Morre menino imigrante da Guatemala detido nos EUA, o segundo caso no mês

Iniciado por noticias, 27Dezembro2018, 09:01

« anterior - seguinte »

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

noticias

Morre menino imigrante da Guatemala detido nos EUA, o segundo caso no mês


   Menino passou mal em abrigo e foi levado a um hospital, que o diagnosticou com febre e resfriado. Ele morreu pouco depois da 0h na noite de Natal. Foto de arquivo mostra patrulha na fronteira dos EUA com o México no estado norte-americano do Novo México
Christian Torres/AP Photo/Arquivo
Um menino de 8 anos nascido na Guatemala detido em um abrigo para imigrante nos Estados Unidos morreu na madrugada desta terça-feira (25).  A informação é da agência Associated Press. Trata-se da segunda morte de uma criança migrante sob custódia do governo dos EUA somente neste mês.
Segundo o do serviço de Vigilância de Fronteiras dos EUA, o garoto passou mal ainda na segunda-feira e foi levado com o pai a um hospital em Alamogordo, no estado do Novo México. Lá, ele foi diagnosticado com febre e resfriado e retornou ao abrigo ainda na tarde da véspera de Natal. Os médicos receitaram um anti-inflamatório e um antibiótico ao menino.
Morre mais uma criança que estava sob custódia das autoridades de imigração dos EUA
Depois, na noite de Natal, o menino retornou ao hospital com náuseas e vômito, e morreu logo em seguida. As autoridades não detalharam as causas da morte.
As autoridades norte-americanas não informaram quando o garoto e o pai entraram nos EUA, nem por quanto tempo eles ficaram detidos.
Segunda morte de criança imigrante
Também nesta terça-feira, dezenas de pessoas se despediram nesta terça-feira de Jakelin Caal Maquín, outra criança guatemalteca de 7 anos que morreu neste mês sob a custódia do governo dos Estados Unidos após entrar ilegalmente com o pai no país.
Jakelin foi enterrada em uma simples cerimônia realizada no cemitério em San Antonio Secortéz, no norte da Guatemala.
Antes do enterro, o corpo da menina percorreu a pequena comunidade em uma espécie de caravana, passando pela casa de seu avô, Domingo Caal, de sua mãe, Claudia Maquín, e da igreja local, para que todos pudessem se despedir de Jakelin, que acompanhou o pai na odisseia de tentar cruzar a fronteira do México com os EUA.
Para a viagem, a família hipotecou o terreno onde está a casa da mãe de Jakelin para pagar os coiotes que os levaram até os EUA. No entanto, os dois foram capturados por agentes da Patrulha da Fronteira dos EUA no dia 6 de dezembro, junto com 163 pessoas. Pai e filha foram separados, e a menina acabou morrendo 48 horas mais tarde por desidratação, segundo informações oficiais.
Fontes do Ministério de Relações Exteriores disseram à Associated Press que Jackeline tinha sido detida no estado do Novo México depois de ter cruzado ilegalmente a fronteira com seu pai e um grupo de migrantes.
Guatemala repatriou corpo de garota morta na fronteira
A criança, que estaria havia vários dias sem comer e beber, começou a sofrer convulsões cerca de oito horas após ser detida. Jackeline foi enviada a um hospital, mas os médicos não conseguiram salvá-la. A família, no entanto, contestou essa versão.

Source: Morre menino imigrante da Guatemala detido nos EUA, o segundo caso no mês

Similar topics (5)