EUA têm condições de defender Taiwan se isso for necessário, diz chefe do Estado-Maior americano

Iniciado por noticias, 05, Novembro, 2021, 01:46

« anterior - seguinte »

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

EUA têm condições de defender Taiwan se isso for necessário, diz chefe do Estado-Maior americano

O general Mark Milley considerou pouco provável que a China tome qualquer ação militar contra Taiwan nos próximos 24 meses. No entanto, afirmou ele, "os chineses estão claramente construindo a capacidade para dar essas opções aos seus líderes no futuro". O general Mark Milley durante entrevista coletiva em agosto de 2021
Olivier Douliery / AFP
Os Estados Unidos têm capacidade de defender Taiwan de um ataque da China, se tiverem a necessidade de fazer isso, declarou o chefe do Estado-Maior Conjunto, general Mark Milley, nesta quarta-feira (3).
Ao ser questionado, durante o Fórum Aspen de Segurança, sobre se o Pentágono poderia defender a ilha, respondeu: "Temos absolutamente a capacidade. Não há dúvidas a respeito".
Leia também
China testa míssil hipersônico capaz de circular a Terra
China nega teste com arma nuclear; entenda por que episódio deixou mundo em alerta
Teste com míssil hipersônico dos EUA falha
Ministério das relações exteriores da China pediu aos Estados Unidos que cessassem todos os laços militares com Taiwan
O general Milley considerou pouco provável que a China tome qualquer ação militar contra Taiwan nos próximos 24 meses. No entanto, afirmou ele, "os chineses estão claramente construindo a capacidade para dar essas opções aos seus líderes no futuro".
Ele também afirmou que os EUA mantêm sua política de "ambiguidade estratégica" sobre a proteção de Taiwan.
China reage aos EUA e diz que Taiwan não tem direito de ingressar na ONU
Em uma situação hipotética em que a China decida tomar o controle da ilha, seria o presidente dos EUA que decidiria se os americanos iriam intervir ou não, afirmou o Milley.
"Temos absolutamente a capacidade de fazer todo tipo de coisa ao redor do mundo, incluindo essa, se for necessário", insistiu Milley.
Também acrescentou que os Estados Unidos consideram que as diferenças entre China e Taiwan devem ser resolvidas pacificamente baseando-se na vontade dos cidadãos dos dois lados.
Expansão do exército da China
Nos últimos anos, com a expansão do exército chinês, à antiga polaridade militar da qual participavam EUA e Rússia, as superpotências nucleares, somou-se a rivalidade com a China.
Em agosto, os chineses fizeram um teste com um míssil hipersônico com capacidade militar que deu a volta ao mundo a uma altitude relativamente baixa e a uma velocidade mais de cinco vezes maior que a do som.
Milley afirmou que esse teste foi quase tão emblemático quanto o impressionante lançamento do Sputnik pela Rússia em 1957, o primeiro satélite lançado ao espaço.
O teste hipersônico foi "muito significativo", insistiu ele, ao destacar os avanços chineses na tecnologia militar. "Somos testemunhas de um dos maiores movimentos no poder geoestratégico mundial já vistos", disse.
A consequência, segundo Milley, é que o mundo está entrando em um período "potencialmente muito mais instável a nível estratégico" do que nas décadas após a Segunda Guerra Mundial.
Veja os vídeos mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Source: EUA têm condições de defender Taiwan se isso for necessário, diz chefe do Estado-Maior americano
  • Visualizações 676 
  • LEIA SEMPRE AQUI!
  • 0 Respostas




Similar topics (5)

TinyPortal 2.1.0 © 2005-2021