Ucrânia é membro 'de fato' da Otan, diz seu ministro da Defesa

Iniciado por noticias, 15, Janeiro, 2023, 16:11

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ucrânia é membro 'de fato' da Otan, diz seu ministro da Defesa


   Organização não reconhece essa denominação e não inclui a Ucrânia na lista de parceiros mais próximos. Uma adesão formal implicaria na obrigação de assistência mútua entre os países. Soldados ucranianos andam em um Humvee em Bakhmut, região de Donetsk, Ucrânia, quarta-feira, 21 de dezembro de 2022
AP Photo/Libkos
A Ucrânia disse nesta sexta-feira (13) que é um membro "de fato" da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), segundo o ministro ucraniano da Defesa, Oleksii Reznikov.
"A Ucrânia e as Forças Armadas ucranianas tornaram-se membros da Otan. De fato, não de jure (de direito, em português), porque temos o armamento e a compreensão de como usá-lo", declarou Reznikov em uma entrevista à BBC.
Ao ser questionado se essa declaração não seria controversa, já que a Otan, como aliança, não está ajudando diretamente a Ucrânia, ele respondeu: "Por que seria controverso? Isso é verdade. É um fato", acrescentou. "Tenho certeza de que, em um futuro próximo, nos tornaremos membros da Otan."
Parceiros da Otan
Apesar da declaração do ministro ucraniano, a Otan não lista a Ucrânia como um de seus parceiros mais próximos, que ela chama de "outros parceiros globais". Essa lista possui 9 países, segundo o site da organização. São eles:
Afeganistão
Austrália
Iraque
Japão
Coreia do Sul
Mongólia
Nova Zelândia
Paquistão
A Otan também divulga uma segunda lista, mais ampla, de países que possuem algum tipo de relação com a organização. Nessa lista, de 31 países, aparece a Ucrânia, mas também a Rússia – com a observação de que a parceria com Moscou está temporariamente suspensa por questões de segurança.
Uma outra lista, essa exclusiva dos Estados Unidos, aponta nações que o governo americano considera aliadas mas não-membros da Otan. São parceiros que possuem algum tipo de privilégio na área de segurança. Atualmente ela inclui 18 países, entre eles o Brasil, mas a Ucrânia não faz parte desse grupo.
Todas essas parcerias secundárias não garantem a defesa mútua de territórios – onde o ataque a um país membro é considerado um ataque contra todos.
A adesão formal à Otan implicaria uma obrigação de assistência mútua, segundo a qual os outros membros da Aliança teriam de intervir militarmente para apoiar a Ucrânia contra a Rússia. Kiev fez esse pedido de ingresso na organização, mas ainda não foi aprovado.
Rússia afirma ter assumido controle de Soledar

Source: Ucrânia é membro 'de fato' da Otan, diz seu ministro da Defesa
  • Visualizações 772 
  • LEIA SEMPRE AQUI!
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)