Transição energética, jantar sobre Amazônia e reuniões com presidentes da França, Israel e UE; veja agenda de Lula na COP 28

Iniciado por noticias, 06, Dezembro, 2023, 02:14

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Transição energética, jantar sobre Amazônia e reuniões com presidentes da França, Israel e UE; veja agenda de Lula na COP 28


     Além de buscar dinheiro para preservar florestas, Lula deve tratar da guerra em Gaza e do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Presidente Lula em viagem ao Catar
Ricardo Stuckert/Presidência da República
A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a 28ª edição da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 28), em Dubai (Emirados Árabes), prevê discussões sobre preservação ambiental e transição energética, além de reuniões com chefes de Estado e de governo, entre os quais:
Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido
Isaac Herzog, presidente de Israel
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia
Pedro Sánchez, presidente de governo da Espanha
Emmanuel Macron, presidente da França
Os compromissos constam na previsão das agendas de Lula para esta sexta-feira (1ª) e sábado (2), divulgada pela assessoria do presidente, que, antes de desembarcar em Dubai, passou pela Arábia Saudita e Catar.
Mercosul e União Europeia
Os encontros com Pedro Sánchez, Von der Leyen, Macron e Herzog confirmam a expectativa do Ministério das Relações Exteriores, que informou que o presidente poderia tratar, durante a passagem pelos Emirados Árabes, da guerra entre Israel e o Hamas e o acordo entre Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) e União Europeia (UE).
Lula encerra na próxima quinta-feira (7) o mandato rotativo à frente do Mercosul e deseja anunciar o desfecho positivo das negociações para alterar trechos do acordo comercial anunciado em 2019, mas que ainda não entrou em vigor porque precisa ser aprovado pelos parlamentos dos países dos dois blocos.
Havia uma possibilidade de Lula se encontrar com o Papa Francisco, porém o pontífice cancelou a ida a Dubai por recomendação médica.
Guiana
Lula também tem a previsão de se reunir com o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali. O encontro ocorrerá em um momento de tensão na fronteira norte do Brasil, em razão de movimentos da Venezuela, cujo governo de Nicolás Maduro é apoiado por Lula.
Maduro convocou para domingo (3) um referendo no qual os venezuelanos serão perguntados se apoiam a criação de uma nova província chamada "Guayana Esequiba".
Trata-se de em um território de 160 mil km², conhecido como Essequibo e rico em reservas de petróleo, é administrado pela Guiana. Os dois países disputam Essequibo desde 1966.
O Ministério da Defesa do Brasil já informou intensificou as ações de defesa na fronteira do norte.
Fundo permanente
Antes de embarcar para Dubai, Lula concedeu entrevista em Doha, no Catar, na qual afirmou que verá na COP 28 se os países mais ricos querem, de fato, investir para preservar florestas e auxiliar no combate às mudanças climáticas.
"Daqui nós vamos pra COP, sabe, discutir a preservação da floresta amazônica. E ver se os países ricos estão dispostos efetivamente a fazer os investimentos nos países que têm as florestas, manter as florestas em pé e o povo almoçando e jantando todo dia, porque, debaixo de cada copa de árvore, mora um cidadão brasileiro", disse.
Lula frisou que o Brasil vai propor a criação de um "fundo permanente" para preservação ambiental. A intenção não é somente evitar o desmatamento, mas também patrocinar ações de reflorestamento.
O presidente participará nesta sexta de reunião de chefes de Estado e de governo e do lançamento de um plano de transformação ecológica. Lula também oferecerá um jantar ao presidente dos Emirados Árabes, xeique Mohamed bin Zayed Al Nahyan, com o título "Amazônia: um experiência imersiva".
Confira os principais compromissos previstos na agenda de Lula durante a COP 28:
Sexta-feira (1º)
Reunião com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak;
Sessão de abertura da Presidência da COP 28;
Reunião com o presidente de Israel, Isaac Herzog;
Primeira sessão do segmento de alto nível para chefes de Estado e de Governo;
Reunião com secretário-geral da ONU, António Guterres;
Reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen;
Evento sobre resiliência à seca;
Reunião com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez;
Lançamento do Plano de Transformação Ecológica;
Visita ao pavilhão do Brasil na COP-28;
Reunião com o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Al;
Jantar "Amazônia: um experiência imersiva", oferecido por Lula e Janja ao presidente dos Emirados Árabes, xeique Mohamed bin Zayed Al Nahyan.
Sábado (2)
Evento de diálogo com a sociedade civil;
Visita ao estande CNI, Senai e Sesi;
Reunião com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel;
Reunião do G-77+China sobre Mudança do Clima;
Evento sobre florestas: Protegendo a Natureza para o Clima, Vidas e Subsistência;
Almoço de trabalho com o presidente da França, Emmanuel Macron;
Segmento dos líderes: Acelerando uma Transição Energética Justa, Equitável e Ordenada;
Reunião com o presidente da União Africana, Moussa Faki;
Reunião com o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali.

Source: Transição energética, jantar sobre Amazônia e reuniões com presidentes da França, Israel e UE; veja agenda de Lula na COP 28
  • Visualizações 4.419 
  • LEIA SEMPRE AQUI!
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)