Eleições na Áustria dão vitória a partido de ex-chanceler, aponta boca de urna

Iniciado por noticias, 01, Outubro, 2019, 03:01

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Eleições na Áustria dão vitória a partido de ex-chanceler, aponta boca de urna


   Aumentam as chances de Sebastian Kurz ser reconduzido à chefia do governo austríaco após escândalo político minar coalizão no primeiro semestre. Sebastian Kurz, que deve voltar ao cargo de chanceler da Áustria, fala com apoiadores em Viena neste domingo (29), dia das eleições no país.
Leonhard Foeger/Reuters
O Partido Popular da Áustria venceu as eleições para o novo Parlamento do país, apontam as pesquisas de boca de urna divulgadas neste domingo (29) momentos após o fechamento das urnas. À frente da sigla conservadora, o ex-chanceler Sebastian Kurz, de 33 anos, deve obter 37,1% dos votos e tende a ser reconduzido ao cargo.
De acordo com a emissora ORF, o partido de Kurz comemora o resultado porque conseguiu ampliar o percentual em 5,7 pontos na comparação com as eleições de 2017. Porém, para voltar ao cargo, ele deverá formar coalizão – o político não chegou a dizer com quais legendas ele comporia aliança (veja possibilidades no fim da reportagem).
Conservadores vencem a eleição legislativa antecipada da Áustria
Há expectativa para saber com quem Kurz tentará compor novo governo. Isso porque, em maio, ele desfez a coalizão com o Partido da Liberdade de Áustria, de extrema direita, por causa de um vídeo em que o antigo líder de legenda, Heinz-Christian Strache, prometia contratos governamentais a um suposto investidor russo próximo de Vladimir Putin.
O escândalo também tirou Kurz do poder, após o Parlamento austríaco aprovar voto de desconfiança contra ele.
Nestas eleições, Strache – que ocupou o cargo de vice-chanceler até renunciar por causa do escândalo – saiu derrotado ao ver seu partido conseguir apenas 16,1% dos votos, quase 10 pontos percentuais a menos do que na votação de 2017.
Centro-esquerda em queda; Verdes em ascensão
A boca de urna também indica que o Partido Social-Democrata, de centro-esquerda, saiu derrotado: a sigla conseguirá 21,7% dos votos, mais de 5% a menos do que nas eleições de 2017. Foi o pior resultado do grupo desde a Segunda Guerra Mundial.
A eleição também marcou o provável retorno dos Verdes ao Parlamento austríaco. O partido deve receber 13,5% dos votos – recorde de votação da sigla. É um salto para o grupo, se comparado aos 3,8% obtidos em 2017, resultado que forçou a saída dos ecológicos da política da Áustria pela primeira vez em décadas.
Parlamento da Áustria declara 'emergência ambiental'
As projeções ainda indicam 7,8% de votos para o Neos, pequeno partido liberal. O Jetzt (Agora, em alemão), fundado por um ex-integrante dos Verdes, não deve voltar ao Parlamento ao obter apenas 2% dos votos – menos da metade dos 4,4% obtidos em 2017.
Quem vai governar a Áustria?
Sebastian Kurz comemora os 37,1% dos votos projetados para o Partido Popular nas eleições da Áustria
Leonhard Foeger/Reuters
Para voltar ao cargo, Kurz terá de escolher como formar uma nova maioria. Por enquanto, o jovem ex-chanceler não definiu quem convidará para comandar a Áustria pelos próximos anos.
Entenda a dificuldade que países enfrentam para formar governos
Neste domingo, após os resultados, Kurz chegou a acenar aos nacionalistas do Partido da Liberdade ao dizer que os 17 meses de coalizão formada pelos dois grupos conservadores foram "muito bons" até a divulgação do vídeo.
Norbert Hofer, líder do Partido de Liberdade da Áustria, em coletiva de imprensa neste domingo (29) depois de votar em Viena.
Ronald Zak/AP
Entretanto, Norbert Hofer, líder da direita nacionalista, indicou que o Partido da Liberdade deve manter distância desta vez após o mau resultado nas urnas.
"Um partido precisa aprender com seus erros do passado e se reconstruir", disse Hofer, segundo a Associated Press.
Porém, é possível que Kurz decida fazer aliança com os Verdes – antigos adversários – e ainda com os liberais do Neos.
"Queremos conseguir olhar nos olhos deles", afirmou Werner Kloger, líder do Verdes, perguntado sobre uma possível aliança com o Partido Popular.

Source: Eleições na Áustria dão vitória a partido de ex-chanceler, aponta boca de urna
  • Visualizações 1.536 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)