16, Outubro, 2021, 18:32

Notícias:

USE MASCARA e VACINE-SE!


Governo e oposição da Venezuela chegam a acordos parciais em negociações no México

Iniciado por noticias, 09, Setembro, 2021, 16:36

« anterior - seguinte »

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Governo e oposição da Venezuela chegam a acordos parciais em negociações no México

Uma comissão da Noruega está intermediando as negociações entre governo e oposição da Venezuela. As partes marcaram um novo encontro no fim do mês de setembro. Jorge Rodriguez, da delegação do governo da Venezuela em negociação com a oposição, no dia 6 de setembro de 2021, na Cidade do México
Pedro Pardo/ AFP
O governo e a oposição da Venezuela alcançaram acordos parciais para estabelecer mecanismos para a gestão da pandemia de Covid-19 na segunda-feira (6).
Nos últimos dias, representantes dos dois lados do conflito na Venezuela se encontraram na Cidade do México para encontrar uma saída para a crise política no país. Uma delegação da Noruega intermediou as conversas, que ocorrem para tentar viabilizar eleições em novembro.
Venezuela prioriza políticos e militares na vacinação contra Covid
Na segunda-feira também foi anunciada uma nova reunião, de 24 a 27 de setembro, na Cidade do México. O acordo foi anunciado em um comunicado conjunto publicado ao final do encontro.
Acordo para combater a Covid-19
Os mecanismos para combater a Covid-19 incluem "recorrer a recursos de ativos como os que concede o Fundo Monetário Internacional", afirmou Jorge Rodríguez, líder do Parlamento venezuelano e homem de confiança do presidente Nicolás Maduro.
O documento acrescenta que "cada parte concorda em designar três representantes para formar uma Mesa Nacional de Atenção Social para abordar áreas de saúde e alimentação".
O outro acordo é "ratificar a soberania sobre o território de Guiana Essequiba, segundo o qual a fronteira leste da Venezuela é a linha divisória do rio Essequibo".
O presidente Nicolás Maduro se declarou feliz com o resultado da reunião.
"Apesar do confronto de ideia que tivemos, como acontece em qualquer democracia, além de ter sido uma expressão firme do que cada um pensava, conseguimos fazer em um clima de empatia, inclusive em um clima de cordialidade, e conseguimos trabalhar juntos", declarou Rodríguez.
O líder dos negociadores da oposição, Gerardo Blyde, destacou que é importante "ter alcançado um espaço que esperamos que seja despolitizado para acordar todas estas medidas em matéria humanitária e, adicionalmente, que seja árduo, que não seja utilizado como bandeira política".
Blyde acrescentou que "evidentemente" se busca acesso aos recursos para questões humanitárias e que as duas partes "farão tudo o que estiver em nossas mãos" para conseguir.
Um dos temas da próxima rodada de reuniões será o sistema de Justiça na Venezuela, afirmou Blyde. "É um tema profundo, complexo, mas pelo qual devemos começar a reinstitucionalização democrática do país", disse ele.
Eleições regionais em novembro
As negociações, com mediação da Noruega, buscam ainda a suspensão das sanções econômicas contra a Venezuela e a garantia de eleições livres.
O diálogo acontece visando as eleições de governadores e prefeitos em novembro, nas quais participarão os principais partidos políticos da oposição, o que rompe um boicote eleitoral de três anos.
Veja os vídeos mais assistidos do G1

Source: Governo e oposição da Venezuela chegam a acordos parciais em negociações no México
  • Visualizações 556 
  • LEIA SEMPRE AQUI!
  • 0 Respostas




Similar topics (5)