Chefe de estudo do HC estima que 3% dos moradores tenham sido expostos ao novo coronavírus em Ribeirão Preto, SP

Iniciado por noticias, 15Junho2020, 03:00

« anterior - seguinte »

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

noticias

Chefe de estudo do HC estima que 3% dos moradores tenham sido expostos ao novo coronavírus em Ribeirão Preto, SP


   Em nova fase da pesquisa, equipes do Hospital das Clínicas vão revisitar voluntários para coletar sangue. Resultado de inquérito epidemiológico pode ajudar a nortear decisões de autoridades.   HC vai começar nova etapa do estudo que estima número de contaminados em Ribeirão
Pesquisadores do Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto (SP) iniciam na quinta-feira (11) a segunda fase do estudo que busca mapear o avanço da Covid-19 na cidade.
Com o aumento de casos confirmados, a expectativa do médico infectologista Fernando Belissimo, coordenador da pesquisa, é de que o número de moradores que já foram expostos ao novo cornavírus tenha subido para até 20,5 mil, o que representa 3% dos ribeirão-pretanos.   
Na primeira etapa, concluída em maio, o inquérito apontou que 8,3 mil habitantes, o equivalente a 1,2% da população, tinha entrado em contato com o Sars-Cov-2. O resultado foi considerado positivo, mas também preocupante, uma vez que um percentual pequeno adquiriu imunidade.
"Na primeira fase, fizemos uma fotografia da situação. Fazendo essa avaliação agora, nós vamos ter uma ideia mais dinâmica de como a doença está se expandindo na cidade. Já sabemos que ela está se expandindo, mas não temos certeza do ritmo, da velocidade com a qual ela está ocorrendo. Esse é o objetivo do segundo inquérito", diz.
O infectologista afirma que os resultados podem ajudar a nortear as decisões das autoridades sobre as medidas de enfrentamento à doença.
Moradora tem amostra coletada durante a primeira fase do inquérito epidemiológico em Ribeirão Preto, SP
Cedoc/EPTV
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na segunda-feira (8), Ribeirão Preto tem 1.791 casos positivos de Covid-19 e 44 mortes de pacientes infectados. No dia 6 de maio, quando os dados da primeira fase foram divulgados, a cidade somava 330 diagnosticados e oito óbitos.
As equipes que irão às ruas na quinta-feira e no sábado (13) vão visitar as casas dos mesmos moradores que participaram do estudo no mês passado. Dessa vez, serão colhidas apenas amostras de sangue dos voluntários.
"O exame de sangue detecta a presença de anticorpos contra o vírus causador da Covid-19. Assim, a gente fica sabendo quem são as pessoas que já tiveram a doença em um período recente. Ele não detecta a presença do vírus propriamente dito, apenas dos anticorpos", afirma Belissimo.
Segundo o coordenador, somente as pessoas que apresentarem sintomas da doença terão amostras coletadas do nariz. Elas também serão encaminhadas ao Polo Covid-19, para avaliação médica mais criteriosa. 
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca

Source: Chefe de estudo do HC estima que 3% dos moradores tenham sido expostos ao novo coronavírus em Ribeirão Preto, SP

Similar topics (4)