Prefeitura do Rio rebatiza Parque das Ruínas como Parque Glória Maria

Iniciado por noticias, 20, Julho, 2023, 07:39

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Prefeitura do Rio rebatiza Parque das Ruínas como Parque Glória Maria


     Espaço, em Santa Teresa, tem vista panorâmica do Centro e Baía de Guanabara. Local tem galerias, teatro, pátios, parquinho infantil e mirante. Melhores opções para chegar são ônibus e metrô a partir da Carioca, no Centro. Glória Maria gravou no Parque das Ruínas a Retrospectiva 2011
Reprodução/TV Globo
O Parque das Ruínas, em Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro, passou a se chamar Parque Glória Maria.
Um decreto do prefeito Eduardo Paes (PSD) publicado nesta quinta-feira (20) no Diário Oficial do Município trouxe a mudança de nome.
No texto, Paes disse considerar "o reconhecimento da personalidade e do legado da carioca Glória Maria, um dos maiores símbolos do jornalismo brasileiro, e sua significativa contribuição para a inspiração de mais de uma geração de mulheres negras".
Glória Maria gravou no espaço que agora leva o seu nome a Retrospectiva 2011.
Glória Maria e Sérgio Chapelin na Retrospectiva 2011, gravada no Parque das Ruínas
Reprodução/TV Globo
O adeus a um ícone
Jornalista e ícone da TV, Glória morreu no Rio em 2 de fevereiro deste ano, após uma longa luta contra o câncer.
Primeira jornalista a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional, Glória Maria foi pioneira inúmeras vezes. Esse pioneirismo é reconhecido como inspiração para mais de uma geração de mulheres negras.
Ao longo de cinco décadas de carreira, Glória Maria mostrou mais de 100 países em suas reportagens e protagonizou momentos históricos. Entrevistou chefes de Estado e celebridades como Michael Jackson e Madonna.
Também cobriu a Guerra das Malvinas, em 1982; a invasão da embaixada brasileira do Peru por um grupo terrorista, em 1996; os Jogos Olímpicos de Atlanta, também em 1996; e a Copa do Mundo de 1998, na França.
Na TV Globo deste 1970, passou ainda por Bom Dia Rio, RJTV, Jornal Hoje, Fantástico e Globo Repórter, último programa do qual fez parte.
Como é o parque
Localizado na Rua Murtinho Nobre, o agora Parque Glória Maria é uma área pública com um centro cultural municipal, que nos últimos anos também tem feito sucesso nas redes sociais por causa da vista panorâmica da Baía de Guanabara e Centro da Cidade que é descortinada de sua área externa.
Vista do interior do Parque das Ruínas, em Santa Teresa
Alexandre Macieira/Riotur
Parque das Ruínas em Santa Teresa
Divulgação
Além da vista e da arquitetura peculiar — juntando as ruínas do antigo palacete, vidro e metal —, o local tem programação ao longo do ano de exposições, peças teatrais e ocasionalmente de apresentações musicais.
O Parque Glória Maria abriga um teatro, duas galerias, um palco externo, dois pátios, um quiosque/café com mirante e um parquinho infantil. A área total é de 563 m².
Interior do Parque das Ruínas
Alexandre Macieira/Riotur
História
O parque é localizado nas ruínas de um palacete erguido em 1898 que foi a casa de uma mecenas da Belle Époque carioca, a socialite Laurinda Santos Lobo.
Conhecida como "a marechala da elegância", Laurinda costumava reunir intelectuais e artistas nas dependências do palacete, hoje um projeto premiado dos arquitetos Ernani Freire e Sonia Lopes, que manteve a estrutura das ruínas agregando contemporaneidade à casa durante os trabalhos de renovação. A reinauguração como centro cultural ocorreu em 1997.
Terraço do Parque das Ruínas
Divulgação
Localização e como chegar
O endereço é Rua Murtinho Nobre 169. O parque está a 350 metros do Largo do Curvelo, que tem uma estação do bonde de Santa Teresa.
Entre as opções recomendadas para chegar de transporte público a partir do Centro é, na estação Carioca, pegar a linha 014 do ônibus (Santa Teresa) ou a estação terminal do bonde de Santa Teresa, que também fica na região. Ele funciona de segunda a sábado das 11h às 16h.
Localização do Parque das Ruínas
Kayan Albertin/Editoria de Arte g1
Horário de funcionamento
Terça a domingo (09h às 16h). A entrada é gratuita.
Área externa do Parque das Ruínas
Divulgação
Vista de mesa no Parque das Ruínas
Divulgação
Capacidade
Segundo a prefeitura do Rio, em 2022 o local teve 256.679 visitantes, com uma média mensal de 20.760 pessoas.  A capacidade se divide da seguinte forma:
Jardim - 200 pessoas
Galeria - 100 pessoas
Terraço - 100 pessoas
Quiosque no Parque das Ruínas
Divulgação
Agenda
A programação costuma ser atualizada no Instagram oficial do centro cultural.
Vista do Parque das Ruínas
Alexandre Macieira/Riotur
Visão interna do Parque das Ruínas
Alexandre Macieira/Riotur
Marina da Glória, Baía de Guanabara e Niterói vistos do Parque das Ruínas
Alexandre Macieira/Riotur
Exposição em galeria no Parque das Ruínas
Divulgação
Teatro no Parque das Ruínas
Divulgação

Source: Prefeitura do Rio rebatiza Parque das Ruínas como Parque Glória Maria
  • Visualizações 70 
  • LEIA SEMPRE AQUI!
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)