Painel RBS Notícias: especialistas discutem formação e qualificação de mão de obra no RS

Iniciado por noticias, 23, Agosto, 2023, 01:33

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Painel RBS Notícias: especialistas discutem formação e qualificação de mão de obra no RS


     Participaram do evento Lodonha Coimbra Soares, coordenadora do Observatório do Trabalho da UCS; Ricardo Dal Piva, gerente de operações do SENAI de Bento Gonçalves; Daniel Panizzi, presidente da UVIBRA; e Ubiratã Rezler, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material. Painel RBS Notícias debate formação e qualificação de mão de obra no estado.
A formação e a qualificação da mão de obra no Rio Grande do Sul foram o tema do Painel RBS Notícias realizado nesta terça-feira (22), direto do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), na Serra. O evento reuniu especialistas para discutir os desafios da especialização da força de trabalho e da retenção de jovens nas empresas. Confira abaixo.
Painel RBS Notícias foi realizado no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG)
Reprodução/RBS TV
O debate foi mediado pelo jornalista Elói Zorzetto e transmitido ao vivo pelo g1. Participaram do evento Lodonha Coimbra Soares, coordenadora do Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS); Ricardo Dal Piva, gerente de operações do SENAI de Bento Gonçalves; Daniel Panizzi, presidente da União Brasileira de Vitinicultura (UVIBRA); e Ubiratã Rezler, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material.
Ubiratã Rezler, presidente do Sindicado das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS)
Reprodução/RBS TV
Ubiratã Rezler, presidente do Sindicado das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material, salientou a importância de apostar na formação e qualificaçãos dos jovens, inclusive dentro das empresas e indústrias.
"São várias nuances sobre o tema, como formação, qualificação e retenção. Caxias do Sul tem aproximadamente 70 mil pessoas trabalhando, e mão de obra, para nós, é um fator determinante para o sucesso de todos, não só das empresas, mas das próprias pessoas. Se formos dar um parecer sobre como a gente evolui sobre esse tema de formação, precisamos entender que a gente passa por diversas etapas da construção da vida dessas pessoas", afirmou.
Ao fim do evento, Ubiratã afirmou que os empresários e líderes de setor "não podem perder a esperança". "Temos uma grande concorrência, que é o excesso de benefícios, mas mal usados. É importante para as pessoas, mas nada é mais importante do que elas terem um trabalho digno", finalizou.
Daniel Panizzi, presidente da União Brasileira de Vitinicultura (UVIBRA)
Reprodução/RBS TV
O presidente da União Brasileira de Vitinicultura (UVIBRA), Daniel Panizzi, apontou que há duas questões referentes à mão de obra que impactam a indústria: a falta de formação e a dificuldade de engajamento da geração pós-anos 1990.
"[O empregado] é o bem mais precioso da empresa, e a gestão precisa ter um olhar, mas é também um bem custoso. A empresa investe em treinar, estimular, e piscou o olho, muitas vezes nem acabou o curso de aperfeiçoamento, e o empregado já está indo embora. São essas 4 milhões de pessoas que não estão estimuladas ao trabalho", diz.
E completou: "O vinho tem um desafio cultural, e a mão de obra também. Precisamos que as pessoas se desprendam e enxerguem: todo dia, temos a oportunidade de fazer diferente. Precisamos transmitir isso para o nosso colaborador."
Lodonha Coimbra Soares, coordenadora do observatório do trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Reprodução/RBS TV
Lodonha Coimbra Soares, coordenadora do Observatório do Trabalho da UCS, reforçou a mudança do perfil do trabalhador jovem.
"O jovem de hoje é diferente de antigamente, que queria entrar na indústria e se aposentar naquele trabalho. Hoje tem uma nova dinâmica, um problema geracional, que é a flexibilidade. Ele quer prazer no trabalho, a indústria ele acha pesado, sujo".
Ricardo Dal Piva, gerente de operações do SENAI de Bento Gonçalves
Reprodução/RBS TV
Ricardo Dal Piva, gerente de operações do SENAI de Bento Gonçalves, destacou a importância de se manter atualizado com novas competências exigidas pela indústria e pelo mercado de trabalho, no geral.
"Temos uma indústria que vem evoluindo tecnologicamente. As novas competências são digitais, e essa nova mão de obra vem para conseguir operar, trabalhar e se inserir neste universo digital", afirmou.
E destacou a importância de se aproximar a esses jovens: "Empresários, chamem esses jovens para conhecer seus ambientes, acompanhem esses jovens. Esse é o momento."
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Source: Painel RBS Notícias: especialistas discutem formação e qualificação de mão de obra no RS
  • Visualizações 114 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)