Nova York relembra atentados terroristas de 11 de setembro na igreja que foi reconstruída totalmente depois dos ataques

Iniciado por noticias, 12, Setembro, 2023, 02:14

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Nova York relembra atentados terroristas de 11 de setembro na igreja que foi reconstruída totalmente depois dos ataques


     A igreja ortodoxa de São Nicolau foi destruída quando a Torre Sul do World Trade Center caiu - quase um século de história acabou em poucos segundos. Nova York relembra atentados terroristas de 11 de setembro na igreja que foi reconstruída totalmente depois dos ataques
Neste 11 de setembro, os maiores atentados terroristas da história moderna completaram 22 anos. Em Nova York, uma igreja se tornou símbolo do trabalho de reconstrução da cidade.
No dia em que o horror tomou conta de Nova York, os frequentadores de uma igreja perderam o lugar onde se reuniam para buscar a fé. A igreja ortodoxa de São Nicolau tinha sido fundada em 1916 pelos primeiros imigrantes gregos que chegaram a Nova York durante a Primeira Guerra Mundial. Foi destruída no dia 11 de setembro de 2001, às 9h59, quando a Torre Sul do World Trade Center caiu - quase um século de história acabou em poucos segundos.
O novo projeto, inaugurado em dezembro de 2022, foi assinado por Santiago Calatrava. O arquiteto espanhol também projetou a estação reconstruída no local. A vista para o World Trade Center é impactante da porta da igreja e as lembranças do dia 11 de setembro de 2001 continuam também do lado de dentro, através das pinturas que homenageiam os heróis e as vítimas daquele dia trágico.
O novo projeto da igreja ortodoxa de São Nicolau, inaugurado em dezembro de 2022, foi assinado por Santiago Calatrava
Jornal Nacional/ Reprodução
A arte mistura passagens da Bíblia com os acontecimentos de 22 anos atrás. Em uma das obras, bombeiros e policiais que trabalharam no 11 de setembro aparecem ao lado de Jesus Cristo. Do lado oposto, a pintura mostra São Nicolau, padroeiro dos viajantes, recebendo as vítimas no céu. Embaixo, a imagem da antiga igreja e das Torres Gêmeas pegando fogo. E, no centro, em cima do altar, a Virgem Maria abençoa o atual horizonte de Nova York.
Todo o mármore utilizado veio da Grécia. Parte dele é o mesmo tipo utilizado para construir a Acrópole, em Atenas, quase 2,5 mil anos atrás - presente do governo grego.
A reconstrução foi lenta; levou mais de 20 anos. Burocracias e o alto custo atrasaram a obra. A nova igreja custou o equivalente a R$ 418 milhões - valor pago por voluntários, como Michael.
"Essa foi a única igreja destruída nos ataques de 11 de setembro e, hoje, é a única que fica em um terreno que pertence ao governo dos Estados Unidos", diz.
Os ataques de 11 de Setembro em 20 fotos
Quatrocentas pessoas visitam a igreja todos os dias. O padre Andreas explica:
"A Igreja está aberta a todas as pessoas de todas as religiões. É um lugar de esperança, um farol de luz para o mundo inteiro de que um futuro melhor que está por vir", afirma.
Nesta segunda-feira (11), uma cerimônia marcou os 22 anos dos ataques terroristas e celebrou o primeiro 11 de setembro com a igreja de volta.
"Por muito tempo, eu achei que essa data seria marcada na minha vida apenas de uma forma negativa. Mas, quando a igreja ficou pronta, isso mudou. A tragédia deu lugar a esperança e ao amor", diz o padre Andreas.
O novo projeto da igreja ortodoxa de São Nicolau
Jornal Nacional/ Reprodução

Source: Nova York relembra atentados terroristas de 11 de setembro na igreja que foi reconstruída totalmente depois dos ataques
  • Visualizações 109 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)