Mensagens recentes

#1
ENTRE AMIGOS / Para os amigos e anônimos col...
Última mensagem por marcosbr - 02, Novembro, 2025, 16:15
 Como não somos um fórum "comercial" eu esqueci de um detalhe... :ami15:
 Para usar este espaço (espaço de propaganda) é necessário ser um "colaborador"
 Mas se você não se registrar, como vai usar o fórum? 
 Não vai!
 A intenção é manter este fórum e melhorar sempre. Mas também é ajudar você!
 Não temos Pop-ups e propagandas. Mas temos despesas com hospedagem, armazenamento, domínio, etc...
 Se registrando (mesmo sem colaborar) você pode fazer pedidos e se comunicar direto por mensagem pessoal.
Pode abrir tópicos de ajuda, pedir esquemas, explicações, algum arquivo, etc...
mas veja que não temos avisos deste tipo: VOCÊ NÃO PODE ACESSAR SEM SER REGISTRADO!
aqui não tem isso, a internet deve servir de ferramenta para ajudar os estudantes e profissionais.
 
 Meu nome é Marcos Antônio, não tenho CNPJ, e a conta é do mercado pago. 
 
 Se mesmo assim quiser colaborar "anonimamente", eu e quem usa este fórum ficamos muito gratos.

 O valor fica a seu critério, sua consciência e possibilidades dirão! 
 
 A intenção aqui é séria! Nosso filhos precisam de uma internet séria e responsável!

 Agradecemos a sua visita. Aqui a presença humana é mais importante que Inteligência Artificial!
#2
PROJETO LEITURA / Como nascem os anjos (1996)
Última mensagem por marcosbr - 31, Outubro, 2025, 23:08
 Hoje lhes trago um filme. Mas é um dos melhores que já assisti!
Trata-se de uma realidade do Brasil/RJ que vivenciamos até os dias de hoje.
 Branquinha tem 13 anos e mora em uma favela no Rio de Janeiro.
Ela é casada com um traficante de drogas que se mete em apuros depois de provocar a morte de seu chefe, situação que se complica ainda mais depois que a imprensa se envolve no caso.
 
 

  Assista e veja porque este filme é considerado uma produção inesquecível!



 
#3
COISAS DO WHATSAPP... / Quem procura acha!
Última mensagem por marcosbr - 29, Outubro, 2025, 20:01
Coloquei aqui por ser quase humorístico.
Mas ja comecei a acreditar em Mateus 7:7,8:

"⁷ "Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.
⁸ Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta."

 

                                          O pedido...

#4
ESTUDE E SIMULE AQUI / Re: Como testar componentes el...
Última mensagem por cb-patrick - 26, Outubro, 2025, 11:58
Obrigado!
#5
LEIA SEMPRE AQUI / Nazista que aparece apontando ...
Última mensagem por noticias - 24, Outubro, 2025, 23:15
Nazista que aparece apontando arma para a cabeça de judeu em foto icônica é identificado após mais de 80 anos


     Nazista que aparece apontando arma para judeu em foto icônica é identificado
Até a primavera europeia de 1942, 100.000 pessoas – principalmente judeus – haviam sido assassinadas pelos nazistas do Comando C na Ucrânia.
Entre elas, um homem com cabelos volumosos e maçãs do rosto salientes, vestindo um sobretudo e agachado à beira de uma vala com um olhar resignado, segundos antes de ser baleado.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Estudo que revelou local onde a fotografia foi tirada foi o primeiro passo para identificar nazista que matou judeu na Ucrânia
imago images/Reinhard Schultz via DW
Os muitos cadáveres à sua frente e o atirador segurando a pistola atrás não deixavam dúvidas: ele sabia que iria morrer. Até hoje não se sabe quem é esse homem que foi morto. No entanto, recentemente, pesquisadores conseguiram identificar o autor do crime – com uma probabilidade de 99%.
O homem que segura a arma em uma "pose descontraída", com "indiferença performática" e "naturalidade processual" é muito provavelmente Jakobus Onnen, da SS (Schutzstaffel ou esquadra de proteção), o braço armado do partido nazista, e a foto é provavelmente um "troféu nazista", segundo o historiador alemão Jürgen Matthäus.
As descobertas de Matthäus, que já chefiou o departamento de pesquisa do Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, foram publicadas recentemente na revista especializada Zeitschrift für Geschichtswissenschaft da editora Metropol.
"Esse é um passo importante que nos aproxima da realidade histórica do Holocausto. São momentos em que os historiadores, se me permitem generalizar, pensam: aqui eu ampliei os limites do nosso conhecimento", argumenta o historiador.
A foto em questão, intitulada "O último judeu em Vinnytsia", tornou-se uma das imagens mais conhecidas do Holocausto desde que surgiu, em 1961, durante o julgamento do criminoso nazista Adolf Eichmann em Israel. Mas, até agora, pouco se sabia sobre a fotografia, e algumas das informações disponíveis acabaram se revelando falsas.
A história da imagem
Veja os vídeos que estão em alta no g1
De acordo com a agência de notícias United Press International, que divulgou a imagem na época, a fotografia pertenceria ao sobrevivente do Holocausto Al Moss, que vivia em Chicago. Ele teria recebido a foto em 1945, após sua libertação pelas tropas americanas em Munique, e a entregou à agência.
No entanto, durante muito tempo a imagem foi identificada incorretamente. Apenas em 2023, Matthäus descobriu que a fotografia não havia sido feita em algum momento entre 1941 e 1943 em Vinnytsia, na Ucrânia, como se pensava inicialmente, mas sim em Berdychiv, a cerca de 150 quilômetros a sudoeste de Kiev.
A descoberta foi resultado de uma feliz coincidência. Há alguns anos, o Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, em Washington, recebeu os diários de guerra do soldado austríaco Walter Materna, membro da Wehrmacht (Forças Armadas do regime nazista), que em 1941 estava estacionado em Berdychiv.
Neles, havia uma cópia dessa mesma foto, mas com qualidade significativamente melhor do que a cópia conhecida até então. No verso, estava escrito: "Final de julho de 1941. Execução de judeus pela SS na fortaleza de Berdychiv. 28 de julho de 1941".
Uma anotação no diário de Materna, com a mesma data, na qual ele descreve o assassinato de centenas de judeus na mesma vala, reforçou a tese de que o local do crime não era Vinnytsia, mas sim Berdychiv.
Matthäus publicou os resultados de sua pesquisa sobre os diários de Materna no final de 2023 na revista especializada Holocaust and Genocide Studies. Na época, o jornal alemão Die Welt pulicou uma reportagem sobre a descoberta.
Inteligência coletiva ajudou na identificação
Devido a essas publicações, Matthäus recebeu várias dicas de leitores que afirmavam ter reconhecido o criminoso. Uma delas veio de um professor aposentado do ensino médio, que escreveu que a "horripilante imagem" impacta há décadas a sua família, "porque mostra um membro da SS que se parece com um tio da minha esposa, irmão de sua mãe... Um tio que, como membro do Comando C, estava 'no local' na época em questão", escreveu Matthäus na Revista de Historiografia.
O referido tio da esposa do professor é Jakobus Onnen, nascido em 1906 na localidade de Tichelwarf, na Frísia Oriental, perto da fronteira da Alemanha com a Holanda. Ele estudou francês, inglês e educação física em Göttingen para se tornar professor e depois lecionou na Escola Colonial Alemã em Witzenhausen.
Em 1931, ele entrou na SA (Sturmabteilung, a organização paramilitar do partido nazista) e, um ano depois, foi para a SS. No início de junho de 1941, ele passou a fazer parte do Comando C, que assassinou centenas de milhares de judeus na Europa Oriental.
"Jakobus Onnen vinha de uma família de classe média, seu pai era professor e morreu cedo. Ele teve que cuidar dos irmãos desde muito jovem. Queria seguir os passos do pai e se tornar professor", afirma Matthäus.
 Nessa época, já estava impregnado pela ideologia nazista, e seus estudos em Göttingen foram claramente influenciados pelo movimento estudantil nacional-socialista."
Onnen nunca foi investigado porque morreu durante a Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1943. Além disso, sua irmã destruiu as suas cartas de guerra, impossibilitando qualquer reconstrução.
O professor que reconheceu o parente enviou para Matthäus fotografias antigas de Onnen. Com ajuda de um software de reconhecimento facial e de especialistas em inteligência artificial (IA), as imagens foram comparadas e foi possível determinar com alta probabilidade que Onnen é realmente o nazista da imagem de 1941.
Vítimas talvez nunca sejam identificadas
O nome e os detalhes biográficos do atirador são conhecidos. Mas, como em diversos outros casos, a vítima continua anônima, ainda que seu rosto seja facilmente reconhecível na imagem. Para Matthäus, isso não surpreende, pois os nazistas não registraram os nomes dos executados na Europa Oriental, ao contrário do que fizeram com as deportações a partir da Europa Ocidental.
"A maioria das vítimas do Holocausto no Leste Europeu permanece anônima, o que era o objetivo dos perpetradores. Ao longo do tempo, foram realizados enormes esforços para tirar o anonimato das vítimas, mas provavelmente nunca conseguiremos identificar muitos pelo nome. Grande parte desse trabalho foi realizado pelos próprios sobreviventes, que identificaram pessoas com base em fotos, memórias ou depoimentos de testemunhas", diz Matthäus.
Apesar disso, o historiador está "cautelosamente otimista" de que, com a ajuda da colaboração interdisciplinar, da inteligência coletiva e da IA, vítimas também possam ser identificadas algum dia. Para o especialista, a colaboração entre humanos e a IA abre muitas portas para pesquisas futuras.
"Se isso foi possível para essa foto, então também é possível para cartas, diários e outros documentos. Acho que depende muito do grau de entusiasmo da sociedade por essas novas possibilidades. Não apenas pesquisadores e políticos, mas também indivíduos e famílias", conclui o historiador.

Source: Nazista que aparece apontando arma para a cabeça de judeu em foto icônica é identificado após mais de 80 anos
#6
LEIA SEMPRE AQUI / Estado de SP registra 9 mortes...
Última mensagem por noticias - 24, Outubro, 2025, 23:14
Estado de SP registra 9 mortes e 44 casos confirmados de intoxicação de bebida com metanol


     Perícia em bebidas destiladas adulteradas
Reprodução/TV Globo
Subiu de 7 para 9 o número de mortes confirmadas por intoxicação de bebida alcoólica "batizada" com metanol no estado de São Paulo, segundo boletim divulgado pelo governo paulista nesta sexta-feira (24).
As duas novas mortes são de Rafael Anjos Martins, de 27 anos e que ficou 52 dias em coma após ingerir gin adulterado comprado em uma adega na Cidade Dutra, Zona Sul de São Paulo, e morreu na quinta-feira (23), e de uma mulher de 27 anos, de Osasco, em 23 de setembro, ainda não identificada.
As outras vítimas são:
Ricardo Lopes Mira, de 54 anos, morador da cidade de SP
Marcos Antônio Jorge Júnior, de 46 anos, morador da cidade de SP
Marcelo Lombardi, de 45 anos, morador da cidade de SP
Bruna Araújo, de 30 anos, moradora de São Bernardo do Campo
Daniel Antonio Francisco Ferreira, de 23 anos, morador de Osasco
Leonardo Anderson, de 37 anos, morador de Jundiaí
Cleiton da Silva Conrado , de 25 anos, morador de Osasco
Ainda conforme o boletim, são 44 casos confirmados e 14 seguem em investigação, incluindo um óbito em Piracicaba, de um paciente de 49 anos. Outras 434 suspeitas foram descartadas.
🔍 O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos. É altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até a morte. Também pode provocar insuficiências pulmonar e renal.
Intoxicação por metanol: 7ª vítima em SP é um jovem de 25 anos achado morto em casa após churrasco onde outra pessoa morreu
Sintomas e atendimento
A recomendação do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo é que bares, empresas e demais estabelecimentos redobrem a atenção quanto à procedência dos produtos oferecidos.
Os sintomas podem incluir ataxia, sedação, desinibição, dor abdominal, náuseas, vômitos, cefaleia, taquicardia, convulsões e visão turva, principalmente após ingestão de bebidas de procedência desconhecida.
Em caso de suspeita, é fundamental buscar atendimento médico de emergência. A população pode localizar o serviço mais próximo pela plataforma https://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.
O Centro de Controle de Intoxicações (CCI-SP) também oferece apoio para diagnóstico e orientação pelos telefones (11) 5012-5311 e 0800 771 3733.
Infográfico: o impacto do metanol no corpo humano.
Arte/g1
Governo de São Paulo cria força-tarefa para apurar intoxicação por metanol

Source: Estado de SP registra 9 mortes e 44 casos confirmados de intoxicação de bebida com metanol
#7
LEIA SEMPRE AQUI / Veneno na feijoada e conversas...
Última mensagem por noticias - 21, Outubro, 2025, 21:43
Veneno na feijoada e conversas 'em código' com irmã gêmea: os passos da polícia para acusar a 'serial killer de Guarulhos'


     Ana Paula Veloso Fernandes é acusada por quatro homicídios qualificados
Reprodução/Polícia Civil
No dia 16 de abril, o 1º Distrito Policial de Guarulhos recebeu uma denúncia que parecia rotineira: um bolo supostamente envenenado havia sido deixado em uma sala da Universidade de Guarulhos (UNG), acompanhado de um bilhete.
Duas alunas estariam sendo ameaçadas, entre elas a estudante de direito Ana Paula Veloso Fernandes, de 36 anos. Semanas depois, Ana Paula se tornaria suspeita de ser uma serial killer.
O bolo foi recolhido pela Polícia Civil e enviado para perícia. Mas as câmeras de segurança da faculdade não registraram ninguém entrando com o pacote, o que levantou a suspeita de que quem o deixou ali conhecia bem o campus.
Foi outro detalhe, no entanto, que chamou a atenção dos investigadores: Ana Paula, até então vítima das ameaças, passou a frequentar a delegacia com insistência.
O que define um serial killer? g1 responde dúvidas dos leitores
"Ela alegava que havia alguém a perseguindo, que essa pessoa possivelmente teria enviado o bolo e que poderia estar envolvida na morte de uma amiga dela, ocorrida dias antes", relatou o delegado Halisson Ideiao Leite, responsável pela investigação.
O escrivão Rafael Vello também achou a situação fora do comum. "Não é normal que uma vítima procure tantas vezes a delegacia. Ele teve esse feeling logo no início", contou o delegado.
"O conhecimento que ela demonstrava, mesmo sendo apenas estudante, e a preocupação exagerada chamaram a atenção do escrivão."
Ana Paula afirmava que estava sendo ameaçada por quem deixou bolo na faculdade
Reprodução/Polícia Civil
A partir daí, os policiais passaram a observar Ana Paula mais de perto. "Passamos a ter mais cuidado, pois sabíamos que poderíamos estar diante de alguém que havia forjado o episódio do bolo", disse o delegado.
Até que os detalhes da investigação começaram a aparecer. O número de telefone usado para enviar mensagens ameaçadoras a Ana Paula e à colega havia sido registrado em nome de uma amiga dela um dia antes desta amiga morrer. A coincidência fez a polícia voltar a olhar para este caso.
Maria Aparecida Rodrigues havia conhecido Ana Paula pela internet. Sua morte, em 11 de abril, foi registrada primeiramente como "natural". Mas a polícia descobriu que Ana Paula foi uma das últimas pessoas a estar com ela.
No inquérito, há também o relato de que Maria Aparecida esteve na casa de Ana Paula, onde comeu bolo e tomou café antes de morrer.
Os investigadores intensificaram o monitoramento da estudante, mas tomando cuidados para que ela não percebesse que era investigada.
"Em nenhum momento, comunicamos nossas suspeitas ou indagamos dela. Tentamos deixá-la à vontade e deixá-la próxima para que a gente não perdesse essa possibilidade se, eventualmente, as suspeitas que a gente tinha se confirmassem", continua o delegado.
Dias depois, Ana Paula voltou à delegacia. Desta vez, para registrar uma nova denúncia — contra um coordenador da faculdade.
"Ela apresentou mais uma queixa aparentemente falsa", conta o delegado.
"Quando foi embora, decidimos fazer uma pesquisa mais detalhada em sistemas policiais. Foi quando percebemos que ela aparecia em outros casos de morte."
Novas mortes
A busca revelou dois boletins de ocorrência anteriores em que o nome da estudante estava citado.
O primeiro, de 31 de janeiro, relatava a morte de Marcelo Hari Fonseca, dono de um imóvel em Guarulhos, onde Ana Paula alugava os fundos. Ele foi encontrado morto após comer um sanduíche.
Segundo o relatório policial, Ana Paula confessou ter matado Marcelo após uma discussão e, em seguida, queimou o sofá onde o corpo foi achado, destruindo possíveis vestígios.
O segundo boletim, de 23 de maio, dizia respeito à morte de Hayder Mhazres, um tunisiano de 21 anos que havia conhecido Ana Paula por um aplicativo de encontros.
Ele morreu após tomar um milkshake. A estudante também foi quem chamou o socorro e informou o endereço errado do local, o que dificultou o trabalho da polícia.
"Neste momento, tivemos a certeza absoluta que não se tratavam de terríveis coincidências, mas que ela teria efetivamente participado da morte deles", afirma o delegado.
"Seria impossível uma pessoa estar presente em tantos casos de óbito sem que ela tivesse culpa naquelas mortes", continua.
"Tínhamos a certeza de que se tratava de uma pessoa que estava matando. E isso se tornou, na verdade, uma luta contra o tempo. Tínhamos um tempo escasso, pois sabíamos que ela poderia voltar a matar."
Em depoimento, estudante confessou dois dos quatro crimes atribuídos a ela
Reprodução/Polícia Civil
Em julho, a Polícia Civil pediu à Justiça a prisão temporária de Ana Paula e uma operação de busca e apreensão em sua casa.
No local, os agentes encontraram um frasco de terbufós, um composto químico altamente tóxico usado na agricultura e frequentemente associado a envenenamentos.
"Conseguimos efetivamente confirmar o envolvimento dela em todos os três crimes, não só nos três crimes, mas também, por meio de extrações dos celulares apreendidos, conseguimos identificar um quarto crime."
O quarto crime citado pela polícia ocorreu no Rio de Janeiro. A vítima, Neil Corrêa da Silva, de 65 anos, pai de uma amiga de Ana Paula, morreu em 26 de abril, após comer uma feijoada preparada pela investigada.
Segundo o inquérito, mensagens de áudio e texto recuperadas dos celulares mostram que Ana Paula teria recebido ajuda de sua irmã gêmea, Roberta Veloso Fernandes.
Nas conversas, elas falavam dos assassinatos por "código": chamavam de "TCC", sigla normalmente usada para se referir aos trabalhos de conclusão de curso de uma faculdade.
As mensagens indicavam planejamento e até a sugestão de que Ana Paula começasse a cobrar pelos TCCs, no mínimo, R$ 4 mil e em dinheiro vivo.
'Sem inteligência para ser serial killer', diz defesa
A Polícia Civil indiciou Ana Paula por quatro homicídios qualificados, que são considerados mais graves por envolverem maior crueldade — pelas mortes de Marcelo Hari Fonseca, Maria Aparecida Rodrigues, Neil Corrêa da Silva e Hayder Mhazres.
O relatório da polícia afirma que Ana Paula "apresenta-se como uma criminosa contumaz, (...) com alto grau de frieza", e que sua liberdade representaria "ameaça concreta à ordem pública".
Por isso, sua prisão temporária foi convertida em preventiva. A investigação também apura a possível participação da irmã gêmea de Ana Paula e de Michelle Corrêa da Silva, filha de Neil, suspeita de ser mandante da morte do pai.
"A Ana Paula é uma serial killer", diz o delegado.
"É uma pessoa que é bastante fria com relação às mortes. Ela realmente não demonstra nenhum tipo de arrependimento e ela é uma pessoa muito manipuladora."
Mas o advogado Almir Sobral, que defende as irmãs, afirma que Ana Paula não tem o perfil de uma assassina em série.
"O serial killer, segundo estudos, planeja, analisa e existe uma logística e a execução é bem manipulada. Ana Paula não tem inteligência para ser uma serial killer."
A defesa elogiou o trabalho da Polícia Civil, mas afirmou que conduz uma investigação paralela e está preocupada com a forma como o caso tem sido divulgado na imprensa.
"Começamos a apuração porque existem muitas ocorrências e muitas testemunhas dizendo coisas que não procedem. Os fatos não são exatamente como estão sendo apresentados. Há distorções que precisam ser analisadas no decorrer do processo", afirmou.
Segundo ele, as provas ainda estão em fase de conclusão, e por isso não se pode "crucificar" as irmãs antes do fim das perícias.
"Os corpos ainda estão sendo exumados. Só depois disso será possível confirmar se houve ou não ingestão de veneno", argumentou.
Sobre a irmã de Ana Paula, o advogado nega qualquer envolvimento nos crimes.
"Ela jamais conheceu o senhor Neil, nunca falou com Michelle e nem teve contato com nenhuma das vítimas. Estão tentando vincular a Roberta a esse homicídio apenas porque ela trocava WhatsApp e ligações telefônicas com a irmã", disse.
Em depoimento à Polícia Civil, Ana Paula confessou ter matado Marcelo Hari Fonseca e Neil Corrêa da Silva, mas negou envolvimento nas mortes de Hayder Mhazres e Maria Aparecida Rodrigues.
Sobral relativiza as declarações de Ana Paula dadas à polícia e não considera suas falas como uma confissão formal. "A defesa, tecnicamente, não encara isso como uma confissão."
Mas ele reconhece que a cliente pode ter envolvimento nos casos.
"Eu não digo que ela é inocente dos quatro casos. Também não digo que ela participou ativamente desses quatro casos. Talvez tenha mais pessoas envolvidas. São fatos que tento apurar."
Universitária diz à polícia de SP que matou animais com veneno
LEIA TAMBÉM:
MP-SP acusa gêmea de 'serial killer' por ajudá-la a matar 4 vítimas: 'assassina em série como a irmã'
'Serial killer': Polícia quer exumar corpo de namorado na Tunísia para confirmar suspeita de veneno em milkshake
'Serial killer' acusada de matar 4 pessoas é estudante de Direito e já tentou envenenar colegas com bolo em faculdade em SP

Source: Veneno na feijoada e conversas 'em código' com irmã gêmea: os passos da polícia para acusar a 'serial killer de Guarulhos'
#8
LEIA SEMPRE AQUI / VÍDEOS: JL2 de terça-feira, 21...
Última mensagem por noticias - 21, Outubro, 2025, 21:42
VÍDEOS: JL2 de terça-feira, 21de outubro de 2025


     Assista às reportagens do telejornal com informações sobre o Pará.

Source: VÍDEOS: JL2 de terça-feira, 21de outubro de 2025
#9
EU ESCOLHO MEU GOVERNANTE / Protesto em todos os EUA contr...
Última mensagem por marcosbr - 19, Outubro, 2025, 00:58
 Assista aqui os vídeos de quem não quer ter um "rei", muito menos um ditador golpista!
 Este é o cidadão idolatrado pelo gado brasileiro. Um ditador a quem o Bozo fez uma declaração de amor...
 Americanos estão sentindo o gosto do que aconteceu no Brasil.
 Entregaram o poder a pessoas insanas, corruptas e megalomaníacas.
 Se lá não tem um STF, nem um XANDÃO... Os americanos vão ter que lutar muito!

 https://www.poder360.com.br/poder-internacional/protestos-contra-trump-reunem-milhares-nos-eua/

 E pensar que era isto que a direita queria fazer no Brasil...

  

  Até mesmo alguns militares já estão chegando a conclusão que estão sendo comandados por um louco!

   

#10
LEIA SEMPRE AQUI / Frente fria pode trazer chuvas...
Última mensagem por noticias - 17, Outubro, 2025, 23:41
Frente fria pode trazer chuvas fortes em Goiás para o fim de semana


     Chuva de granizo causa estragos em Jataí
Uma frente fria pode trazer chuvas fortes em Goiás para o fim de semana. Segundo o gerente do Centro de Informações Hidrológicas, Meteorológicas e Geológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, a frente fria vem do sul do país e a tendência é que atinja todo o estado, mas principalmente as cidades do Centro-Sul, como Rio Verde, Chapadão do Céu e Castelândia. 
Em Jataí, na região sudoeste de Goiás, uma chuva com granizo causou estragos na quinta-feira (17) (assista acima). Segundo reportagem da TV Anhanguera, uma árvore no meio da Praça Lambari, na região central da cidade, caiu com as fortes chuvas.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Frente fria pode trazer chuvas fortes em Goiás para o fim de semana, Goiás
Wildes Barbosa/O Popular
Os moradores enviaram para a reportagem vídeos de como foi a chuva em Jataí. Segundo a reportagem, alguns cabos de energia chegaram a estourar com a tempestade na cidade.
LEIA TAMBÉM:
Mais de 100 cidades entram em alerta para tempestades com risco de granizo
Goiás deve ter tempestades com a chegada de nova frente fria, diz meteorologista
Chuva com granizo e vento forte provocam estragos em cidades de Goiás; veja previsão do tempo
Alerta para 40 cidades
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas em 40 cidades do estado com ventos intensos de 40 a 60 km por hora (veja lista das cidades abaixo).
Segundo o órgão, a quantidade de chuvas pode ser de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. 
O Cimehgo também alertou para o risco de queimadas em todo estado, além da amplitude térmica que pode começar com 19 °C de madrugada na região sudeste e 38 °C na região oeste de Goiás.
Cidades com risco de chuvas intensas:
Acreúna
Água Limpa
Aloândia
Amorinópolis
Anhanguera
Aparecida do Rio Doce
Aporé
Aragarças
Arenópolis
Aurilândia
Baliza
Bom Jardim de Goiás
Bom Jesus de Goiás
Buriti Alegre
Cachoeira Alta
Cachoeira de Goiás
Cachoeira Dourada
Caçu
Caiapônia
Caldas Novas
Castelândia
Catalão
Cezarina
Chapadão do Céu
Córrego do Ouro
Corumbaíba
Cromínia
Cumari
Davinópolis
Diorama
Doverlândia
Edealina
Edéia
Fazenda Nova
Firminópolis
Goiandira
Goiatuba
Gouvelândia
Guapó
Hidrolândia
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Source: Frente fria pode trazer chuvas fortes em Goiás para o fim de semana
Powered by EzPortal