Resultados finais confirmam contundente vitória de Modi na Índia
Partido do atual primeiro-ministro terá, sozinho, 56% dos parlamentares, de acordo com a autoridade eleitoral. Narendra Modi gesticula depois de ser reeleito presidente da Índia
Adnan Abidi/Reuters
Os resultados finais das eleições indianas confirmaram nesta sexta (24) a vitória do partido nacionalista hindu BJP, do primeiro-ministro Narendra Modi, que conseguiu a maioria absoluta com 303 de 542 cadeiras.
O número excede o necessário para ter a liderança absoluta, que é de 272 representantes.
O Partido do Congresso, o principal da oposição e liderado pela dinastia Nehru-Gandhi, obteve pelo 52 cadeiras. É uma leve melhora em relação às 44 cadeiras de 2014, seu pior resultado histórico.
Esta vitória permitirá ao BJP governar sozinho novamente, sem a necessidade de ter de fazer uso de seus frequentes aliados, e supera inclusive seu claro triunfo nos pleitos anteriores, quando obteve 282 cadeiras.
Pesquisas de boca de urna já davam ao BJP e seus aliados mais da metade da Câmara dos Deputados indiana, o suficiente para formar governo em maioria.
Um plebiscito sobre o Modi
As eleições na Índia eram encaradas como um referendo da popularidade do primeiro-ministro Narendra Modi.
Ele foi eleito em 2014 com uma campanha sobre temas econômicos e pró-negócios, mas seu governo foi mais marcado pela repressão à minoria muçulmana e por conflitos com o Paquistão.
Source: Resultados finais confirmam contundente vitória de Modi na Índia (https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/05/24/resultados-finais-confirmam-contundente-vitoria-de-modi-na-india.ghtml)