Novos mictórios públicos em Paris causam revolta de moradores

Iniciado por noticias, 15, Agosto, 2018, 03:01

« anterior - seguinte »

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

noticias

Novos mictórios públicos em Paris causam revolta de moradores


   Caixas têm abertura na frente e canteiro de flores em cima. Moradores pedem retirada de mictórios. Jornalista posa para foto em frente a mictório na ilha de Saint-Louis, na margem do Rio Sena, em Paris
Philippe Wojazer/Reuters
Novos mictórios ecológicos, mas completamente expostos, instalados nas ruas de Paris estão provocando a revolta de moradores.
O dispositivo é basicamente uma caixa com uma abertura na frente e um canteiro de flores em cima, contendo palha que é transformada em adubo para parques e jardins.
O criador do "Uritrottoir" -- uma combinação das palavras mictório e calçada em francês -- disse que o projeto oferece uma "solução ecológica para o ato de urinar em público".
Novos mictórios públicos em Paris causam revolta de moradores
Em especial um dos mictórios vermelhos instalado na ilha de Saint-Louis, não muito longe da catedral de Notre-Dame e de frente para barcos turísticos que navegam pelo rio Sena, causou mais indignação.
Moradores escreveram para a prefeitura exigindo sua retirada e estão planejando fazer uma petição.
"Não há necessidade de colocar algo tão insolente e feio em um lugar tão histórico", disse Paola Pellizzari, de 68 anos, dona de uma loja de arte veneziana.
"É do lado da casa mais bonita da ilha, o Hôtel de Lauzun, onde Baudelaire viveu", disse, em referência ao poeta francês do século 19.
Ela teme que o mictório, instalado a cerca de 20 metros de uma escola primária, "incite o exibicionismo".
Moradores da ilha de Saint-Louis dizem que a estrutura, sem nenhuma divisória de qualquer tipo, pode manchar o bairro chique da cidade.
"É horrível", disse o dono de uma galeria de arte próxima ao local, que pediu para não ser identificado.
Entretanto, o administrador do bairro, Ariel Weil, insistiu que os dispositivos são necessários. Autoridades de Paris instalaram quatro mictórios em locais onde o ato de urinar em público tem sido um problema, e um quinto está sendo planejado.
"Se nós não fizermos nada, então os homens vão apenas continuar a fazer xixi nas ruas", disse. "Se realmente estiver incomodando as pessoas, nós encontraremos outro local".

Source: Novos mictórios públicos em Paris causam revolta de moradores

Similar topics (5)