Mensagens recentes

#1
LEIA SEMPRE AQUI / Posse de Trump: conheça 5 curi...
Última mensagem por noticias - Ontem at 23:59
Posse de Trump: conheça 5 curiosidades sobre a cerimônia de troca de presidentes nos EUA


     Republicano assume a presidência em 20 de janeiro de 2025. O evento acontece no Capitólio, em Washington, D.C, reunindo celebridades e aliados de Trump. Preparativos para a posse de Trump, transferida para dentro do Capitólio
Morry Gash/AP
Chamada de "Inauguration Day" (ou "Dia da Inauguração", em português), a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos acontece nesta segunda (20).
AO VIVO: acompanhe a cobertura em tempo real da posse de Trump
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A cerimônia, que acontece desde 1789, é marcada por uma série de tradições que simbolizam a transição pacífica de poder no país. Veja a seguir algumas curiosidades sobre o evento.
Equipe de governo de Trump divulga foto oficial do segundo governo; veja o antes e depois
1- Mudança na data
 A 20ª emenda da Constituição americana estabelece que a posse de novos presidentes sempre aconteça exatamente às 12h do dia 20 de janeiro, no ano seguinte à eleição.
Mas nem sempre foi assim. Durante a maior parte da história do país, o dia da posse era 4 de março, que também era o último dia da sessão do Congresso. O dia da cerimônia foi transferido para 20 de janeiro em 1937.
💡Franklin D. Roosevelt foi o último dos presidentes americanos a ser empossado em março e também o primeiro a tomar posse na nova data, em seu segundo mandato.
2 - Discurso inaugural
Donald Trump será o 47º presidente dos EUA. Antes dele, apenas cinco figuras não fizeram o tradicional discurso inaugural de posse (conhecido como "inaugural address").
Isso porque John Tyler, Millard Fillmore, Andrew Johnson, Chester Arthur e Gerald Ford foram vice-presidentes que assumiram a presidência após a morte ou renúncia de um presidente.
Os discursos de posse ao longo da história variaram de 135 a 8.445 palavras. O mais longo, de William Henry Harrison, ocorreu em 1841, sob frio e chuva, e ele faleceu um mês depois de pneumonia. George Washington foi quem fez o discurso mais curto de todos usando exatas 133 palavras, em 1793, no início de seu segundo mandato.
💡O discurso de Calvin Coolidge, em 1925, foi o primeiro transmitido nacionalmente pelo rádio, enquanto Harry S. Truman, em 1949, inaugurou as transmissões televisivas.
3 - Posses não consecutivas
Donald Trump será o segundo presidente na história doa EUA a governar por dois mandatos não consecutivos.
O anterior foi Grover Cleveland, que ocupou a Casa Branca entre 1885 e 1889, fracassou ao tentar ser reeleito e quatro anos depois conseguiu um novo mandato, que cumpriu entre 1893 e 1897.
4 - Bíblias
Os novos presidentes dos EUA pode escolher ter uma Bíblia ao seu lado durante o momento de juramento da cerimônia de posse. Mesmo que seu uso não seja obrigatório, é uma tradição.
Quando tomou posse em 2017, Trump fez seu juramento perante a duas Bíblias: uma dada pela sua mãe quando ele era criança e a mesma usada no juramento de Abraham Lincoln, em 1861. É esperado que ele repita o ato em 2025. O outro único presidente a usar a Bíblia de Lincoln foi Barack Obama.
4 - Posse interna
Com a expectativa de que as temperaturas no dia 20 estejam entre as mais frias para um "Inauguration Day" em décadas, as autoridades decidiram transferir a cerimônia de posse de Trump para o lado de dentro do Capitólio, sede do Congresso — e não do lado de fora, como costuma ocorrer.
Essa mudança já ocorreu em outras ocasiões. A segunda posse de Ronald Reagan, em 21 de janeiro de 1985, também foi realizada na Rotunda do Capitólio devido ao frio intenso.
As posses de George Bush em 1989, Bill Clinton em 1993 e 1997, George W. Bush em 2001 e 2005, Barack Obama em 2009 e 2013 e Donald J. Trump em 2017 e Joe Biden em 2021 mantiveram a tradição de serem feitas na parte externa da Fachada Oeste.
Posse do Trump: veja aqui quem foi convidado, quem confirmou presença e quem não irá
5 - Dia de Martin Luther King Jr.
O Congresso americano decretou em 1983 que a terceira segunda-feira de janeiro seria um feriado federal para homenagear Dr. Martin Luther King Jr., ícone da luta  pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.
A posse de Trump será a segunda cerimônia —a primeira vez foi na segunda posse do presidente Bill Clinton em 1997 — a cair exatamente no dia que homenageia o líder pacifista, o que gerou desconforto em parte da comunidade negra crítica ao governo do republicano.
Em publicação no Instagram, Bernice A. King, filha de Martin Luther King, disse aos americanos para "prestarem atenção" às palavras do presidente eleito durante sua posse e também homenagearem o aniversário de seu pai.
Initial plugin text
LEIA TAMBÉM
Prestes a tomar posse, Trump conversa com Xi Jinping por telefone e afirma: 'Foi muito bom para a China e os EUA'
YMCA: como hit do Village People virou um improvável hino para Trump
Posse de Donald Trump

Source: Posse de Trump: conheça 5 curiosidades sobre a cerimônia de troca de presidentes nos EUA
#2
LEIA SEMPRE AQUI / Israel vai libertar 737 presos...
Última mensagem por noticias - 20, Janeiro, 2025, 23:57
Israel vai libertar 737 presos na primeira fase do cessar-fogo em Gaza, que começa no domingo (19)

O acordo prevê a libertação total de 33 reféns israelenses, mas o gabinete não informou se todos eles serão devolvidos no domingo às 8h30 no horário local (03h30 em Brasília).  Israel diz que cessar-fogo em Gaza começa na manhã de domingo (19)
As Forças de Defesa de Israel afirmaram que o acordo de cessar-fogo assinado com o Hamas começará às 8h30 de domingo (19) no horário local — madrugada pelo horário de Brasília. A informação foi divulgada neste sábado (18) pelo Exército israelense.
"O acordo entrará em vigor no domingo, 19 de janeiro, às 08:30 (horário de Jerusalém). Como parte dele, as tropas implementarão os procedimentos operacionais no campo, de acordo com os termos estabelecidos", diz trecho do comunicado.
O governo de Israel aprovou oficialmente na sexta-feira (17), após uma reunião do Conselho de Ministros do país. Segundo o site Axios, 24 ministros votaram a favor, enquanto oito foram contrários.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A primeira fase do acordo prevê a libertação total de 33 reféns israelenses, de forma gradual. Pelo menos três devem sair já no domingo. De acordo o Ministério da Justiça de Israel, o país deve libertar 737 prisioneiros palestinos.
Cerca de cem pessoas que foram sequestradas pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 ainda estão sob poder do grupo, e a devolução deles é um dos pontos do acordo, que prevê também que Israel liberte centenas de palestinos presos em Israel e interrompa os bombardeios na Faixa de Gaza.
O gabinete de Netanyahu não detalhou os nomes dos reféns que serão libertados — um deles é um bebê que foi sequestrado quanto tinha apenas dez meses. O Hamas afirma que ele morreu em bombardeio, mas a informação nunca foi confirmada por Israel.
Veja os reféns israelenses que devem ser soltos na 1ª fase do acordo de cessar-fogo em Gaza

Source: Israel vai libertar 737 presos na primeira fase do cessar-fogo em Gaza, que começa no domingo (19)
#3
LEIA SEMPRE AQUI / Palestinos comemoram antes mes...
Última mensagem por noticias - 19, Janeiro, 2025, 23:53
Palestinos comemoram antes mesmo de acordo de cessar-fogo ser anunciado; VÍDEO


     Segundo a agência Reuters e autoridades da Casa Branca ouvidas pela TV Globo, a aprovação foi garantida após intensos debates nesta quarta-feira (15). Mesmo antes da oficialização, Donald Trump comemorou em rede social. Palestinos celebram acordo de cessar-fogo em Gaz
REUTERS/Mohammed Salem
Israel e Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogo nesta quarta-feira (15), após dias de intensas negociações, segundo uma autoridade envolvida nos debates, segundo a agência Reuters. Fontes da Casa Branca também confirmaram a informação à correspondente Raquel Krähenbühl, da TV Globo.
Autoridades do Catar, Egito e Estados Unidos, bem como de Israel e do Hamas, participam das negociações. Saiba detalhes do acordo.
Em seu perfil na rede social Truth Social, às 14h02 do horário de Brasília, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, também afirmou que o acordo foi aprovado.
De acordo com a Reuters, Israel mantém atualmente mais de 11.000 prisioneiros palestinos, enquanto se estima que 98 israelitas estejam detidos em Gaza.
Em Gaza, palestinos se reuniram para comemorar o anúncio da libertação de reféns. Veja abaixo.
População de Gaza comemora o acordo de cessar-fogo
SANDRA COHEN: Biden e Trump travam disputa para levar o crédito pelo cessar-fogo
Palestino comemoram em Gaza expectativa de anúncio de cessar-fogo
Reuters
A represália de Israel já deixou mais de 46 mil mortos em Gaza, de acordo com autoridades de saúde palestinas. O enclave está destruído e enfrenta uma crise humanitária. A maior parte da população foi deslocada.

Source: Palestinos comemoram antes mesmo de acordo de cessar-fogo ser anunciado; VÍDEO
#4
LEIA SEMPRE AQUI / Coreia do Sul: Presidente falt...
Última mensagem por noticias - 18, Janeiro, 2025, 23:50
Coreia do Sul: Presidente falta a julgamento, e impeachment é adiado


     Sessão era a 1ª para julgar impeachmet de Yoon Suk Yeol, suspenso pelo Parlamento após uma polêmica declaração de lei marcial em dezembro.  Imagem mostra primeira sessão em tribunal de Seul para julgar processo de impeachment de Yoon Suk Yeoul, que faltou ao julgamento, em 14 de janeiro de 2024.
Kim Min-Hee/ Pool via Reuters
O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, suspenso por conta de um processo de impeachment, faltou nesta terça-feira (14) à primeira sessão do julgamento do caso. Por conta disso, o impeachmento foi adiado.
A sessão durou apenas quatro minutos. Após o término, a unidade militar responsável por vigiar a residência oficial de Yoon aprovou a entrada da polícia no local para tentar prender o presidente suspenso — há um mandado de prisão contra ele, mas policiais foram impedidos de entrar na residência por militares em uma primeira tentativa de executar o mandado.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Um advogado do presidente suspenso está "escondido" dentro de sua residência e que não compareceu porque poderia ser detido antes de ter a chance de expressar sua posição.
A próxima sessão de julgamento está marcada para quinta-feira (16), e, se Yoon também não comparecer, ele será representando pelos advogados, segundo disse o presidente interino Moon Hyung-bae.
O Tribunal Constitucional deve decidir dentro de 180 dias se removerá Yoon do cargo ou restaurará seus poderes presidenciais.
"Um mandado legítimo deve existir, e... deve ser legalmente apresentado e executado", o que não significa "pular cercas ou danificar propriedade sem apresentar um mandado", disse seu advogado Yoon, repetindo que o atual mandado de prisão era inválido.
Coreia do Sul: chefe da segurança do presidente afastado Yoon Suk Yeol renuncia
A declaração de lei marcial de Yoon em 3 de dezembro, que foi retirada após cerca de seis horas, mergulhou uma das democracias mais vibrantes da Ásia em um período de turbulência política sem precedentes.
O chefe de gabinete de Yoon disse na terça-feira que o gabinete de Yoon pode consultar as autoridades investigadoras para evitar um conflito durante a execução do mandado de prisão contra Yoon.
Yoon poderia ir a um terceiro local fora de sua residência fortificada, ou uma visita à sua casa poderia ser organizada para que as autoridades investigadoras pudessem interrogar Yoon, disse o chefe de gabinete presidencial Chung Jin-suk em uma declaração na terça-feira.
Autoridades investigadoras, incluindo o Escritório de Investigação de Corrupção para Oficiais de Alto Nível (CIO) e a polícia, receberam um mandado de prisão reemitido de um tribunal sul-coreano após sua primeira tentativa de deter Yoon para interrogatório ter falhado após um impasse com oficiais de segurança presidencial no início deste mês.
O CIO, a polícia e o Serviço de Segurança Presidencial (PSS) se reuniram na terça-feira para discutir a execução do último mandado de prisão, disseram autoridades investigadoras em um comunicado.
Na reunião, a polícia e o CIO pediram cooperação ao PSS para executar o mandado de forma pacífica e segura, e estavam aguardando uma resposta.
O Ministério da Defesa disse na terça-feira que as forças militares encarregadas da segurança presidencial não seriam mobilizadas em relação à execução do mandado de Yoon.

Source: Coreia do Sul: Presidente falta a julgamento, e impeachment é adiado
#5
LEIA SEMPRE AQUI / Sem calças e com roupas íntima...
Última mensagem por noticias - 17, Janeiro, 2025, 23:50
Sem calças e com roupas íntimas à mostra, passageiros andam de metrô em Londres


     Evento anual, que já virou tradição na capital inglesa, se chama 'No Trousers Tube Ride'. Participantes enfrentaram um frio de -3ºC neste domingo (12). Sem calças e com roupas íntimas à mostra, passageiros andam de metrô em Londres
Cerca de 200 homens e mulheres sem calças e com as roupas íntimas à mostra lotaram algumas das estações mais importantes do metrô de Londres, neste domingo (12).
Para participar do evento "No Trousers Tube Ride", já popular também em outras grandes cidades, o grupo desfilou com modelos que iam de cuecas samba-canção a calcinhas de renda sob o olhar espantado de outros passageiros.
Sob um frio de -3ºC, em meio ao rigoroso inverno londrino, muitos participantes, mesmo sem a parte de baixo, capricharam na proteção na parte de cima, com casacos e cachecóis.
O criador do evento, que começou em 2002 em Nova York, diz que a ideia é criar momentos inesperados de alegria, deleite e confusão.
Aqui no Brasil, em São Paulo, passageiros desinibidos também já lotaram as linhas de metrô.
Trio de meninas posa em frente a um dos trens sob frio de -3ºC
REUTERS/Hollie Adams
Rapazes, com diferentes tipos de cueca à mostra, em estação de metrô em Londres
REUTERS/Hollie Adams
Passageira circula sem calça na Estação Westminster, na região metropolitana de Londres, no dia 12 de janeiro de 2025
Ben Stansall/AFP
'No Trousers Tube Ride': passageiro circula em estação de metrô de Londres sem calça no dia 12 de janeiro de 2025
Ben Stansall/AFP

Source: Sem calças e com roupas íntimas à mostra, passageiros andam de metrô em Londres
#6
LEIA SEMPRE AQUI / O raro 'desfile' de planetas q...
Última mensagem por noticias - 16, Janeiro, 2025, 23:47
O raro 'desfile' de planetas que poderá ser visto no céu em 2025


     Sete planetas ficarão visíveis ao mesmo tempo em fevereiro, o que só voltará a acontecer daqui a 467 anos. O raro 'desfile' de planetas que poderá ser visto no céu em 2025
🔭 Sete planetas ficarão visíveis ao mesmo tempo em fevereiro, conjunção que só volta a acontecer em 2492. O ano de 2025 promete ser inesquecível para os amantes da astronomia, que se preparam para observar vários alinhamentos planetários únicos. O maior deles acontecerá em 28 de fevereiro, quando sete planetas do Sistema Solar estarão visíveis ao mesmo tempo.
🪐O que são alinhamentos planetários?
O "alinhamento planetário" não é estritamente um fenômeno astronômico, mas sim um efeito visual. Isso porque os planetas não estão realmente distribuídos em linha reta e só são percebidos desta forma quando vistos da Terra.
Pessoa observa estrelas e a Via Láctea no céu durante acampamento noturno
Emre Ayata via Pexels
A explicação para esse efeito está no fato de que os planetas orbitam em torno do Sol, mantendo-se na trajetória marcada pela força gravitacional da estrela. Essa linha imaginária é conhecida como "eclíptica" e explica por que os planetas parecem se aproximar, quando na verdade estão distantes.
Calendário astronômico de 2025: confira quando haverá eclipses, chuvas de meteoro e superluas
"É por isso que às vezes observamos que os planetas parecem se aproximar uns dos outros no céu, pois os vemos ao longo de uma linha enquanto circulam pela pista de corrida cósmica", explica a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (Nasa) dos EUA.
"Alguns dos planetas têm órbitas ligeiramente inclinadas acima ou abaixo dessa linha, mas todas são mais ou menos niveladas, como as ranhuras de um disco, graças à maneira como estrelas como o nosso Sol são formadas", acrescenta o portal LiveScience.
Estas conjunções planetárias são mais comuns quando até seis planetas estão envolvidos, como acontecerá em janeiro e em agosto deste ano. Os planetas sempre aparecem ao longo de uma linha no céu, portanto o "alinhamento" não é especial.
➡️ O que é incomum é quando ocorre uma percepção de alinhamento com sete planetas vistos ao mesmo tempo. É isso que acontecerá em 28 de fevereiro de 2025, um fenômeno que não volta a se repetir até o ano de 2492.
"É menos comum ver quatro ou cinco planetas brilhantes ao mesmo tempo, o que não acontece todo ano. É um 'desfile de planetas'? Não é um termo técnico em astronomia, então chame como quiser", observa a NASA em seu site.
Foto de 23 de março de 2023 mostra aproximação rara de Júpiter com a Lua
Observatório de Astronomia da Unesp /Divulgação
Os alinhamentos para 2025
Em janeiro deste ano, ocorrerá o primeiro dos três alinhamentos planejados para 2025. Na noite de 21 de janeiro, será possível ver quatro planetas ao mesmo tempo no céu, seguindo uma linha imaginária. Vênus e Saturno estarão visualmente muito próximos, e serão vistos no sudoeste do céu nas primeiras horas da noite, com Júpiter no alto do céu e Marte no leste.
Marte é o único planeta que de fato vai ficar em oposição oposta ao Sol em relação à Terra, formando uma linha reta, um fenômeno que acontece a cada dois anos.
Já Urano e Netuno também estarão alinhados, mas será necessário um telescópio para identificá-los.
Em 28 de fevereiro, um sétimo planeta, Mercúrio, aparecerá ao mesmo tempo no céu. Enquanto isso, em 11 de agosto, será possível observar até seis planetas: Mercúrio, Vênus, Júpiter, Urano, Netuno e Saturno. Nos dois casos, será necessário o uso de um telescópio para identificar todos os corpos celestes.
A poluição deixa mesmo o céu mais bonito?

Source: O raro 'desfile' de planetas que poderá ser visto no céu em 2025
#7
LEIA SEMPRE AQUI / Incêndio em Los Angeles: fogo ...
Última mensagem por noticias - 15, Janeiro, 2025, 23:47
Incêndio em Los Angeles: fogo avança para nova área residencial, com casas de famosos como Schwarzenegger e LeBron James


     Moradores de Brentwood e Encino receberam ordens para evacuar de suas casas neste sábado (11). Maior incêndio da história da cidade já consumiu cerca de 145 km², área maior que Manhattan, em Nova York. Incêndios na Califórnia, nos EUA, já deixaram 11 mortos
Maior foco do incêndio mais devastador da história de Los Angeles, o fogo de Pacific Palisades mudou de direção durante a noite de sexta para sábado (11). Agora, ameaça novos bairros residenciais de luxo, onde há casas de famosos como a do jogador de basquete LeBron James, do ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger e da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Os moradores dos bairros Brentwood e Encino receberam ordens de evacuação obrigatória, devido às ameaças. Um dos maiores museus de Los Angeles, o Getty Museum, fica em Brentwood.
Cerca de 153 mil pessoas ainda estão sob ordens de evacuação obrigatória na cidade. Outras 166 mil estão sob aviso para evacuação, afirmou neste sábado o chefe da polícia do Condado de Los Angeles, Robert Luna.
No mesmo dia, estudantes da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) também receberam ordem de retirada do campus.
O incêndio de Palisades já consumiu mais de 9 mil hectares, segundo o Departamento estadual de Silvicultura e Proteção contra Incêndios, o Cal Fire. Cerca de 11% das chamas foram contidas. Ao todo, os múltiplos focos de incêndio já consumiram cerca de 145 km², uma área equivalente a da cidade de Miami, ou 1,5 vezes de Manhattan, em Nova York.
O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS) declarou na sexta-feira (10) uma emergência de saúde pública na Califórnia para lidar com os impactos à saúde causados pelos incêndios florestais em curso no condado de Los Angeles.
Os incêndios em Los Angeles começaram ainda na terça-feira (7). Até o momento, 11 pessoas morreram e 13 estão desaparecidas. O número de mortos, no entanto, deve aumentar, segundo autoridades da cidade.
No combate aos incêndios, estão trabalhando cerca de 400 membros da Guarda Nacional e autoridades policiais da cidade e do condado.
Chefe da polícia do condado, Luna afirmou que 22 pessoas foram presas por diferentes razões relacionadas ao incêndio, como violações de toque de recolher, invasão de propriedade, roubo e, em um caso, posse de arma de fogo.
LEIA TAMBÉM:
Príncipe Harry e Meghan Markle visitam vítimas de incêndio de LA
VÍDEOS mostram mansões destruídas em Malibu e Pacific Palisades
Tijela, brinquedo, página de livro: os pequenos objetos recuperados por moradores de casas destruídas pelo fogo em LA
Antes e depois do incêndio
Imagens de satélite mostram o antes e depois de incêndio em Los Angeles
Imagens de satélite mostram regiões na área metropolitana de Los Angeles completamente tomada pelas chamas.
Esse é o pior incêndio na história da segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos e um dos mais trágicos da Califórnia. Segundo autoridades locais, ao menos 10 pessoas morreram, 153 mil pessoas receberam ordens para saírem de casa e mais de 2 mil residências foram destruídas.
A causa dos incêndios ainda é desconhecida, mas uma conjunção de fatores meteorológicos multiplicou a força do fogo e continua colocando obstáculos à atuação de bombeiros e socorristas.
Dados do CalFire, o Departamento Florestal e de Proteção de Incêndios da Califórnia, mostram que 145 km² foram consumidos pelo fogo, uma área equivalente a da cidade de Miami ou 1,5 vezes a área de Manhattan, em Nova York.
Na região de Eaton, em Altadena, o mar de pontos laranjas incandescentes vistos de cima se traduz em uma paisagem apocalíptica no nível do chão. Fotos e vídeos compartilhados nas redes sociais revelam casas, carros, árvores e diversas estruturas reduzidas a cinzas.
Imagens de satélite mostram a devastação causada pelo incêndio de Eaton.
Imagem: AP
De acordo com o CalFire, apenas 3% do incêndio de Eaton foi controlado. 
Outras localidades da área metropolitana de Los Angeles também enfrentam cenários dramáticos, como o bairro de Pacific Palisades, que concentra mansões de celebridades e bilionários, Hurst e Kenneth.
O incêndio de Kenneth, perto de West Hills, é a mais recente dos quatro incêndios, tendo começado na tarde da quinta-feira (9). Cerca de 400 hectares já foram consumidos pelo fogo.
Esse incêndio estava sendo investigado como um possível ato criminoso, e uma pessoa suspeita chegou a ser detida pelo Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD).
Antes e depois dos incêndios na Califórnia
Reuters
Biden libera recursos para afetados por incêndios
A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, disse que o presidente Joe Biden e a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA, na sigla em inglês) se comprometeram a reembolsar as despesas com a assistência em desastres.
"Ontem, o presidente Biden prometeu seu total apoio aos esforços de resposta, incluindo o reembolso de 100% dos custos de nossa resposta ao desastre pela FEMA", disse Bass em uma coletiva de imprensa.
A FEMA também lançou recursos para os moradores de Los Angeles impactados pelos incêndios, disse Bass, e ela incentivou os residentes a visitar o site disasterassistance.gov para obter ajuda.
Biden havia declarado estado de calamidade pública na quarta-feira.

Source: Incêndio em Los Angeles: fogo avança para nova área residencial, com casas de famosos como Schwarzenegger e LeBron James
#8
LEIA SEMPRE AQUI / Novo foco de incêndio em Los A...
Última mensagem por noticias - 14, Janeiro, 2025, 23:43
Novo foco de incêndio em Los Angeles se espalha rapidamente perto de endereço das Kardashians, John Travolta e outras celebridades


     O chamado incêndio Kenneth atinge a região de Calabasas, uma das cidades mais ricas dos EUA. Incêndios mataram 10 pessoas desde terça-feira (7) e obrigaram a remoção de 180 mil pessoas de suas casas. Mansões de luxo e pontos turísticos da cidade foram afetados. Helicóptero joga água sob as chamas do incêndio Kenneth, em Los Angeles
Ethan Swope/AP Photo
Um novo foco de incêndio se alastrou rapidamente entre a tarde de quinta (9) e a manhã desta sexta-feira (10) na região de Los Angeles. Batizado de incêndio Kenneth, ele se expandiu por 388 hectares em questão de poucas horas, atingindo a região de Calabasas, no Vale de San Fernando, uma cidade no subúrbio considerada uma das mais ricas dos EUA.
O incêndio Kenneth teve incício a cerca de 3 km de uma escola que servia de abrigo para pessoas deslocadas de outro incêndio. Ele se moveu para o condado vizinho de Ventura, mas uma resposta grande e agressiva dos bombeiros impediu que as chamas se espalhassem ainda mais.
Cerca de 400 bombeiros permaneceram no local durante a noite para impedir a propagação das chamas. Segundo as autoridades do condado de Ventura, o incêndio Kenneth não foi controlado, mas ele parou de crescer.
Calabasas, uma pequena comunidade entre montanhas, é conhecida por ser o endereço de diversas celebridades, como Kim e Khloe Kardashian, Kylie Jenner, Will e Jada Pinkett-Smith, John Travolta e Drake. Não há nenhuma informação em relação à remoção de moradores das mansões da região.
Apenas algumas horas antes de o incêndio Kenneth ganhar vida, autoridades expressaram otimismo depois que os bombeiros, auxiliados por ventos mais calmos e ajuda de equipes de fora do estado, viram os primeiros sinais de sucesso no combate aos dois incêndios florestais devastadores da região.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
AO VIVO: Acompanhe as últimas atualizações dos incêndios em Los Angeles
A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, chamou de "tempestade de fogo perfeita" o pior incêndio da história da cidade.
"Continuamos a enfrentar uma grande tempestade de fogo, causada por ventos poderosos e uma seca extensa. Essa junção de fatores criou uma tempestade perfeita e histórica. Estive na linha de frente dos incêndios, e é possível ver o quão é destrutivo esse fogo impulsionado pelos ventos", afirmou Bass em coletiva na quinta.
A chefe do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, Kristin Crowley, afirmou que todos os moradores da cidade continuam sob alerta vermelho e sob aviso de eventos extremos decorrentes do comportamento do fogo.
O chefe de polícia da cidade, Robert Luna, afirmou que alguns dos lugares atingidos pelos incêndios "parecem que foram atingidos por uma bomba".
Os bombeiros da cidade estão enfrentando diversas dificuldades para combater os incêndios, que em sua maioria permanecem sem controle até o início da tarde desta quinta, entre elas a falta de água.
O primeiro foco de incêndios, em Pacific Palisades, iniciou ainda na terça-feira e se tornou o mais destrutivo da história de Los Angeles e consumiu bairros inteiros da região, que possui casas de luxo de bilionários e celebridades. O intenso combate das chamas fez a pressão da água diminuir e até faltar em alguns hidrantes em Palisades, segundo as autoridades locais.
"Levamos o sistema ao limite. Estamos combatendo um incêndio florestal com sistemas de água urbanos", afirmou Janisse Quinones, diretora-executiva do Departamento de Água e Energia de Los Angeles.
As autoridades de Los Angeles afirmaram que seus sistemas municipais de água estavam funcionando de forma eficaz, mas foram projetados para um ambiente urbano, não para lidar com incêndios florestais.
Segundo Jay Lund, professor de engenharia civil e ambiental na Universidade da Califórnia em Davis, os reservatórios urbanos são geralmente projetados para combater incêndios localizados, e não chamas generalizadas como os que estão devastando Los Angeles.
Bombeiros combatem incêndio em Hollywood Hills, em Los Angeles
"Não é que falte água no sul da Califórnia, mas não há água suficiente naquela área específica durante as poucas horas em que você precisa para combater os incêndios", disse Lund.
Incêndios atingem Los Angeles
Reuters e AFP
LEIA TAMBÉM:
HOLLYWOOD: Fogo avança em Los Angeles, e polícia emite ordem de retirada em área perto da Calçada da Fama
VEJA: FOTOS e VÍDEOS mostram pior incêndio da história de Los Angeles
FUGA: Chrissy Teigen e John Legend evacuam casa em L.A. para fugir de incêndios e se abrigam em hotel com filhos e pets
Incêndio fora de controle e de múltiplos focos avança sobre Los Angeles, nos EUA, em 9 de janeiro de 2025.
Otavio Camargo/arte g1
Los Angeles enfrenta o pior incêndio da história
Biden reconhece desastre
Incêndio na região de Los Angeles, em 9 de janeiro de 2025
Hollywood Hills
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou um decreto que reconhece como desastre de grandes proporções os incêndios que atingem a região de Los Angeles. O governo também enviou cinco aviões-tanque para o combate às chamas.
A Casa Branca informou na quinta-feira (9) que está monitorando o incêndio e anunciou o envio de recursos, principalmente para ajudar pessoas desalojadas. As autoridades informaram que 400 mil residências estão sem energia elétrica.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse que a medida presidencial possibilitará o envio de dinheiro aos governos locais para cobrir custos de resposta a emergências. Newson afirmou ainda que Biden anunciou o envio de 10 helicópteros e dezenas de veículos.
"A situação em Los Angeles é altamente perigosa e evolui rapidamente", disse. "Para todos aqueles no sul da Califórnia, por favor, continuem a ouvir as autoridades locais e não esperem, saiam se for solicitado."
Incêndios florestais são comuns na Califórnia, mas não acontecem com tanta frequência nesta época do ano, já que é inverno no hemisfério norte. Múltiplos focos foram registrados, que se espalharam com a ajuda de rajadas de vento de mais de 100 km/h.
LEIA TAMBÉM
Antes e depois: fogo em Los Angeles deixa rastro de destruição
'Não tem ninguém na rua, está meio apocalíptico', diz brasileira ao chegar a Los Angeles em meio a incêndio
Incêndio na Califórnia atinge bairro de celebridades e tira Ben Affleck, James Woods e mais famosos de casa
Incêndios sem precedentes
Casa pega fogo em Los Angeles, na Califórnia
Mario Tama/Getty Images via AFP
O chefe de polícia de Los Angeles, Robert G. Luna, chamou o incêndio de "sem precedentes e imprevisível". Segundo o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire), os incêndios ainda estão sem controle.
O primeiro foco de incêndio atingiu Pacific Palisades, uma área nobre da cidade entre Santa Monica e Malibu, ainda na terça-feira. Isso levou o Departamento de Bombeiros de Los Angeles a emitir uma ordem de retirada de moradores obrigatória para uma ampla área.
Pessoas que vivem em imóveis de luxo, além de famosos, também receberam ordens para deixar o local devido ao incêndio em Pacific Palisades. O ator Mark Hammil disse em uma publicação no X que precisou sair de casa por causa do "incêndio mais terrível desde 1993".
O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu o alerta mais alto para condições extremas de incêndio em grande parte do Condado de Los Angeles, válido de terça a quinta-feira, prevendo rajadas de vento de 80 a 130 km/h.
Casas em chamas e veículos abandonados
Diversas casas se incendiaram, com o fogo quase atingindo carros enquanto as pessoas fugiam das colinas de Topanga Canyon, na região de Pacific Palisades. A região abriga o maior foco de incêndio.
A área de colinas tem apenas uma estrada principal que dá acesso à costa oeste dos Estados Unidos. Houve congestionamento, e algumas pessoas resolveram fugir a pé.
Cindy Festa, moradora de Pacific Palisades, disse que, ao evacuar pelo cânion, as chamas estavam "muito próximas dos carros".
"As pessoas abandonaram os carros na Palisades Drive. O fogo está consumindo tudo na encosta. As palmeiras, tudo está queimando", relatou Festa de dentro do carro.
A mídia local informou que o incêndio avançou para o norte, destruindo casas perto de Malibu.
A chefe dos bombeiros de Los Angeles, Kristin Crowley, disse em uma coletiva de imprensa que mais de 25.000 pessoas em 10.000 residências estavam sob ameaça.
Imagens de televisão mostraram casas em chamas e tratores removendo veículos abandonados das estradas para permitir a passagem de veículos de emergência. Aviões dos bombeiros também retiravam água do mar para despejá-la sobre as chamas.

Source: Novo foco de incêndio em Los Angeles se espalha rapidamente perto de endereço das Kardashians, John Travolta e outras celebridades
#9
LEIA SEMPRE AQUI / Quem manda no Golfo do México ...
Última mensagem por noticias - 13, Janeiro, 2025, 23:43
Quem manda no Golfo do México — e como Trump pode mudar o nome?


     O presidente eleito dos Estados Unidos sugeriu mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América. Donald Trump sugeriu mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América.
Getty Images via BBC
Mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América: foi isso que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu na terça-feira (7/1).
"Muito em breve anunciaremos a mudança... porque fazemos a maior parte do trabalho lá, e ele é nosso... vamos mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América", declarou durante entrevista coletiva em sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
"Golfo da América, que nome bonito. E é apropriado...", acrescentou, sem fornecer mais detalhes sobre sua proposta.
Na sequência, Trump afirmou que o México "deve parar de permitir que milhões de pessoas entrem em nosso país" — e posteriormente reiterou sua ameaça de impor "tarifas muito sérias" ao México e ao Canadá.
Trump não disse como nem quando planeja realizar a mudança de nome do Golfo do México, mas logo após suas declarações, a deputada republicana Marjorie Taylor Greene afirmou que apresentaria rapidamente um projeto de lei para mudar o nome do Golfo do México.
"O segundo mandato do presidente Trump teve um GRAN começo", escreveu Taylor Greene no X (antigo Twitter). "Vou apresentar uma [proposta de] legislação o mais rápido possível para mudar oficialmente o nome do Golfo do México para seu nome legítimo, Golfo da América!"
Mas será que é possível mudar o nome de um corpo d'água internacional?
A quem pertence o Golfo do México?
O Golfo do México, que abrange uma área de mais de 1,6 milhão de km², é uma bacia oceânica contida entre o Oceano Atlântico e o Mar do Caribe, entre os litorais do leste do México, do sudeste dos Estados Unidos e do oeste de Cuba.
Cinco Estados mexicanos possuem costa no golfo: Tamaulipas, Veracruz, Tabasco, Campeche e Yucatán. Assim como os Estados americanos da Flórida, Alabama, Mississippi, Louisiana e Texas, e as províncias cubanas de Pinar del Río e Artemisa.
O golfo é uma das regiões produtoras de petróleo offshore mais importantes do mundo, sendo responsável por 14% da produção total de petróleo bruto e 5% da produção de gás natural seco dos Estados Unidos.
Para o México, o golfo também é fundamental, pois é de lá que é extraída a maior parte do petróleo do país, um dos principais motores de sua economia.
Há acordos internacionais de delimitação de fronteiras marítimas estabelecidos por organizações como a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar entre os Estados Unidos e o México, os Estados Unidos e Cuba, e o México e Cuba.
A delimitação da fronteira do Golfo do México entre os Estados Unidos, México e Cuba também foi definida pela mais alta autoridade internacional em delimitação de mares, a Organização Hidrográfica Internacional (IHO, na sigla em inglês).
Por que se chama Golfo de México
O corpo d'água foi chamado pela primeira vez de Golfo do México nos mapas europeus do século 16.
Como escreveu Susan Parker no St. Augustine Record, um jornal local da Flórida, "Baptiste Boazio, o ilustrador e cartógrafo das expedições caribenhas do (explorador inglês) Francis Drake na década de 1580, usou o 'Golfo do México' em seu mapa chamado 'Vista de toda a rota da viagem de Sir Francis Drake às Índias Ocidentais'".
"O mapa de De Bry de 1591 também usa o nome Golfo do México", ela acrescenta.
Já um mapa de 1630 chamou o corpo d'água de "Golfo da Nova Espanha", nome que, sob o Vice-Reino da Nova Espanha, incluía o que hoje é a Flórida, parte do sudeste dos Estados Unidos, México e grande parte da América Central.
Mas Golfo do México é o nome que continuou a ser usado com mais frequência por mais de 400 anos.
É possível mudar o nome?
Para começar, Trump precisaria da aprovação do México e de Cuba para mudar o nome do Golfo do México.
Mas a presidente do México, Claudia Sheinbaum, já rebateu a proposta de Trump.
Com um sorriso no rosto e mostrando um mapa-múndi de 1607, no qual parte do território mexicano e parte do território dos Estados Unidos aparecem como uma única unidade — sem a separação de fronteiras que existe hoje —, ela sugeriu na  quarta-feira (8/1) mudar nome dos EUA para "América Mexicana".
"Por que não os chamamos (os Estados Unidos) de América Mexicana? Soa bem, não é verdade?".
"Desde 1607, a Constituição de Apatzingán era da América Mexicana. Portanto, vamos chamar de América Mexicana", acrescentou.
Sheinbaum enfatizou que o nome Golfo do México é reconhecido internacionalmente.
"Acredito que ontem, com todo o respeito, o presidente Trump estava mal informado, achando que Felipe Calderón e García Luna ainda governavam o México, mas não. No México, o povo governa", concluiu a presidente.
Em paralelo, o secretário de Economia do país, Marcelo Ebrard, reiterou que o corpo d'água "vai continuar a ser chamado de Golfo do México".
"Não podemos responder a todas as declarações todos os dias", declarou Ebrard.
"Se nos encontrarmos daqui a 30 anos, o Golfo do México ainda vai se chamar Golfo do México. Mas não vamos nos envolver nesse debate. O que vamos fazer é proteger o relacionamento que nossos dois países têm".
Trump também precisaria da avaliação e aprovação de vários organismos internacionais, incluindo a Organização Hidrográfica Internacional, a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e o Grupo de Especialistas das Nações Unidas em Nomes Geográficos (UNGEGN, na sigla em inglês).
Além disso, como o Golfo do México abriga uma grande variedade de habitats e ecossistemas marinhos e costeiros, um novo nome implicaria em mudanças legais nas cartas náuticas, nos mapas oficiais e na legislação nacional, que cada país envolvido teria que contemplar.
Trump pode mudar o nome unilateralmente?
Mesmo que o México e Cuba se oponham à mudança do nome do golfo, é provável que Donald Trump consiga realizar seu desejo, embora outros países possam não reconhecer o nome Golfo da América.
Nos Estados Unidos, há mecanismos para renomear locais reconhecidos pelo governo federal.
Um deles é o Conselho para Nomes Geográficos (BGN, na sigla em inglês), órgão cujo objetivo é estabelecer e manter o uso uniforme de nomes geográficos no governo federal.
O conselho não cria nomes para lugares geográficos, mas aprova ou rejeita novos nomes propostos por agências federais, governos estaduais ou municipais e pela população.
Se levar adiante sua proposta, Trump não seria o primeiro presidente americano a pedir uma mudança de nome geográfico.
Em 2015, o BGN aprovou a solicitação do então presidente Barack Obama para mudar o nome do Monte McKinley, o pico mais alto da América do Norte, para Monte Denali, nome usado por gerações de povos nativos do Alasca, que significa "pico mais alto do mundo".
A montanha havia sido batizada em homenagem a William McKinley, um político de Ohio que foi eleito presidente dos EUA em 1896, e assassinado apenas seis meses após o início de seu segundo mandato.
McKinley nunca pôs os pés no Alasca, e Obama declarou que seu objetivo ao mudar o nome da montanha era melhorar as relações com os povos nativos americanos.
Aliás, Trump indicou no passado que deseja reverter a mudança do nome, para que o Monte Denali volte a se chamar Monte McKinley.
E, se o BGN aprovar um eventual pedido de Trump para mudar o nome do Golfo do México, não seria a primeira vez que mexicanos e americanos divergem sobre como chamar um corpo d'água contido em suas fronteiras.
O rio que atravessa a fronteira entre o Estado americano do Texas e os Estados mexicanos de Chihuahua, Coahuila, Nuevo León e Tamaulipas é conhecido como Rio Grande entre os americanos, enquanto os mexicanos o chamam de Rio Bravo.

Source: Quem manda no Golfo do México — e como Trump pode mudar o nome?
#10
LEIA SEMPRE AQUI / Fernanda Torres registra céu v...
Última mensagem por noticias - 12, Janeiro, 2025, 23:43
Fernanda Torres registra céu vermelho em Los Angeles por causa de incêndio florestal: 'Da minha janela'


     Atriz está na cidade americana por causa dos compromissos relacionados ao filme 'Ainda Estou Aqui', que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz do Globo de Ouro no domingo (5). Fotos de Fernanda Torres do céu de Los Angeles
Instagram/Reprodução
Fernanda Torres mostrou como está a situação em Los Angeles, que está sendo atingida por um imenso incêndio florestal, ao postar duas fotos em seu perfil no Instagram, nesta quarta-feira (8).
A atriz, que está na cidade americana por causa dos compromissos relacionados ao filme 'Ainda Estou Aqui', que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz do Globo de Ouro no domingo (5), registrou como o céu está vermelho por causa do fogo intenso e escreveu na legenda:
"Da minha janela, vejo Los Angeles in flames" - em chamas, em português.
Nos comentários, muitos colegas de profissão e fãs expressaram preocupação com a situação de Los Angeles e também com a atriz.
"Toma cuidado, por favor, você tem um Oscar pra trazer pro Brasil", disse um seguidor.
O incêndio florestal que atinge a cidade de Los Angeles, na costa oeste dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (8), está causando destruição e já levou à evacuação de mais de 30 mil pessoas.
De acordo com o Cal Fire, as equipes de emergência ainda não estão conseguindo conter as chamas, que avançam rapidamente por conta dos fortes ventos. A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, afirmou que a expectativa é que as rajadas de ventos na cidade piorem.
LEIA TAMBÉM:
Destruição, colunas de fumaça e evacuação em massa: veja FOTOS e VÍDEOS de incêndio florestal em Los Angeles
SAG Awards adia anúncio de indicados por causa dos incêndios em Los Angeles

Source: Fernanda Torres registra céu vermelho em Los Angeles por causa de incêndio florestal: 'Da minha janela'