Se ligue nos links (21 de julho)

Iniciado por noticias, 22Julho2018, 21:07

« anterior - seguinte »

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

noticias

Se ligue nos links (21 de julho)


    O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, apertam as mãos durante encontro em Helsinque, na Finlândia
Kevin Lamarque/Reuters
1) A Foreign Policy (FP) reproduziu, sem as edições da Casa Branca, a transcrição da entrevista coletiva concedida por Donald Trump e Vladimir Putin em Helsinque. Também na FP, Will Inboden tenta avaliar com sobriedade os danos provocados pelo afago de Trump em Putin. Em entrevista à FP, o ex-ministro da Defesa polonês explica por que Trump deixou a Europa Oriental desorientada com a aproximação da Rússia. Na New Yorker, Susan Glasser relata que os diplomatas americanos foram deixados de lado por Trump e desconhecem o conteúdo de seus acordos com Putin. A FP noticiou que apenas os intérpretes sabem o que os dois conversaram. No Washington Post, o ex-embaixador americano Michael McFaul explica por que Putin o escolheu para inimigo e pediu que Trump autorize seu interrogatório por autoridades russas. Outro na mira de Putin é o investidor Bill Browder, um dos artífices das sanções impostas contra a Rússia, entrevistado no ano passado pela Newsweek.
2) Duas teorias distintas (ambas hipotéticas) para explicar o mistério que cerca o fascínio de Trump por Putin: de Jonathan Chait na New York e de Adam Davidson na New Yorker. O especiallista em espionagem russa Mark Galeotti escreve na FP que o indiciamento do procurador-especial Robert Mueller contra 12 russos não bastará para conter a ação dos serviços secretos russos.
3) Para conhecer a história de Putin, vale reler o resumo de Ruth May publicado no início do ano na New York Review of Books (NYRB). A NYRB também fez um perfil do controverso Vladislav Surkov, o misto de romancista, marqueteiro e político reponsável por construir a imagem de Putin. No Politico, Susan Glasser debate os elementos que justificam chamar o conflito atual com a Rússia de nova Guerra Fria. No VoxEu, portal do Centro para Pesquisa de Política Econômica (CEPR), os economistas Thomas Piketty, Gabriel Zucman e Filip Novokmet analisam o avanço da desigualdade na Rússia de Putin.
Novo edifício-sede da Otan em Bruxelas
Reuters/François Lenoir
4) No Niskanen Center, Matthew Fay discute os argumentos contrários à manutenção da Otan para a segurança dos Estados Unidos. No Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS), Lucie Béraud-Sudreau e Nick Childs estimam o peso da defesa dos países europeus no Orçamento militar americano.
O Knesset, Parlamento Israelense, votou nesta quinta-feira (19/5) lei que define Israel como "Estado-nação do povo judeu"
Marc Israel Sellem / AFP
5) O Jerusalem Post (JP) transcreveu o texto da nova lei fundamental que define Israel como "Estado-nação do povo judeu". O JP publicou um artigo de Emmanuel Navon em defesa dela e um editorial em que a critica. Na 972, Michael Omer-Man analisa as contradições decorrentes das categorias usadas pelos legisladores.
6) Na Tablet, Noam Osband resume seu documentário sobre Baruch Mazel, líder do movimento extremista judaico Kach, considerado terrorista pelos Estados Unidos e preso diversas vezes por atos de violência em Israel.
Iranianas assistem ao jogo entre Irã e Portugal pela Copa do Mundo, em telão instalado no estádio Azadi, em Teerã, na segunda-feira (25/6)
Atta Kenare/AFP
7) Na FP, Hooman Majd explica a importância do sentido de certas palavras em persa para entender a política externa iraniana.
8) No Washington Post, Monica Hesse narra como foi possível resolver, empiricamente, a divergência entre ela e um amigo sobre a presença de homens brancos nos comerciais de televisão.
9) A Wired propõe uma questão simples de física cuja resposta deveria ser evidente para qualquer aluno de ensino médio. Será que você acerta?

Arte/G1

Source: Se ligue nos links (21 de julho)

Similar topics (2)

1565

Respostas: 0
Visualizações: 386

1687

Respostas: 0
Visualizações: 576

TinyPortal 2.0.1 © 2005-2020