-fogo.
Em outubro, os EUA vetaram a proposta de resolução feita pelo Brasil, então na presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU. A resolução, que seria a primeira manifestação formal do órgão sobre a guerra entre Israel e o Hamas, já não mencionava um pedido de cessar-fogo, a pedido do governo norte-americano.
Mesmo assim, a representante dos EUA no conselho vetou a proposta alegando que o documento não mencionava o direito de defesa de Israel.
A intenção de os Estados Unidos apresentarem uma resolução no Conselho de Segurança na ONU propondo a interrupção do conflito no território palestino começou a ser ventilada em fevereiro.
Nas últimas semanas, o governo norte-americano vem mudando o tom em relação ao conflito. O presidente do país, Joe Biden, tem mostrado preocupação com o grande número de civis mortos no território palestino.
No início de março, durante uma entrevista, Biden chegou a dizer que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, está "prejudicando mais do que ajudando" Israel com a postura na Faixa de Gaza.
"Ele tem o direito de defender Israel, o direito de continuar perseguindo o Hamas, mas ele precisa prestar mais atenção às vidas inocentes que estão sendo perdidas como consequência das ações tomadas", disse.
Os Estados Unidos também veem como arriscada uma possível operação de Israel na cidade de Rafah, no sul de Gaza, onde mais de 1 milhão de palestinos estão alojados. Já na terça-feira (19), Netanyahu rejeitou um pedido de Biden para cancelar os planos de um ataque terrestre em Rafah.
O premiê afirmou que deixou claro ao presidente dos Estados Unidos que está determinado a concluir a eliminação de batalhões do Hamas na região.
VÍDEOS: mais assistidos do g1

Source: EUA apresentam resolução no Conselho de Segurança da ONU para 'cessar-fogo imediato' em Gaza
  • Visualizações 4.600 
  • LEIA SEMPRE AQUI!
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)