Salman Rushdie: representante do Hezbollah afirma que grupo 'não sabe nada' sobre ataque a escritor

Iniciado por noticias, 15, Agosto, 2022, 17:00

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Salman Rushdie: representante do Hezbollah afirma que grupo 'não sabe nada' sobre ataque a escritor


   'Não sabemos nada sobre esse assunto, então não comentaremos', disse um representante do grupo armado à agência de notícias Reuters. Suspeito do ataque foi acusado de tentativa de homicídio, informou o procurador-geral do condado de Chautauqua, neste sábado (13). Salman Rushdie é atacado por homem nos EUA
Um representante do grupo armado libanês Hezbollah, que é apoiado pelo Irã, afirmou neste sábado (13) que o grupo não tem informações sobre o motivo do ataque com faca contra o escritor britânico Salman Rushdie.
"Não sabemos nada sobre esse assunto, então não comentaremos", disse um representante do grupo à agência de notícias Reuters, falando sob condição de anonimato.
Quem é Salman Rushdie, autor de 'Os Versos Satânicos' alvo de ataque em Nova York
O Hezbollah é apoiado pelo Irã. Em 14 de fevereiro de 1989, o aiatolá Ruhollah Khomeini, o primeiro líder supremo do país, publicou uma fatwa (determinação jurídica islâmica) em que pedia a morte de Rushdie.
Fatwas são determinações legais da lei islâmica, emitidas por uma pessoa com autoridade e que foi provocada —ou seja, é como um juiz na Justiça comum: alguém que tem autoridade para decidir questões que chegam a ele, mas não pode protocolar um processo e também tomar a decisão.
Salman Rushdie é autor de doze romances e diversos ensaios
BRIAN SNYDER/REUTERS/via BBC
Autor do atentado foi detido e acusado de tentativa de homicídio
O autor do ataque foi detido por policiais que estavam no evento e está preso. Ele se chama Hadi Matar, tem 24 anos e é de Nova Jersey. 
Em um comunicado divulgado neste sábado (13), o Gabinete do Procurador Distrital de Chautauqua, no Estado de Nova York, informou que Matar foi acusado por tentativa de homicídio e agressão
"O indivíduo responsável pelo ataque de ontem, Hadi Mattar, foi formalmente acusado de tentativa de homicídio em segundo grau e agressão em segundo grau", disse o promotor distrital do condado de Chautauqua, Jason Schmidt.
"Ele foi indiciado por essas acusações na noite passada e detido sem fiança", acrescentou o comunicado.
Na sexta-feira (12), a polícia disse em entrevista coletiva que não estabeleceu ainda a motivação do crime.
Matar é originalmente libanês e sua família é da cidade de Yaroun, no sul do Líbano, disse o prefeito de Yaroun, Ali Tehfe, à agência Reuters.
Tehfe disse também que os pais emigraram para os Estados Unidos e Matar nasceu e foi criado lá.
Quando perguntado se Matar ou seus pais eram afiliados ou apoiavam o Hezbollah, Tehfe disse que não tinha "nenhuma informação" sobre as opiniões políticas dos pais ou de Matar enquanto viviam no exterior.

Source: Salman Rushdie: representante do Hezbollah afirma que grupo 'não sabe nada' sobre ataque a escritor
  • Visualizações 664 
  • LEIA SEMPRE AQUI!
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)