Detran-SP autoriza retorno das aulas teóricas presenciais nos centros de formação de condutores

Iniciado por noticias, 10Setembro2020, 15:00

« anterior - seguinte »

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

noticias

Detran-SP autoriza retorno das aulas teóricas presenciais nos centros de formação de condutores

Salas não poderão ficar cheias e aulas remotas continuam simultaneamente. Liberação foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (10).  Detran autoriza retomada de aulas teóricas presenciais nos CFCs
O Detran-SP autorizou nesta quinta-feira (10) o retorno das aulas teóricas presenciais nos centros de formação de condutores, os CFCs.
A liberação vale para as cidades paulistas que estão na fase laranja e amarela do plano de flexibilização econômica estadual. Caso a região retome para a fase vermelha, a mais restritiva, a medida deve ser suspensa.
Essa retomada, assim como em outros setores, também vem com restrições por causa da pandemia do coronavírus - as salas não poderão ficar cheias nessa retomada.
Por enquanto, elas estão autorizadas a funcionar com apenas 30% da capacidade. Em uma sala com 30 cadeiras, por exemplo, apenas nove podem ser ocupadas. Por este motivo, as aulas remotas continuam simultaneamente.
No Diário Oficial do Estado de São Paulo, além autorização para o retorno das aulas presenciais dos cursos teóricos de primeira habilitação, consta que os CFCs também vão poder abrir novas turmas.
Aulas remotas
De acordo com o Detran-SP, pelo menos 35 mil alunos já usaram o ambiente virtual no estado.
O instrutor José Eduardo Ferreira da Silva contou à reportagem que se acostumou a falar com os alunos pela tela, mas reconhece que nem sempre a comunicação foi fácil neste período de aulas exclusivamente remotas.
"Como o aluno precisa ter 90% de acesso na aula para garantir a presença computada, passaram x minutos de aula e a conexão caiu por algum motivo, ele acaba perdendo o dia todo, mesmo que consiga retornar à aula. A presença acaba não sendo computada", exemplificou. "No sistema, turmas que tinham 30 alunos acabam sendo computadas como se apenas 12 tivessem comparecido", continuou Silva.
 Questionado, o Detran-SP disse que falhas pontuais no sistema estão sendo corrigidas.
Os instrutores com quem o SP1 conversou também relataram que, apesar dos problemas técnicos, os alunos se sentiram mais seguros com a possibilidade das aulas remotas durante a pandemia.
"Muitos alunos preferiram este modelo remoto por conta da quarentena, que ainda está vigorando, contra a pandemia. Quando a gente fala em aula remota, nós temos 12 dias de curso com carga horária de 4 horas/aula, enquanto no presencial, nós temos 9 dias de curso com carga de 5 horas/aula", explicou o instrutor José Eduardo Ferreira da Silva.
O medo também fica revelado na redução do número de alunos. Uma autoescola visitada pela reportagem estava com 50 alunos antes da pandemia; hoje segue com dois. A dona de casa Luzimaria de Alencar, terminou as aulas no local e enfrenta dificuldades para marcar a data da prova prática.
"No dia em que eu ía fazer a prova, em março, ela foi cancelada. Eles vêm tentando remarcar, mas não estão conseguindo. Fico preocupada porque é um sonho. Ganhei essa CNH de presente do esposo e dos meu filhos, e é um sonho que eu tinha. Que eu tenho, né", disse Luzimaria.

Source: Detran-SP autoriza retorno das aulas teóricas presenciais nos centros de formação de condutores