Mensagens recentes

#1
LEIA SEMPRE AQUI / Crise dos drones: Rússia diz q...
Última mensagem por noticias - 03, Outubro, 2025, 15:47
Crise dos drones: Rússia diz que usaria armas de destruição em massa em eventual guerra com Europa


     Na ONU, Rússia nega intenção de atacar Europa e faz ameaça contra possíveis agressores
O ex-presidente russo Dmitry Medvedev, aliado de Vladimir Putin, disse nesta segunda-feira (29) que um eventual conflito entre a Rússia e países da Europa pode desencadear uma guerra com armas de destruição em massa.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Medvedev, atual vice-conselheiro de Segurança de Putin, falou em reação a acusações recentes de líderes europeus de que a Rússia está por trás da "onda" de drones militares que tem surgido sobre aeroportos e bases do Exército de países da Europa (leia mais abaixo).
Os países que registraram drones são membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que prevê defesa de seus integrantes em casos de ataque de terceiros países.
"Um conflito desses tem um risco absolutamente real de se transformar em uma guerra com armas de destruição em massa", disse o vice-conselheiro, que afirmou também que a possibilidade não preocupa seu país.
"A velha e frígida Europa simplesmente não pode se dar ao luxo de uma guerra com a Rússia", completou.
Países da Otan acusam a Rússia
Europa planeja "muro de drones" contra ameaças do leste
Os governos de países da Europa que já registraram drones de origem desconhecida em seu espaço aéreo vêm acusando a Rússia de estar por trás do que chamam de um "ataque híbrido" de Moscou.
Aeronaves do tipo foram registradas na Polônia, na Romênia e na Dinamarca e levantaram suspeitas de uma ofensiva coordenada.
O último episódio ocorreu na noite de sexta-feira (26), quando drones de origem desconhecida foram avistados sobre a maior base militar da Dinamarca, dias depois de o país anunciar que adquiriria armas de precisão de longo alcance pela primeira vez, argumentando que a Rússia representaria uma ameaça "nos próximos anos".
Depois disso, a Otan anunciou que vai fortalecer a segurança no mar Báltico.
Só em setembro, houve episódios semelhantes na Polônia e na Romênia.
No sábado (26), o ministro da Defesa da Alemanha, Alexander Dobrindt, afirmou que a ameaça de drones de origem desconhecida sobrevoando pontos estratégicos da Europa passou a ser alta. E disse que o Exército alemão, um dos mais poderosos da União Europeia, vai "tomar medidas para se defender".
Também no sábado, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, negou, durante a Assembleia Geral da ONU, que seu país tenha envolvimento na onda de drones que têm sobrevoado aeroportos e bases militares de países da Otan.
"A Rússia está sendo acusada de quase planejar um ataque à Aliança do Atlântico Norte (Otan) e aos países da União Europeia. O presidente Putin tem repetidamente desmentido essas provocações", disse ele no discurso na ONU.
No discurso, Lavrov afirmou também que "'qualquer agressão contra meu país será recebida com uma resposta decisiva". Ele se referia às ameaças da Otan, de que poderia responder aos episódios.
SEM SABER O QUE PODE ACONTECER: dinamarqueses se sentem inseguros após detecção de drones russos no país
Muro antidrones
Radar de drones monitora céus na região de Dragoer, na Dinamarca, perto da fronteira com a Suécia, em 26 de setembro de 2025.
Steven Knap/Ritzau Scanpix via AP
Ministros da Defesa de países do leste europeu concordaram, na semana passada, que a criação de um "muro antidrones", um escudo aéreo com capacidades avançadas de rastreamento e interceptação dos equipamentos, é uma prioridade para o bloco.
Segundo o comissário europeu de Defesa, Andrius Kubilius, a prioridade do escudo é criar um "sistema de detecção (de drones) eficaz". "Precisamos agir rapidamente", disse Kubilius em entrevista à agência de notícias AFP.
"E precisamos aprender todas as lições da Ucrânia e construir esse 'muro antidrones' com a Ucrânia."
➡️ Os drones têm desempenhado um papel central na guerra entre Ucrânia e Rússia. O aumento da atividade desses equipamentos também intensificou as preocupações de segurança em vários países europeus.
Ainda não há detalhes sobre como a muralha funcionará nem como será financiada. De acordo com o comissário europeu, os líderes pretendem estruturar uma política industrial e financeira para o projeto. O projeto será debatido na cúpula de líderes da União Europeia que acontece em Copenhague a partir de quarta-feira (1º).
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse no início deste mês que a Europa "deve atender ao chamado de nossos amigos bálticos e construir uma muralha de drones".
Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia já trabalhavam em uma ideia semelhante, mas em março a Comissão Europeia — braço executivo do bloco — rejeitou um pedido conjunto de Estônia e Lituânia por recursos para sua criação.
O Exército dinamarquês vem colocando radares móveis perto de bases militares, como a de Amager, nos arredores de Copenhague e perto da fronteira com a Suécia (veja imagem acima).
O ministro da Justiça dinamarquês, Peter Hummelgaard, afirmou nesta semana que seu país já ganhará novas capacidades para detectar e neutralizar drones. Na sexta, o governo do país anunciou que aceitou uma oferta da Suécia de fornecer sua tecnologia antidrones para a segurança da cúpula de chefes de governo europeus.
Mundo vive guerra de drones e corrida armamentista mais destrutiva da história, diz Zelensky na ONU
Sobrevoo de drones na Dinamarca levanta suspeitas de ação coordenada contra países da Otan
'Provocação encenada'
Aeroporto é fechado após presença de drones suspeitos no espaço aéreo da Dinamarca
A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, declarou em uma mensagem de vídeo na quinta-feira (25) que o país foi "vítima de ataques híbridos", referindo-se a uma forma de guerra não convencional, apontando diretamente para a Rússia.
"Há um país que representa uma ameaça à segurança da Europa, e esse país é a Rússia", declarou.
Moscou rejeitou "firmemente" qualquer envolvimento nos incidentes na Dinamarca. A Embaixada da Rússia em Copenhague chamou os eventos de "provocação encenada" em uma mensagem publicada nas redes sociais.
O ministro da Justiça dinamarquês, Peter Hummelgaard, declarou no início desta semana que o objetivo desses ataques era "semear o medo, criar divisões e nos assustar".

Source: Crise dos drones: Rússia diz que usaria armas de destruição em massa em eventual guerra com Europa
#2
LEIA SEMPRE AQUI / Aulas são suspensas em escolas...
Última mensagem por noticias - 03, Outubro, 2025, 15:46
Aulas são suspensas em escolas de Monte Alegre de Minas por falta d'água


     Prefeito vai decretar estado de emergência em Monte Alegre de Minas devido à escassez de água
Cíntia Franco/TV Integração
A falta de água em Monte Alegre de Minas, no Triângulo Mineiro, levou à suspensão das aulas nas escolas municipais nesta sexta-feira (3). A medida foi tomada pela Prefeitura após uma queda drástica no nível do Rio Babilônia, principal fonte de abastecimento da cidade.
Segundo a administração municipal, o reservatório responsável pela captação apresentou uma redução anormal no volume de água, o que comprometeu o fornecimento para diversas regiões. Apenas as creches mantiveram as atividades normalmente.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
Em nota divulgada para a imprensa, a Prefeitura de Monte Alegre de Minas informou que, diante da gravidade da situação, será decretado estado de emergência em todo o território municipal. A Prefeitura também afirmou que está adotando medidas emergenciais para garantir o abastecimento e pede que a população colabore economizando água.
Para ajudar a enfrentar o período de escassez, o Município orienta os moradores a adotarem práticas conscientes de uso da água:
Tome banhos mais curtos
Feche bem as torneiras e corrija vazamentos
Evite lavar carros, quintais e calçadas
Reaproveite a água sempre que possível
 LEIA TAMBÉM:
Uberaba bate 37 ºC e chuva deve chegar no fim de semana
Manobras de contingenciamento de água continuam em Uberaba
Frio fora de época e chuvas derrubam temperaturas no Triângulo e Alto Paranaíba
⛈️ Sem previsão de chuvas por enquanto
Apesar da ocorrência de pancadas de chuva no início da primavera, o geógrafo William Borges explicou ao g1 que ainda não se trata do início do período chuvoso, que deve começar apenas no fim do ano.
Nas regiões do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, a estação mais florida do ano deve ser mais quente que a média histórica, com destaque para outubro, que deve concentrar novos picos de calor antes do início das chuvas regulares. Assista ao vídeo abaixo.
Período chuvoso deve começar só no final do ano
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Source: Aulas são suspensas em escolas de Monte Alegre de Minas por falta d'água
#3
LEIA SEMPRE AQUI / Cumprimento é confundido com t...
Última mensagem por noticias - 02, Outubro, 2025, 19:41
Cumprimento é confundido com tentativa de sequestro de criança em Aracaju


     Delegado André Baronto esclarece situação confundida com sequestro em Aracaju
Um cumprimento de um homem a uma criança, que estava com a mãe e o padrasto, foi confundida com uma tentativa de sequestro, em Aracaju. A informação foi divulgada pela Polícia Civil nesta quinta-feira (2).
O caso ganhou repercussão após a divulgação de um áudio, nas redes sociais, em que uma mãe relatava uma possível tentativa de sequestro do filho em um estabelecimento comercial da capital.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
A investigação identificou que não houve crime e que o suposto sequestrador não tentou levar a criança do local, apenas a cumprimentou.
De acordo com o delegado André Baronto, imagens do circuito interno de segurança do estabelecimento foram coletadas e testemunhas foram ouvidas.
"Constatamos que não houve nenhuma tentativa de sequestro. A pessoa apenas cumprimentou a criança, sem qualquer tipo de puxada ou tentativa de subtração. Isso é confirmado pelas imagens analisadas", explicou o delegado.
O delegado também disse que a mãe e o padrasto da criança confirmaram que não houve nenhuma situação criminosa e que, inclusive, o homem tem o hábito de cumprimentar crianças sempre que as encontra.
Polícia Civil em Sergipe
SSP/SE

Source: Cumprimento é confundido com tentativa de sequestro de criança em Aracaju
#4
LEIA SEMPRE AQUI / Secretário de Trump diz que é ...
Última mensagem por noticias - 02, Outubro, 2025, 19:41
Secretário de Trump diz que é preciso 'consertar' o Brasil para que o país pare de adotar 'medidas que prejudiquem' os EUA


     Secretário de Trump diz que é preciso 'consertar' o Brasil para que o país pare de adotar
O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, disse que é preciso "consertar" o Brasil para que o país deixe de prejudicar os EUA. De acordo com Lutnick, o Brasil está entre vários países que têm "um problema" que precisa ser corrigido para que passe a "reagir corretamente" aos Estados Unidos.
A declaração foi dada em entrevista ao NewsNation, divulgada no sábado (27), ao falar sobre os desafios comerciais atuais.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Temos um monte de países para consertar, como Suíça e Brasil. Eles têm um problema. Índia. Esses são países que precisam reagir corretamente aos Estados Unidos. Abrir seus mercados, parar de tomar ações que prejudiquem os Estados Unidos, e é por isso que estamos em desvantagem com eles.
Com exceção do Brasil, que já estava sendo tarifado em 50% pelos Estados Unidos desde agosto, os países citados pelo secretário fazem parte de um grupo que será afetado pela nova rodada do tarifaço aplicada por Trump.
Howard Lutnick, secretário de Comércio dos Estados Unidos.
Fox News / Reprodução
A partir de 1º de outubro, passam a valer tarifas entre 25% e 100% sobre medicamentos, caminhões pesados, móveis e itens para cozinha e banheiro. Entre os principais afetados, estão Irlanda, Suíça, Austrália, Coreia do Sul, Reino Unido, Índia, México, Alemanha, China e Japão.
Segundo Trump, a medida busca proteger a indústria local diante da quantidade de produtos importados no país e garantir a "segurança nacional".
Já Lutnick ressaltou na entrevista que parte do problema com os países é o déficit comercial com os EUA, e usou como exemplo o caso da Suíça.
"Um país pequeno como a Suíça tem um déficit comercial de US$ 40 bilhões com os EUA. Porque dizem: 'Bem, é um pequeno país rico'. Sabe por que eles são um pequeno país rico? Porque nos vendem US$ 40 bilhões a mais em produtos", declarou.
Segundo o secretário, os países precisarão lidar com as tarifas aplicadas pelo presidente Donald Trump caso queiram manter as relações comerciais. "Estes países precisam entender que se eles querem vender para os consumidores americanos, é preciso 'jogar bola' com o presidente dos Estados Unidos."
Trump e Lula devem se encontrar para discutir medidas
Trump diz que abraçou Lula e que tiveram ótima química
Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontraram na terça-feira (23), durante a Assembleia Geral da ONU, e disseram que devem se reunir nesta semana para discutir as políticas comerciais entre dois países.
A relação entre os países está tensa desde julho, quando Trump anunciou uma sobretaxa de 50% a diversos produtos brasileiros.
Trump também tem criticado recorrentemente o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, e chegou a dizer em seu discurso de terça que há "censura, repressão, corrupção judicial e perseguição a críticos políticos" no Brasil.
A reunião entre Trump e Lula será a primeira conversa direta entre os dois líderes desde o início da crise do tarifaço. Mas o presidente norte-americano já havia sinalizado estar disposto a se reunir com o brasileiro.
Em julho, após anunciar as tarifas, Trump disse que deveria conversar com Lula "em algum momento, mas não agora". Depois, no início de agosto, Trump disse que "Lula pode falar comigo quando quiser", ao ser questionado sobre a crise com o Brasil.

Source: Secretário de Trump diz que é preciso 'consertar' o Brasil para que o país pare de adotar 'medidas que prejudiquem' os EUA
#5
LEIA SEMPRE AQUI / É #FAKE que vídeo mostre suspe...
Última mensagem por noticias - 30, Setembro, 2025, 21:21
É #FAKE que vídeo mostre suspeito de de assassinar refugiada ucraniana nos EUA; vídeo é de 2016 e mostra outro caso


     Homem registrado em vídeo de condenação à pena de morte não é o assassino de ucraniana
g1
Circula nas redes sociais o vídeo de um homem chorando ao ser condenado à pena de morte; segundo publicações que usam essa filmagem, ele seria o assassino da ucraniana Iryna Zarutska, nos EUA. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz a publicação?
Publicado no dia 13 de setembro no X, onde já acumulou mais de 2,8 milhões de visualizações, o post diz, em espanhol: "Pena de morte para o assassino de Iryna Zarutska quando recebe sua sentença".
O post exibe um vídeo de um homem chorando e caindo ao chão ao receber a sentença de morte em um tribunal dos Estados Unidos: "O réu do tribunal cumpre uma pena de prisão perpétua sem liberdade condicional quanto à acusação quatro pelo crime de tentativa de homicídio, uma violação da seção 29 23.02A do código penal, um crime de primeiro grau", diz a juíza.
Iryna Zarutska era uma refugiada ucraniana de 23 anos que chegou aos Estados Unidos em agosto de 2022 para fugir da guerra em seu país. No dia 22 de agosto de 2025, ela foi esfaqueada até a morte em um trem na cidade de Charlotte, no estado da Carolina do Norte, por Decarlos Brown. Jr., de 34 anos. Ele já havia sido preso em 14 vezes e permaneceu oito anos preso por assalto à mão armada.
No dia 9 de setembro, o perfil oficial da Casa Branca publicou um vídeo do presidente Donald Trump pedindo a pena de morte para o acusado (veja íntegra abaixo)  e criticando a política de segurança de cidades governadas pelo partido democrata, que faz oposição ao seu governo, como Charlotte.
Initial plugin text
⚠️ Por que é falso?
Embora o vídeo seja real — e não algo criado com inteligência artificial (IA) —, o post mente ao dizer que a cena mostre Decarlos Brown Jr., o acusado de assassinar a refugiada ucraniana. Na verdade, a filmagem é de 2016 e mostra outro homem sentenciado à prisão perpétua —e não condenado à morte— por cometer um assassinato após assalto à mão armada (latrocínio).
O Fato ou Fake usou a plataforma InVID para fragmentar o vídeo em vários frames (imagens estáticas). Depois, fez uma busca reversa por essas "fotos" no Google Lens, ferramenta que permite encontrar a origem de materiais na internet, ao apontar publicações mais antigas em que eles apareceram.
A pesquisa levou a um vídeo do mesmo momento, publicado em 19 de outubro de 2016 no canal de YouTube da WCPO 9 News, afiliada da ABC. O vídeo tem o seguinte título, em português: "Juiz nega pedido de Jaleel Smith-Riley para mudar sua confissão de culpa por tiroteio fatal em Norwood em 2013; com o pedido negado, Smith-Riley teve sua sentença de prisão perpétua mantida".
Segundo informações da mídia local, Smith-Riley atirou em Porshia Brooks e Aron Martin durante uma tentativa de assalto em Massachusetts. Enquanto Martin sobreviveu com problemas duradouros resultantes de um ferimento de bala na cabeça, Brooks não resistiu aos ferimentos e morreu.
Já Brown Jr. está detido em uma prisão na Carolina do Norte e aguarda julgamento. Ele foi acusado formalmente pelo Departamento de Justiça dos EUA por homicídio de primeiro grau no dia 8 de setembro. No dia 22 de agosto, o estado da Carolina do Norte já havia o indiciado pelo mesmo crime.
Homem registrado em vídeo de condenação à pena de morte não é o assassino de ucraniana
G1
Veja também
Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Source: É #FAKE que vídeo mostre suspeito de de assassinar refugiada ucraniana nos EUA; vídeo é de 2016 e mostra outro caso
#6
LEIA SEMPRE AQUI / Como visto de US$ 100 mil dos ...
Última mensagem por noticias - 30, Setembro, 2025, 21:21
Como visto de US$ 100 mil dos EUA prejudica contratações por empresas de tecnologia


     A nova taxa de US$ 100 mil (R$ 530 mil) imposta pelos Estados Unidos para candidatos ao visto H-1B, voltado para trabalhadores estrangeiros qualificados, deve prejudicar as contratações de empresa americanas de tecnologia.
A medida foi anunciada pelo presidente americano Donald Trump na última sexta-feira (19) na tentativa de abrir mais empregos para trabalhadores americanos. A taxa se aplica apenas para novas solicitações, e não a quem já tem o visto.
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Mas executivos e investidores afirmam que as novas taxas podem acrescentar milhões de dólares em custos para empresas e prejudicar especialmente startups, que podem não ter condições de pagar vistos como parte de sua estratégia.
🪪 ENTENDA: os vistos H-1B permitem que trabalhadores como cientistas, engenheiros e programadores de informática, entre outros, trabalhem nos EUA.
Governo Trump revoga visto do advogado-geral da União, Jorge Messias
A decisão teve condenação generalizada da maioria dos executivos, já que muitos consideram isso um grande golpe para um setor que contribuiu com milhões para a reeleição de Trump.
A medida pode ainda afastar imigrantes talentosos que poderiam abrir empresas nos EUA, dizem analistas.
E a confusão sobre a implementação e o alto custo também já levam a pausas nos planos de recrutamento, orçamento e força de trabalho, segundo empresas de tecnologia ouvidas pela Reuters.
Cerca de 141 mil pedidos de vistos H-1B foram aprovados em 2024, segundo a Pew Research. Eles são usados por muitas empresas de tecnologia, incluindo Amazon, Microsoft e Meta.
"A vantagem dos Estados Unidos sempre foi o fato de atrairmos pessoas inteligentes e ambiciosas de todos os lugares", disse Esther Crawford, ex-executiva e investidora do Twitter que agora trabalha como diretora de gerenciamento de produtos na Meta, de acordo com seu perfil no LinkedIn.
"Imigrantes altamente qualificados não tiram de nós, eles constroem conosco. Alguns dos melhores pares da minha carreira eram portadores de H-1B que buscavam seu próprio sonho americano."
LEIA TAMBÉM:
Como funciona o monitor cerebral brasileiro reconhecido como tecnologia pioneira de 2025
Google Cloud promete treinar de graça 200 mil pessoas em IA generativa; veja como se inscrever
Projeto Stargate: como serão os novos data centers da OpenAI nos EUA
Europa lança supercomputador mais potente do continente
'Taxa impraticável'
Sam Liang, cofundador da Otter, empresa de transcrição baseada em inteligência artificial, disse que provavelmente vão reduzir o número de funcionários com o visto H1-B.
"Algumas empresas talvez tenham que terceirizar parte de sua força de trabalho. Contratar talvez na Índia ou em outros países apenas para contornar esse problema do H-1B", afirmou.
Várias empresas já reagiram negativamente, segundo o advogado de imigração do escritório de advocacia Holland & Hart.
"Eles disseram que essa nova taxa é simplesmente impraticável nos EUA e que é hora de começarmos a procurar outros países onde possamos ter talentos altamente qualificados", disse Thomas.
"E essas são as grandes empresas, algumas delas conhecidas, empresas do tipo Fortune 100 [lista das principais companhias dos EUA], que estão dizendo que simplesmente não podem continuar".
A medida deve afetar desproporcionalmente as pequenas startups, analisou Deedy Das, sócio da empresa de capital de risco Menlo Ventures, que investiu em empresas como a Anthropic. 
"Os presidentes de grandes empresas de tecnologia esperavam isso e pagarão. Para eles, menos concorrentes pequenos é até uma vantagem. São as startups menores que sofrem mais", afirmou.
Embora conservadores aplaudam há tempos ampla repressão liderada por Trump à imigração, a medida do H-1B também recebeu apoio de alguns setores liberais.
O cofundador da Netflix Reed Hastings, conhecido doador do Partido Democrata, disse que acompanha a política de vistos H1-B há 30 anos e alegou que sua concessão não será mais uma "loteria". Para ele, a medida vai garantir segurança para "empregos de altíssimo valor".
Trump assina ordem executiva para novas condições de visto.
Reuters/Ken Cedeno
Inovação em risco
Mais da metade das startups americanas avaliadas em US$ 1 bilhão ou mais teve pelo menos um fundador imigrante, segundo relatório de 2022 do grupo de estudos National Foundation for American Policy.
Vários advogados afirmam que as empresas iniciantes que eles representam estão depositando esperanças em ações judiciais que alegam que Trump exagerou ao impor a nova taxa.
Como o valor está acima do que o Congresso americano previu, essas empresas apostam que os tribunais diluirão a regra antes que os custos prejudiquem as contratações.
Caso contrário, "veremos um recuo das pessoas mais inteligentes do mundo", disse Bilal Zuberi, fundador da Red Glass Ventures, empresa de capital de risco sediada no Vale do Silício, que iniciou sua carreira nos EUA com um visto H-1B.

Source: Como visto de US$ 100 mil dos EUA prejudica contratações por empresas de tecnologia
#7
LEIA SEMPRE AQUI / Nilton Rasta, percussionista e...
Última mensagem por noticias - 29, Setembro, 2025, 15:58
Nilton Rasta, percussionista e ativista cultural, morre em Feira de Santana aos 63 anos


     Morre percussionista Nilton Rasta
O percussionista, artesão e ativista cultural José Ivanito de Jesus Portela, mais conhecido como Nilton Rasta, morreu na manhã desta segunda‑feira (29), aos 63 anos, em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. Ele estava internado em um hospital da cidade há 12 dias, onde tratava complicações de um câncer de próstata.
De acordo com familiares, o artista faleceu por volta das 6h, após enfrentar fortes dores e um quadro de fraqueza.
Natural de Feira de Santana, Nilton nasceu em 30 de julho de 1962. Durante mais de três décadas, construiu uma trajetória no Mercado de Arte Popular (MAP), no centro da cidade, onde manteve um box de instrumentos musicais por 34 anos. Ao longo da carreira, atuou como percussionista, capoeirista e artesão.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Feira de Santana e região
O diagnóstico de câncer de próstata foi confirmado no início de 2024 após exames. Em entrevistas concedidas à TV Subaé, Nilton relatou as dificuldades enfrentadas com a doença, como afastamento do trabalho e dos palcos, além dos desafios financeiros para custear parte do tratamento, uma vez que alguns procedimentos não são cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Morre Nilton Rasta
Cedoc/ TV Subaé
Reconhecido por sua militância social, ele utilizava a arte como instrumento de resistência e transformação. Participava de projetos voltados ao desenvolvimento de crianças e adolescentes no bairro Rua Nova, onde cresceu, e integrava movimentos culturais como o "Pomba de Malê", que promove atividades de capoeira e uma orquestra de berimbaus.
No MAP, iniciou a produção de brincos e colares, evoluindo para um estilo afro marcante. Também comercializava materiais para capoeira, como atabaques, pandeiros e berimbaus, muitos deles confeccionados por ele mesmo.
O corpo de Nilton Rasta será velado nesta segunda-feira (29), na Rua dos Bandeirantes, bairro Rua Nova. O enterro foi marcado para terça (30), às 10h, no Cemitério São João Batista.
Ele deixa companheira e sete filhos.
LEIA MAIS:
Morre fotojornalista baiano Anízio Carvalho, aos 95 anos
Carlinhos Novaes, cantor gospel, morre em Vitória da Conquista aos 65 anos
Morre em Salvador o premiado escritor Paulo Schmidt, vítima da Covid-19
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé 💻

Source: Nilton Rasta, percussionista e ativista cultural, morre em Feira de Santana aos 63 anos
#8
LEIA SEMPRE AQUI / Gato é resgatado da linha de f...
Última mensagem por noticias - 29, Setembro, 2025, 15:58
Gato é resgatado da linha de frente da guerra da Ucrânia após meses em trincheira com soldados; VÍDEO


     Soldados da Ucrânia usam robô pra resgatar gato de trincheira na linha de frente da guerra
Um gato foi resgatado da linha de frente da guerra entre a Rússia e a Ucrânia na região de Kharkiv, na fronteira entre os dois países, nesta segunda-feira (22).
Após meses preso nas trincheiras com um batalhão das tropas ucranianas, o animal foi levado para um lugar seguro com a ajuda de um robô.
"Ele era como um irmão de armas. Claro, os meninos o alimentavam. Às vezes, eles não tinham comida suficiente para si mesmos, mas ainda assim alimentavam o gato", contou um oficial à agência de notícias Reuters.
Gato resgatado chegando na casa do soldado que o adotou
REUTERS / 13 KHARTIA BRIGADE
O vídeo divulgado pela 13ª Brigada Kahrtia mostra o animal sendo colocado dentro de uma caixa de transporte e atravessando a linha de frente preso ao robô até ser recebido em segurança por um soldado que o levou para casa.
"Ele precisará de alguma reabilitação, um pouco de descanso e verificar todos os cantos da casa para marcar seu território. E então ele estará morando conosco. Ele merece receber o status de combatente. Passou muitos meses na linha de frente e merece ser elogiado e recompensado", brinca o oficial.

Source: Gato é resgatado da linha de frente da guerra da Ucrânia após meses em trincheira com soldados; VÍDEO
#9
LEIA SEMPRE AQUI / Pressão de 12 por 8: cardiolog...
Última mensagem por noticias - 27, Setembro, 2025, 21:04
Pressão de 12 por 8: cardiologista tira dúvidas sobre novos parâmetros para hipertensão


     'Verdades e Mentiras': cardiologista tira dúvidas sobre as novas normas da hipertensão
A recente divulgação de uma nova diretriz sobre hipertensão arterial causou surpresa e deixou muitas dúvidas entre os brasileiros. O documento divulgado pelo Congresso Brasileiro de Cardiologia e assinado por três entidades passou a enquadrar a pressão de 12 por 8 como um caso de pré-hipertensão.
Nesse estágio, segundo as novas normas, ainda não há necessidade de iniciar o tratamento com remédios, mas mudanças no estilo de vida.
Pressão 12 por 8 passou a se enquadrar como pré-hipertensão
Reprodução/Jornal Hoje
No quadro "Verdades e Mentiras" da EPTV, afiliada da TV Globo, deste sábado (27), o médico cardiologista Fernando Nobre esclarece dúvidas sobre as novas normas da hipertensão.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Segundo ele, essa condição de pré-hipertensão tem um intervalo específico.
"Entre 12 e 13,9 por 8 até 8,9 está estratificado como pré-hipertensão. Isso é uma condição que tem um aspecto de orientação. Esses indivíduos, com esses níveis de pressão, têm maior probabilidade de desenvolver a doença e de se tornarem hipertensos", afirma.
Veja abaixo algumas outras dúvidas respondidas pelo especialista.
Qual o melhor medidor de pressão para ter em casa?
Qual o melhor medidor de pressão para ter em casa?
Existe algo para manter a pressão arterial estabilizada?
Existe algo para manter a pressão arterial estabilizada?
É normal fazer exercício e a pressão aumentar?
É normal fazer exercício e a pressão aumentar?
Pressão alta sem sintomas é normal?
Pressão alta sem sintomas é normal?
Estresse emocional tem alguma relação com a hipertensão?
Estresse emocional tem alguma relação com a hipertensão?
Quais sintomas indicam pressão alta ou baixa?
Quais sintomas indicam pressão alta ou baixa?
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Source: Pressão de 12 por 8: cardiologista tira dúvidas sobre novos parâmetros para hipertensão
#10
LEIA SEMPRE AQUI / O que significa na prática o r...
Última mensagem por noticias - 26, Setembro, 2025, 21:14
O que significa na prática o reconhecimento do Estado da Palestina?


     Após reconhecimento do Reino Unido, Palestina inaugura embaixada em Londres
França, Bélgica e Mônaco reconheceram oficialmente o Estado da Palestina na última segunda-feira (22), durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York. No domingo (21), Reino Unido, Austrália, Canadá e Portugal também anunciaram o reconhecimento.  Nos próximos dias, outros países ocidentais devem seguir o mesmo caminho durante a Assembleia, apesar dos protestos de Israel.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Até agora, mais de 140 países já reconheceram o Estado palestino, entre eles o Brasil.
A maioria das recentes declarações europeias sobre o reconhecimento do Estado palestino é uma decorrência da campanha militar israelense em Gaza, que já matou mais de 65 mil pessoas, segundo o Ministério da Saúde do governo do Hamas. Na última terça-feira (16), uma comissão do Conselho de Direitos Humanos da ONU acusou Israel de estar cometendo genocídio em Gaza.
Israel e seu principal aliado, os Estados Unidos, rejeitaram o relatório e qualquer iniciativa de reconhecimento da Palestina. Para eles, isso significaria uma recompensa ao terrorismo, numa referência aos ataques de 7 de outubro de 2023, quando militantes do Hamas mataram cerca de 1.200 pessoas em Israel, dando início à atual ofensiva militar em Gaza.
Apenas 'ações performáticas'
Homem segura bandeira da Palestina durante confronto com forças de Israel, em 27 de janeiro de 2023
Mohammed Salem/Reuters
Até mesmo apoiadores da criação de um Estado palestino reconhecem que o gesto, isolado, é insuficiente.
"Os países ocidentais adotam medidas simbólicas, enquanto os palestinos seguem sem justiça e sem um Estado funcional, vivendo uma distância cada vez maior entre a realidade e as declarações internacionais", afirmou a ativista Ines Abdel Razek, do Instituto Palestino para Diplomacia Pública, em Ramallah, em artigo publicado pelo think tank Al Shabaka.
Na quarta-feira (17), o colunista Owen Jones, do jornal britânico The Guardian, escreveu que "todas as ações tomadas contra Israel foram performáticas, pensadas para conter a pressão da opinião pública por medidas concretas".
Outra dúvida é como Israel reagirá à nova onda de reconhecimentos. "O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu tem um longo histórico de desafiar os demais membros da ONU", analisou Richard Gowan, especialista em Nações Unidas do think tank International Crisis Group, em artigo para o portal americano Just Security.
Segundo ele, um dos cenários que preocupa diplomatas é a possibilidade de Netanyahu – que afirmou na semana passada que "não haverá um Estado palestino" – possa responder ao processo de reconhecimento anunciando planos para anexar formalmente partes dos territórios palestinos.
O reconhecimento, sozinho, tampouco encerra a guerra na Faixa de Gaza. "Trata-se de um substituto equivocado para boicotes e sanções que deveriam ser aplicados contra um país que perpetua o genocídio", escreveu em agosto o colunista Gideon Levy, do jornal israelense Haaretz. "É apenas uma declaração vazia."
Especialistas jurídicos lembram ainda que se trata de duas questões distintas: ser ou não ser reconhecida como Estado não muda a obrigação internacional de todos os países de agir, diante da suspeita de genocídio, para tentar impedi-lo.
Simbolismo importante
O reconhecimento de um Estado palestino pode fortalecer a defesa de um cessar-fogo em Gaza.
No periódico acadêmico The Cairo Review of Global Affairs, o analista político egípcio Omar Auf destacou que autoridades palestinas já haviam tentado aderir às Convenções de Genebra em 1989, mas foram rejeitadas pela Suíça porque, segundo os suíços, havia incerteza sobre a existência de um Estado palestino.
A especialista em negociações de paz Nomi Bar-Yaacov, do Centro de Política de Segurança de Genebra, disse à DW que o reconhecimento nada muda de imediato.
"Mas dá aos palestinos uma participação muito maior nas negociações, porque quando se negocia Estado perante Estado não é o mesmo que negociações entre um Estado e um Estado não reconhecido ou que é apenas uma entidade."
Israel envia mais uma rodada de panfletos determinando a retirada de Palestinos da Cidade de Gaza
O reconhecimento por outros países pode ser visto como uma valorização diplomática. Quem reconhecer o Estado palestino precisa também rever suas relações com a Palestina, bem como as obrigações legais associadas. Isso pode levar a uma revisão das relações com Israel.
Tudo isso, porém, tem um caráter muito simbólico, observa o analista Hugh Lovatt, do Conselho Europeu de Relações Exteriores (ECFR).
"Simbolismo não é necessariamente algo ruim. Se for considerado quem está reconhecendo – França e Reino Unido, em especial – trata-se de uma importante reafirmação dos direitos e da autodeterminação dos palestinos, do direito de viver livre da ocupação, do direito à soberania e assim por diante."
"[O reconhecimento] deve ser visto como o percurso da viagem", disse Lovatt. "Podemos não chegar lá amanhã, mas a trajetória está clara."
Medidas práticas
Mas medidas simbólicas devem ser acompanhadas de medidas práticas. "Reconhecimento não é política, é um início. O verdadeiro trabalho começa no dia seguinte", afirmou o analista político Anas Iqtait, da Universidade Nacional Australiana, num artigo para o think tank Middle East Council on Global Affairs, sediado em Doha.
Em Bruxelas, na última quarta-feira (17), a chefe da diplomacia europeia, Kaja Kallas, incentivou os países-membros a aumentar as tarifas sobre alguns produtos israelenses e a sancionar colonos israelenses e dois ministros de Estado, o das Finanças, Bezalel Smotrich, e o da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, ambos da ultradireita israelense.
Essas são medidas que especialistas do ECFR já haviam recomendado. Uma fonte em Bruxelas disse à DW que a Itália, que sempre se opôs à interrupção do financiamento científico da UE para Israel, poderia abandonar suas objeções em breve.
Palestina em campo de refugiados cobre o rosto após bombardeio israelense derrubar prédio na Cidade de Gaza, na Faixa de Gaza, em 5 de setembro de 2025.
REUTERS/Ebrahim Hajjaj
Ataques de Israel matam ao menos 34 pessoas em Gaza

Source: O que significa na prática o reconhecimento do Estado da Palestina?
Powered by EzPortal