Presidente mexicano comemora aprovação de Trump sobre reformas migratórias

Iniciado por noticias, 04Julho2019, 03:04

« anterior - seguinte »

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

noticias

Presidente mexicano comemora aprovação de Trump sobre reformas migratórias


   Presidente dos EUA havia ameaçado México com tarifas, mas recuou depois da crianção de uma nova guarda nacional. Lopez Obrador durante ato em Tijuana, neste sábado (8)
Jorge Duenes/Reuters
O presidente do México, Andres Manuel López Obrador, comemorou nesta terça-feira (2) a aprovação por Donald Trump das medidas de seu governo para reduzir a migração irregular, o que afasta por enquanto a ameaça de tarifas sobre as exportações mexicanas.
"Agradeço que o presidente Trump esteja anunciando que o compromisso está sendo cumprido e que não há ameaças de tarifas", acrescentou o presidente, conhecido por suas iniciais AMLO.
Trump afirmou na segunda-feira (1), em Washington, que López Obrador está fazendo um "grande trabalho" ao implantar milhares de agentes de segurança nas fronteiras norte e sul do México.
Polícia mexicana bloqueia imigrantes, parte de uma caravana que viaja de El Salvador para os EUA, durante uma operação para detê-los por entrar ilegalmente no país, em Metapa, no México
Alkis Konstantinidis/Reuters
A medida tem como objetivo reduzir o número de pessoas que tentam chegar aos Estados Unidos, passando pelo território mexicano.
Consultado sobre se, com isso, as tarifas sobre o México seriam abandonadas, Trump respondeu que, "por ora, sim".
Em junho, os EUA ameaçaram impor tarifas sobre as exportações do México, se o governo não reduzisse o fluxo migratório, principalmente de guatemaltecos, hondurenhos e salvadorenhos que atravessam o país.
O presidente mexicano ressaltou que os comentários de Trump foram feitos após a assinatura de uma iniciativa do Congresso americano que destina US$ 4,6 bilhões para atender aos migrantes na fronteira com o México. Para AMLO, este é um sinal que confirma que o fenômeno da migração deve ser resolvido pela cooperação.
"O que importa para mim é que a economia e o bem-estar dos mexicanos não sejam afetados", ressaltou López Obrador.
"Vamos juntos fazer valer nossa dignidade e nossa soberania, mas sem cair em qualquer provocação", acrescentou.

Source: Presidente mexicano comemora aprovação de Trump sobre reformas migratórias

Similar topics (5)