Japão lembra das vítimas em Fukushima no dia em que tragédia completa dez anos; veja vídeo de como ficou a região

Iniciado por noticias, 13, Março, 2021, 15:03

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

noticias

Japão lembra das vítimas em Fukushima no dia em que tragédia completa dez anos; veja vídeo de como ficou a região

Há dez anos houve um terremoto de magnitude 9,0, um dos mais fortes já registrados, seguido de um tsunami e um acidente nuclear. Houve cerca de 20 mil vítimas. VÍDEO: Veja imagens de Fukushima e cidades próximas 10 anos após desastre
O Japão lembrou os dez anos do terremoto e tsunami que atingiram o país que fizeram 20 mil vítimas, destruíram cidades e causaram um acidente nuclear em Fukushima.
O terremoto de escala 9,0, um dos mais intensos já registrados, causou ondas gigantescas na costa nordeste do país. Elas atingiram a usina nuclear de Daichi, e mais d 160 mil pessoas tiveram que fugir por causa da radiação.
Acidente nuclear na usina de Fukushima completa 10 anos esta quinta (11)
Foi o pior acidente nuclear desde Chernobyl. Os sobreviventes tiveram que superar as perdas familiares e materiais que aconteceram em algumas horas do dia 11 de março de 2011.
Hoje, o santuário de Akiba virou uma referência para os sobreviventes de Fukushima. Ele quase não foi danificado pelo tsunami, diferentemente do resto das casas próximas, que foram para o chão o queimaram.
Ele foi decorado nesta quinta-feira (11) com lenços, flores e papéis com mensagens de esperança enviados por estudantes de todo o Japão.
Cerimônia
O terremoto atingiu o país às 14h26. Nesta quinta-feira, neste momento, o imperador Naruhito liderou um momento de silêncio para honrar os mortos. Também foram feitas orações silenciosas pelo resto do país.
O primeiro-ministro, Yoshihide Suga, disse na cerimônia que ainda é impossível pensar em toda a perda de vida causada pelo desastre.
"É insuportável pensar nos sentimentos de todos os que perderam seus amados e amigos", afirmou Suga.
Durante a cerimônia, as pessoas usaram máscaras, mantiveram distância entre elas e não cantaram o hino nacional, para evitar a transmissão do coronavírus.
O governo do Japão já gastou cerca de US$ 300 bilhões (1,7 trilhão) para reconstruir a região. As áreas ao redor da usina de Fukushima permanecem desertas por causa de uma proibição.
Ainda há preocupações com os níveis de radiação. Muitos dos moradores que partiram se estabeleceram em outros lugares. O fechamento da usina vai demorar décadas e bilhões de dólares.
Cerca de 40 mil pessoas ainda estão desabrigadas pelo desastre.
Energia nuclear no Japão
O Japão voltou a debater o papel da energia nuclear em sua matriz energética, já que o país, com poucos recursos, visa atingir a neutralidade de carbono até 2050 para combater o aquecimento global. Mas uma pesquisa da TV pública NHK mostrou 85% do público se preocupa com acidentes nucleares.
O trabalho para desativar a usina nuclear, lidar com água contaminada e resíduos sólidos e tornar a área segura é imenso.
Cerca de 5.000 trabalhadores passam pelos portões da usina danificada a cada dia para demolir o prédio, que ainda tem cerca de 880 toneladas de resíduos de combustível derretido em seus reatores.
O operador da usina, Tokyo Electric Power (TEPCO), estimou que o fechamento levará décadas.
Não há mais marchas e manifestações contra a energia nucelar, mas a desconfiança persiste.
Apenas nove dos 33 reatores comerciais restantes do Japão foram aprovados para reinicialização sob os padrões de segurança pós-Fukushima, e apenas quatro estão operando (antes do acidente, eram 54).
A energia nuclear representou 6% da geração de energia do Japão no primeiro semestre de 2020. As fontes renováveis foram responsáveis por 23,1% e quase 70% da geração foi de combustíveis fósseis.
Vídeos: veja os mais assistidos do G1

Source: Japão lembra das vítimas em Fukushima no dia em que tragédia completa dez anos; veja vídeo de como ficou a região

Tópicos semelhantes (5)