Turquia diz que Trump tenta fazer 'vista grossa' ao assassinato de Khashoggi

Iniciado por noticias, 24Novembro2018, 15:00

« anterior - seguinte »

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

noticias

Turquia diz que Trump tenta fazer 'vista grossa' ao assassinato de Khashoggi


   Trump disse que EUA manterão 'firme' sua relação Arábia Saudita apesar da morte de jornalista. Chefe da diplomacia da Turquia, Mevlüt Cavusoglu, critica 'vista grossa' dos EUA para assassinato de jornalista saudita em Istambul
Burhan Ozbilici/AP Photo
O governo da Turquia afirmou nesta sexta-feira (23) que as declarações de Donald Trump sobre o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi indicam que o presidente dos Estados Unidos tem a intenção de fazer "vista grossa" ao caso.
"Em certo sentido Trump está dizendo 'farei vista grossa' ao assassinato do jornalista saudita", afirmou o chefe da diplomacia turca, Mevlüt Cavusoglu, em uma entrevista ao canal CNN-Türk.
Jamal Khashoggi, um jornalista crítico ao regime da Arábia Saudita, foi assassinado em 2 de outubro no consulado de seu país em Istambul.
Jornalista saudita Jamal Khashoggi foi morto no consulado do seu país em Istambul no dia 2 de outubro
Reprodução/JN
Este homicídio gerou uma verdadeira comoção mundial e arranhou a imagem do reino saudita, especialmente a de seu príncipe herdeiro Mohamed bin Salman, acusado pela imprensa e por autoridades turcas anônimas de ter ordenado matar Khashoggi.
CIA tem gravação do príncipe saudita pedindo para 'silenciar Khashoggi', diz site turco
O que Trump disse
O presidente Donald Trump disse nesta terça-feira que os Estados Unidos priorizam sua boa relação com a Arábia Saudita, embora Bin Salman possa estar ligado ao brutal assassinato de Khashoggi.
Presidente dos EUA, Donald Trump, e o príncipe saudita Mohammad bin Salman al-Saud participam de uma reunião bilateral em Riad, em 20 de maio de 2017
Mandel Ngan / AFP
"Bem poderia ser que o príncipe herdeiro tivesse conhecimento deste trágico evento, talvez tenha, talvez não!", afirmou Trump em um comunicado.
"Talvez nunca saibamos todos os fatos relacionados com o assassinato do senhor Jamal Khashoggi. De qualquer modo, nossa relação é com o Reino do Arábia Saudita", país com o qual "os Estados Unidos têm intenção de continuar sendo um sócio firme", disse Trump.
Ministro turco critica
"Não é apenas o dinheiro que conta", afirmou Cavusoglu nesta sexta, referindo-se aos argumentos de Trump sobre a compra de armas americanas pela Arábia, ou a estabilidade do preço do petróleo para justificar seu apoio a Riad.
"Para nós, a Arábia Saudita é um país importante, mas estamos agora falando de um atroz assassinato premeditado", acrescentou o ministro turco.
Cavusoglu disse que o presidente turco, Recep Tayip Erdogan, e o príncipe herdeiro saudita poderão se reunir no G20, que deve acontecer na Argentina no próximo fim de semana, para tentar esclarecer o assunto.

Source: Turquia diz que Trump tenta fazer 'vista grossa' ao assassinato de Khashoggi

Similar topics (5)

TinyPortal 2.0.0 © 2005-2020