Amigosdaeletronica

CATEGORIA INICIAL! => LEIA SEMPRE AQUI! => Tópico começado por: noticias em 24, Abril, 2019, 09:04

Título: Sri Lanka entra em estado de emergência após atentados; militares ganham poder de polícia
Mensagem de: noticias em 24, Abril, 2019, 09:04
Sri Lanka entra em estado de emergência após atentados; militares ganham poder de polícia


   Forças Armadas vão patrulhar ruas do país, em operação semelhante à que conteve conflitos religiosos em 2018. Sri Lanka entra também em dia de luto oficial. Soldados fazem guarda em uma igreja atingida por explosão em Negombo, no Sri Lanka, no domingo (21)
Reuters/Stringer
O estado de emergência decretado pelo governo do Sri Lanka entrou em vigor às 15h30 (de Brasília) desta segunda-feira (22) – meia-noite de terça-feira no país asiático. A medida, com prazo ainda indefinido, dá poder especial de polícia aos militares cingaleses para prender e fazer operações nas ruas, dois dias depois do atentado a igrejas católicas e hotéis que matou ao menos 290 pessoas no Domingo de Páscoa.
Autoridades do Sri Lanka detonam explosivos deixados por terroristas
Assim, as forças armadas vão patrulhar as áreas de Colombo, a capital do país. As autoridades do Sri Lanka também bloquearam algumas redes sociais para evitar interferências nas investigações. Além disso, há toque de recolher das 18h às 6h (horário local).
É a segunda vez que o governo do Sri Lanka adota o estado de emergência desde o fim da guerra civil no país, que terminou em 2019. Em março do ano passado, durante onda de violência entre budistas e muçulmanos, as autoridades locais investiram as forças armadas de poder de polícia, especialmente nas cidades e bairros mais afetados pelos conflitos.
Militares patrulham área onde um veículo explodiu em Sri Lanka, no dia seguinte ao atentado que matou centenas no Domingo de Páscoa (21)
Eranga Jayawardena/AP Photo
Até esta segunda-feira, a polícia deteve 24 pessoas suspeitas de envolvimento no atentado – o inquérito para apontar a identidade dos terroristas continua, com participação da Interpol e do FBI, dos Estados Unidos. A polícia informou, no entanto, que a maior parte das explosões foram causadas por homens-bomba.
Sri Lanka: o que se sabe sobre os ataques que causaram cerca de 300 mortes
Nenhum grupo reivindicou a autoria dos ataques, mas o governo atribui as ações ao à organização radical islâmica National Thowheeth Jama'ath (NTJ). As autoridades acreditam que os ataques tenham sido realizados com a ajuda estrangeira. Por isso, vai pedir ajuda externa para rastrear ligações internacionais.
O primeiro-ministro do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe, admitiu que o massacre poderia criar nova onda de instabilidade no país, considerado um mosaico étnico e religioso. Ele pediu, pelo Twitter, que a população local "permanecesse unida e forte", e justificou as restrições às redes.
"Por favor, evitem propagar relatos não verificados e especulações. O governo está tomando medidas imediatas para conter esta situação", escreveu.
Initial plugin text
Dia nacional de luto
Terço e sapatos encontrados em uma das igrejas de Negombo, no Sri Lanka, atingidas por atentado terrorista no Domingo de Páscoa (21)
Gemunu Amarasinghe/AP Photo
Além do estado de emergência, o governo local definiu esta terça-feira como dia nacional de luto. Todas as escolas do Sri Lanka ficam fechadas até quarta-feira.
Ao menos 290 pessoas morreram e outras centenas ficaram feridas, muitas delas com gravidade. Há estrangeiros de 13 nacionalidades entre as vítimas – o Ministério do Turismo de Sri Lanka afirmou que há 39 estrangeiros mortos, enquanto o Ministério de Relações Exteriores disse que esse número era de 31. Não há brasileiros entre as vítimas, informou o Itamaraty ao G1.
Três integrantes de uma mesma família são enterrados após atentado que os matou no Sri Lanka, no Domingo de Páscoa (21)
Gemunu Amarasinghe/AP Photo
Integrantes do governo de Sri Lanka prometeram arcar com os custos dos funerais e da assistência aos feridos. Além disso, cada família de vítimas receberá 1 milhão de rúpias.
Ataques contra 4 hotéis, três igrejas e um complexo residencial no Sri Lanka
Rodrigo Cunha/G1
Initial plugin text

Source: Sri Lanka entra em estado de emergência após atentados; militares ganham poder de polícia (https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/04/22/sri-lanka-entra-em-estado-de-emergencia-apos-atentados-militares-ganham-poder-de-policia.ghtml)