Rússia emite mandado de prisão para promotor britânico que solicitou prisão de Putin
Karim Ahmed Khan ajudou na ordem de prisão direcionada a Putin e a Ombudsman russa para os direitos das crianças por acusações de sequestro de menores ucranianos. Foto de arquivo de 7 de novembro de 2019 mostra sede do Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia, na Holanda
Peter Dejong/AP
A Rússia emitiu um mandado de prisão para o juiz principal do Tribunal Penal Internacional (TPI), que em março emitiu um mandado de prisão para o presidente Vladimir Putin por acusações de crimes de guerra, informou a mídia russa nesta sexta-feira (19).
O promotor britânico, Karim Ahmed Khan, foi adicionado à lista de procurados do Ministério do Interior, informou a mídia russa, citando o banco de dados do ministério.
Moscou abriu processos contra Ahmed Khan e três outros juízes do TPI em 20 de março, dias após a ordem de prisão de Putin.
Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Putin
O mandado do TPI ordena a prisão de Putin e da ombudsman russa para os direitos da criança, Maria Lvova-Belova, por acusações de crimes de guerra relacionados ao sequestro de crianças ucranianas (veja acima um vídeo da época).
A Rússia e Putin negam qualquer crime de guerra durante a invasão da Ucrânia, dizendo que são vítimas da agressão e mentiras ocidentais.
Source: Rússia emite mandado de prisão para promotor britânico que solicitou prisão de Putin (https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/05/19/russia-emite-mandado-de-prisao-para-juiz-britanico-que-tentou-prender-putin.ghtml)