Mensagens recentes

#1
LEIA SEMPRE AQUI / Lula convida Gustavo Feliciano...
Última mensagem por noticias - 18, Dezembro, 2025, 23:44
Lula convida Gustavo Feliciano para assumir Ministério do Turismo no lugar de Celso Sabino, diz Planalto


     O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou Gustavo Feliciano para assumir Ministério do Turismo no lugar de Celso Sabino nesta quinta-feira (18), informou o Palácio do Planalto. Feliciano, que é uma indicação do União Brasil, aceitou o convite.
Lula anunciou a saída de Celso Sabino do Ministério do Turismo ao final da reunião ministerial nesta quarta-feira (17), informaram fontes.
O presidente recebeu o deputado Pedro Lucas (União-MA), líder do partido, Gustavo Feliciano e o pai dele, o deputado Damião Feliciano (União-PB), o deputado e ex-ministro Juscelino Filho (União-MA) em uma reunião no Palácio do Planalto.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), comemorou a indicação de Feliciano, seu conterrâneo, e disse que o turismo ganha "um guia competente". "O cargo está com o ministro de Estado certo. Quem vem da Paraíba sabe receber, sabe cuidar e sabe mostrar o melhor do Brasil ao mundo", disse.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Gustavo Feliciano é o nome indicado pelo União Brasil para assumir o ministério após o partido pedir ao governo o cargo de Sabino após expulsar o ministro do partido.
Apesar do anúncio da saída de Sabino e da nomeação de Gustavo Feliciano. A mudança ainda não foi oficializada no "Diário Oficial da União".
O encontro no Planalto durou cerca de 30 minutos e teve como objetivo formalizar o convite para que Gustavo Damião assuma o ministério. A expectativa é que a posse ocorra na próxima semana, provavelmente na terça-feira (23).
Mudança no ministério
Damião Feliciano é um dos coordenadores da bancada evangélica e da bancada negra na Câmara. O nome para ocupar a vaga deixada por Sabino também foi negociado com a ala governista do partido.
A reportagem apurou que Gustavo Feliciano foi avalizado pelo presidente do partido, Antônio Rueda – que havia anunciado o desembarque do partido do governo.
O movimento de colocar um evangélico no cargo é considerado mais um aceno de presidente Lula para esse segmento do eleitorado.
O novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano
Governo da Paraíba
Sabino foi expulso do União Brasil no final do mês depois que dirigentes do partido entenderam que ele cometeu infidelidade partidária ao desrespeitar uma ordem e permanecer — contra a vontade da cúpula da legenda — à frente do ministério.
Segundo auxiliares do presidente Lula, o União pediu ao governo a cadeira do ministério de volta após a decisão de expulsar Sabino. O acordo foi negociado entre o partido e a ala política do Planalto.
A saída de Sabino do governo foi anunciada quando a reunião ministerial na Granja do Torto já havia terminado. Sabino deve ser candidato ao Senado nas eleições do ano que vem.
'Desembarque' do União
Em setembro, o União Brasil aprovou uma resolução exigindo que filiados ao partido deixassem cargos ocupados no governo de Lula.
Segundo o texto da norma, chancelada pela cúpula nacional da sigla, os membros que não abandonassem a gestão Lula poderiam ser punidos disciplinarmente.
Entre as punições previstas no estatuto do partido, está a expulsão. E foi o caso de Sabino, que optou por permanecer no comando do Turismo.
Embora tenha anunciado a medida dura, o partido e deixou brecha para que o partido continue influenciando decisões. A decisão não afetou os ministros Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) e Frederico Siqueira (Comunicações). Embora as pastas sejam atribuídas ao partido, eles não são filiados à sigla.
Celso Sabino e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião Ministerial, no Palácio do Planalto em agosto de 2024
Ricardo Stuckert/PR
Waldez Góes é ministro desde o início do mandato de Lula. Ele é filiado ao PDT, mas deixou as funções partidárias para assumir o ministério como indicado do União Brasil, mais especificamente de Davi Alcolumbre.
Frederico Siqueira foi nomeado e empossado ministro das Comunicações em abril. Ele assumiu a vaga deixada por Juscelino Filho (União-MA), que deixou o cargo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por supostas irregularidades em emendas parlamentares.
Após a demissão de Juscelino, o cargo ficou vago por duas semanas. Durante esse período, o União Brasil chegou a indicar Pedro Lucas, deputado pelo Maranhão e líder do partido na Câmara.
Pedro Lucas foi anunciado como futuro ministro, no entanto, dias depois ele pediu desculpas a Lula em uma nota e disse que não aceitaria o convite.
Por trás da recusa, estava uma disputa interna no União Brasil, e o medo do grupo mais próximo a Rueda e a Pedro Lucas de perder influência na bancada da Câmara.
A exigência para que os filiados deixassem a gestão Lula foi aprovada após a veiculação de reportagens que apontam uma suposta conexão entre o presidente nacional do partido, Antonio de Rueda, e o Primeiro Comando da Capital (PCC). Rueda nega.
Em nota à imprensa na época, o partido indicou enxergar influência do governo federal na divulgação das informações. A sigla afirmou que havia uma "percepção de uso político da estrutura estatal" para desgastar Rueda.
Além disso, o partido se juntou ao PP, cujo presidente é Ciro Nogueira (PP-PI) – ex-ministro e apoiador de Jair Bolsonaro (PL) – em uma federação partidária.
A avaliação interna União Brasil é de que a situação se tornou insustentável após o presidente Lula dizer que o presidente do partido não gosta dele, nem do governo. Lula disse que também não gosta de Rueda.
Após a fala de Lula, Antonio Rueda soltou uma nota rebatendo o presidente.
"A fala do presidente evidencia o valor da nossa independência e a importância de uma força política que não se submete ao governo", dizia trecho da nota.

Source: Lula convida Gustavo Feliciano para assumir Ministério do Turismo no lugar de Celso Sabino, diz Planalto
#2
LEIA SEMPRE AQUI / GR2 de quarta-feira, 17 de dez...
Última mensagem por noticias - 17, Dezembro, 2025, 23:41
GR2 de quarta-feira, 17 de dezembro


     Confira os vídeos do telejornal com as notícias do Sertão de Pernambuco

Source: GR2 de quarta-feira, 17 de dezembro
#3
LEIA SEMPRE AQUI / Atirador abre fogo na Universi...
Última mensagem por noticias - 17, Dezembro, 2025, 23:12
Atirador abre fogo na Universidade Brown, nos EUA; dois morrem e nove pessoas ficam feridas


     Atirador abre fogo na Universidade Brown, nos EUA
Ao menos um atirador abriu fogo neste sábado (13) no campus da Universidade Brown, no estado de Rhode Island, nos EUA. Duas pessoas morreram, e nove feridos foram levados a hospitais em condição grave.
A universidade diz que ninguém foi preso e todos no campus devem permanecer abrigados, segundo o prefeito da cidade de Providence, Brett Smiley.
Segundo o presidente da universidade, as vítimas mortas eram estudantes. O prefeito afirmou que não tem motivos para acreditar que haja ameaças adicionais relacionadas ao tiroteio.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A instituição chegou a informar que um suspeito havia sido detido, mas retirou a notificação e reforçou os pedidos para que todos os frequentadores do local permanecessem abrigados. Segundo Smiley, nenhuma arma foi apreendida, e não se sabe qual ou quais tipos de armas de fogo foram utilizadas.
As autoridades acreditam que um único atirador é o responsável pela ação. A polícia divulgou um vídeo que seria do suspeito do ataque.
Os estudantes passavam pelo segundo dia dos exames finais do semestre da universidade quando os tiros foram disparados.
"Urgente: Há um atirador em atividade perto do cruzamento do (edifício) Barus e Holley. As polícias de Brown e Providence estão no local. Permaneça abrigado neste momento. Um suspeito está sob custódia", diz um comunicado da instituição.
"Tranque as portas, silencie os telefones e permaneça escondido até novo aviso. Lembre-se: CORRA, se estiver no local afetado, evacue com segurança, se possível; ESCONDA-SE, se a evacuação não for possível, procure abrigo; LUTE, como último recurso, aja para se proteger. Fique atento para mais informações de segurança", conclui o aviso.
A Brown é parte do prestigiado grupo de universidades Ivy League, da qual também fazem parte Harvard, Yale, Columbia, Princeton, Cornell, Dartmouth e a Universidade da Pensilvânia.
Veículos de emergência são deslocados para atender vítimas de atirador na Universidade Brown, nos EUA, em 13 de dezembro de 2025
AP Photo/Mark Stockwell
A ação teve início perto do edifício Barus e Holley, um complexo de sete andares que abriga a escola de engenharia e o departamento de física da universidade. De acordo com o site da instituição, o prédio inclui mais de 100 laboratórios, dezenas de salas de aula e escritórios.
O primeiro alerta de atuação de um atirador foi disparado pela Brown às 16h22, no horário local (18h22 em Brasília). Um novo alerta às 17h dizia que um suspeito já estava sob custódia, mas ele foi substituído por uma atualização às 17h11, que ainda se mantém, de que não há detidos. O chefe da polícia de Brown disse que a situação ainda é "fluida".
O presidente Donald Trump disse no final da tarde que havia sido informado sobre o tiroteio.
"Que Deus abençoe as vítimas e suas famílias!", disse ele em sua rede social.
Os estudantes foram orientados a permanecer em seus locais enquanto a polícia respondia à ocorrência, e os habitantes da região foram aconselhados a evitar a área. Um policial alertou a imprensa para que se abrigasse em seus veículos, pois a área ainda estava em andamento.
As autoridades alertaram que as informações ainda eram preliminares, enquanto os investigadores trabalhavam para determinar o que havia ocorrido.
A polícia estava investigando ativamente e ainda coletando informações no local, disse Kristy DosReis, chefe de informações públicas da cidade de Providence. O FBI informou que estava auxiliando na resposta à ocorrência.
Fundada em 1764, a Brown é uma das universidades mais antigas e importantes dos EUA. A instituição conta com mais de 10 mil alunos em seu corpo discente.
Atirador abre fogo na Universidade Brown, nos EUA

Source: Atirador abre fogo na Universidade Brown, nos EUA; dois morrem e nove pessoas ficam feridas
#4
LEIA SEMPRE AQUI / Câmara do Rio aprova orçamento...
Última mensagem por noticias - 16, Dezembro, 2025, 23:39
Câmara do Rio aprova orçamento de R$ 52 bilhões para 2026

Câmara do Rio aprova orçamento de R$ 52 bilhões para 2026
A Câmara de Vereadores do Rio aprovou nesta semana a versão final do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) para 2026. O texto agora segue para sanção do prefeito Eduardo Paes.
Com um total de R$ 52 bilhões, o orçamento é 11% maior do que o de 2025 e representa o maior já registrado para o município. A previsão da prefeitura é de equilíbrio nas contas, sem déficit nem superávit: a administração planeja gastar exatamente o que arrecadar ao longo do ano.
A Educação será a área com o maior volume de recursos. Com uma rede de mais de 1.500 escolas e cerca de 650 mil alunos, a pasta contará com R$ 11 bilhões em 2026, um aumento de 3,7% em relação a este ano, quando o orçamento foi de R$ 10,6 bilhões.
Na sequência aparece a Saúde, com previsão de R$ 10 bilhões, alta de 6,8% em comparação com 2025 (R$ 9,3 bilhões).
Os gastos com Conservação — que incluem manutenção de ruas, calçadas, bueiros e preservação de monumentos — devem chegar a R$ 3,88 bilhões em 2026. O valor representa um aumento de 13,8% em relação ao ano anterior e será o terceiro maior orçamento da cidade.
Já a Secretaria de Infraestrutura terá o maior reajuste proporcional entre as pastas com orçamento acima de R$ 1 bilhão. Em ano eleitoral, o orçamento da área sobe 49%, passando para R$ 2,7 bilhões, destinados principalmente a novas obras.
Outra área que terá incremento significativo é a de Ordem Pública, responsável pela Guarda Municipal e pela nova estrutura de guarda armada, que ainda está em fase de organização. A pasta terá R$ 1,09 bilhão em 2026 — 33% a mais do que neste ano.
Pastas com redução de recursos
Entre as secretarias que tiveram redução de orçamento estão:
Assistência Social, com queda de 1,3%, área responsável por políticas voltadas à população em situação de rua;
Secretaria da Mulher, que teve redução de 2,4% nos recursos.
O projeto recebeu cerca de 4 mil emendas durante a tramitação na Câmara. Agora, o texto segue para a sanção do prefeito Eduardo Paes, última etapa antes de entrar em vigor.

Source: Câmara do Rio aprova orçamento de R$ 52 bilhões para 2026
#5
LEIA SEMPRE AQUI / Sem acordo, Câmara dos Deputad...
Última mensagem por noticias - 15, Dezembro, 2025, 23:39
Sem acordo, Câmara dos Deputados adia votação da PEC da Segurança Pública para 2026


     Os líderes da Câmara dos Deputados decidiram nesta segunda-feira (15) deixar para 2026 a votação da Proposta de Eemenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública diante de impasses a respeito do texto.
O adiamento representa uma derrota do governo, que enviou o texto ao Congresso Nacional e buscava a aprovação da proposta ainda neste ano.
"PEC da Segurança e o PL antifacção fica para o próximo ano", afirmou o líder do governo na Câmara José Guimarães (PT-CE).
O texto da PEC ganhou fôlego após a megaoperação das forças policiais do Rio de Janeiro que deixou 121 mortos nos complexos da Penha e do Alemão.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A PEC, relatada pelo deputado da oposição, Mendonça Filho (União-PE), já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e aguarda votação em uma comissão especial antes de ir ao plenário.
"Foi acordo. Tanto o PL antificação e a PEC da Segurança no próximo ano", afirmou o líder do PL, Sóstenes Cavaçlcante RJ), após reunião com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Havia expectativa de que a PEC fosse aprovada na comissão especial nesta terça-feira (16). Mendonça chegou a apresentar uma versão da proposta para ser votada no colegiado na semana passada, mas a falta de acordo adiou a análise.
As mudanças da PEC
A PEC da Segurança Pública cria mecanismos para integrar forças de segurança pública do país. O Palácio do Planalto enxerga a PEC como uma das principais ações para combater o crime organizado.
Também avalia que a proposta contribui para fortalecer a provável candidatura de Lula à reeleição em 2026, à medida que a segurança pública se torna mais relevante nas pesquisas de intenção de voto.
Policiais do Bope atuam em operação na Penha - 28/10/2025
Aline Massuca/Reuters
Ao longo dos últimos meses, governadores e secretários estaduais de segurança fizeram críticas ao texto, alegando que a proposta do Planalto poderia tirar autonomia dos estados e "engessar" as forças de segurança locais.
A PEC prevê, entre outros pontos:
dá maior poder à União para estabelecer diretrizes de atuação das forças de segurança no país e a política nacional de segurança. É um mecanismo, de acordo com o Ministério da Justiça, para padronizar ações e integrar polícias e guardas municipais;
amplia o escopo de atuação da Polícia Federal, assegurando que a corporação terá competência para investigar milícias e crimes ambientais — hoje, segundo o ministro, a PF já atua nessas áreas, mas somente quando há federalização dos casos ou quando há decisão judicial;
amplia as competências da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que passaria a ser chamada de Polícia Viária Federal e teria como responsabilidade o patrulhamento de ferrovias, hidrovias e rodovias.
Durante a tramitação na CCJ, Mendonça Filho retirou do seu relatório a prerrogativa exclusiva da União para legislar sobre o tema. Esse foi o principal ponto de embate durante a análise do texto na comissão.

Source: Sem acordo, Câmara dos Deputados adia votação da PEC da Segurança Pública para 2026
#6
LEIA SEMPRE AQUI / Prefeitura de João Pessoa cada...
Última mensagem por noticias - 14, Dezembro, 2025, 23:37
Prefeitura de João Pessoa cadastra comerciantes para trabalhar no Celebra João Pessoa com Frei Gilson, Réveillon e Forró Verão


     Queima de fogos durante o show de Raniery Gomes, durante a virada de ano para 2024, em João Pessoa
Ewerton Correia/TV Cabo Branco
Comerciantes que desejarem trabalhar na orla de João Pessoa durante o Celebra João Pessoa com Frei Gilson, a noite de Réveillon e o Forró Verão deverão fazer um cadastro nesta segunda-feira (15) e terça-feira (16). O cadastro pode ser feito pela internet ou presencialmente e, segundo a prefeitura, ocorre para garantir o ordenamento urbano.
Pela internet, o cadastro é feito na plataforma João Pessoa Conectada, e presencialmente ocorre na  Divisão de Controle e Posturas (DCP), que funciona na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), na Avenida Hilton Souto Maior, nº 1.112, bairro José Américo, das 8h às 14h.
O Celebra João Pessoa, que acontece no dia 27 de dezembro, terá 200 vagas para ambulantes. Para a noite de Réveillon e o festival Forró Verão, que ocorre nos dias 3, 10, 17, 24 e 31 de janeiro, serão 190 vagas.
As vagas serão distribuídas entre tendas de alimentação; estruturas móveis para manipulação de alimentos (com e sem fonte de calor); para vendedores de bebidas e comidas prontas - isopor/cooler/tabuleiro; e food trucks, de acordo com o edital de cada evento.
De acordo com os editais, a participação dos ambulantes inscritos nos eventos mencionados fica condicionada ao pagamento de Taxa de Uso de Solo, que será calculada pela Divisão de Controle e Posturas no momento da efetivação da inscrição. Além disso, os comerciantes deverão manter em suas barracas extintores de incêndio certificados pelo Corpo de Bombeiros.
Documentos necessários
No ato da inscrição, os interessados deverão apresentar apresentar os seguintes documentos:
Termo de Compromisso, devidamente preenchido, assinado e sem rasuras;
Cópia do RG e CPF;
Cópia do comprovante de residência atual (até três meses) no nome do requerente; e Certidão Negativa de Débitos Municipais atualizada.
O edital completo está no Diário Oficial Municipal da sexta-feira (12), na página 6.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Source: Prefeitura de João Pessoa cadastra comerciantes para trabalhar no Celebra João Pessoa com Frei Gilson, Réveillon e Forró Verão
#7
LEIA SEMPRE AQUI / Comitê do Nobel cancela evento...
Última mensagem por noticias - 14, Dezembro, 2025, 23:09
Comitê do Nobel cancela evento com María Corina Machado e levanta dúvidas se oposicionista a Maduro conseguiu viajar


     Nobel da Paz vai para venezuelana María Corina Machado
A opositora venezuelana María Corina Machado cancelou nesta terça-feira (9) a entrevista que daria à imprensa em Oslo, na Noruega, para onde iria receber em mãos o Prêmio Nobel da Paz, segundo anunciou o comitê da premiação.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O comitê, que em outubro anunciou o Nobel da Paz para a venezuelana, não deu motivos para o cancelamento, levantando dúvidas sobre se Corina Machado havia de fato viajado para a Noruega, ainda de acordo com a agência.
Mais cedo, seu filho, que foi a Oslo, recusou responder a questionamentos feitos pela imprensa local se a mãe teria cancelado a viagem.
"Eu não sei, eu não sei. Não quero fazer declarações", disse Ricardo Machado, filho da oposicionista, ao ser questionado se ela irá à premiação pessoalmente.
Desde que teve a sua candidatura à presidência da Venezuela proibida pelo governo de Nicolás Maduro, a oposicionista tem seu paradeiro desconhecido, por motivos de segurança.
Em imagem de arquivo, María Corina Machado, vencedora do prêmio Nobel da Paz, fala à imprensa após eleições na Venezuela.
Reprodução/TV Globo
Uma cerimônia para entregar pessoalmente a premiação a Corina Machado está marcada para quarta-feira (10), também em Oslo. O Comitê do Prêmio Nobel não informou se a cerimônia será cancelada ou não.
Mais cedo, o também opositor venezuelano Edmundo González, que concorreu à presidência da Venezuela no ano passado no lugar de Corina Machado e alega ter vencido o pleito, embarcou para Oslo de Madri, na Espanha, onde ele se refugiu após o processo eleitoral.
O presidente da Argentina, Javier Milei, também chegou nesta terça a Oslo para participar da cerimônia, de acordo com a agência de notícias Reuters.
Veja os vídeos que estão em alta no g1

Source: Comitê do Nobel cancela evento com María Corina Machado e levanta dúvidas se oposicionista a Maduro conseguiu viajar
#8
LEIA SEMPRE AQUI / Polícia de Taubaté descarta de...
Última mensagem por noticias - 12, Dezembro, 2025, 23:35
Polícia de Taubaté descarta denúncia de estupro, agressão e roubo em viagem de aplicativo


     Deic de Taubaté
Reprodução/TV Vanguarda
A Polícia Civil de Taubaté descartou a denúncia de estupro, agressão e assalto durante uma viagem de aplicativo de aplicativo, feita por uma mulher de 36 anos que tem deficiência auditiva e de fala. O caso foi registrado na segunda-feira (8), em Taubaté, no interior de São Paulo, e a mulher pode responder por falsa comunicação de crime.
Segundo o delegado do DEIC de Taubaté, Vinicius Garcia Vieira, em entrevista à Rede Vanguarda nesta sexta-feira (12), o depoimento da mulher foi importante para investigar o caso, porque houve inconsistências nas afirmações feitas à polícia.
"Por exemplo, onde ela teria sido arrebatada e que ela teria acionado um aplicativo de viagens. Constatamos junto com as empresas de aplicativo que isso não teria acontecido e constatamos também que ela não teria partido de onde afirmou ter partido", disse ele.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Na versão contada pela família da mulher no boletim de ocorrência, ela pediu a corrida de aplicativo no Mercadão de Taubaté no último domingo, mas depois de entrar no carro, o motorista teria mudado a rota da viagem e a levado para uma área rural desconhecida, onde dois homens estavam aguardando eles. Na versão da mulher, os três estupraram, agrediram e levaram pertences dela.
O delegado do DEIC de Taubaté afirmou nesta sexta-feira que a investigação encontrou imagens da mulher saindo da proximidade do local onde ela tinha narrado que teria acontecido o crime, mas com uma outra pessoa.
"Diante disso, a gente encontrou e identificou essa outra pessoa, e essa pessoa foi ouvida em solo policial, e ela realmente diz que teria encontrado a vítima e que as afirmações da vítima não teriam ocorrido. Chamamos novamente a vítima na delegacia, e ela colocada em xeque, ou questionada diante dos elementos que nós tínhamos, imagens, constatações documentais, ela retroagiu e reconheceu que teria levado aos órgãos de controle uma informação inverídica".
Delegado do DEIC de Taubaté, Vinicius Garcia Vieira
Reprodução/TV Vanguarda
O inquérito foi instaurado no dia 8 de dezembro, e a possibilidade de falsa comunicação de crime será comunicada ao poder judiciário e ao órgão do Ministério Público para verificar o que será feito.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Source: Polícia de Taubaté descarta denúncia de estupro, agressão e roubo em viagem de aplicativo
#9
LEIA SEMPRE AQUI / Aeroporto de Aracaju registra ...
Última mensagem por noticias - 11, Dezembro, 2025, 23:34
Aeroporto de Aracaju registra cancelamento de dois voos por conta do mau-tempo em São Paulo


     Aeroporto Santa Maria em Aracaju
Joelma Gonçalves/g1
O Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, registrou dois voos cancelados entre quarta (10) e quinta-feira (11). A informação foi confirmada pela Aena Brasil, empresa que administra o aeroporto da capital.
Segundo a Aena, o motivo do cancelamento foram os fortes ventos com rajadas de mais de 90 km/h em São Paulo. Os voos cancelados tinham como destino Guarulhos (SP).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
Ao g1, a Aena também informou que a orientação é que os passageiros com viagens programadas verifiquem a situação de seus voos diretamente com as companhias aéreas antes de se deslocarem ao aeroporto.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
LEIA TAMBÉM:
Voos cancelados ou atrasados após ventania: saiba quais são os direitos dos passageiros

Source: Aeroporto de Aracaju registra cancelamento de dois voos por conta do mau-tempo em São Paulo
#10
LEIA SEMPRE AQUI / Vale e região registram 1 divó...
Última mensagem por noticias - 10, Dezembro, 2025, 23:34
Vale e região registram 1 divórcio por hora em 2024, segundo IBGE; veja números por cidade


     Região tem 1 divórcio a cada 1 hora
Getty Images
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (10), os números das Estatísticas do Registro Civil de 2024, que mostraram que o Vale do Paraíba e a região bragantina registraram um divórcio a cada hora em 2024, em média.
Segundo o levantamento feito pelo g1, nas 46 cidades da região foram registrados 8.649 divórcios no ano passado.
Apesar da média alta, o número representa uma queda de 5,8% em relação a 2023, quando foram registrados 9.180 divórcios — o maior volume anual já contabilizado no recorte regional.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Além disso, a queda em 2024 freia uma sequência de altas no número de separações que a região vinha tendo nos últimos anos.
Após somar 8.994 divórcios em 2019, a região teve uma queda de 19% em 2020, passando para 7.288 separações. De lá para cá, foram três aumentos consecutivos.
Em 2021 foram 7.540 divórcios, enquanto em 2022 haviam sido registradas 9.046 separações pelo IBGE na região, antes do recorde de 9.180 em 2023.
Entre as cidades da região, São José dos Campos foi a que mais registrou separações no ano passado: 2.056.
Apesar do primeiro lugar no ranking regional, a cidade joseense teve queda de 13,1% na comparação com 2023, quando foram 2.366 divórcios.
Por outro lado, em Taubaté houve recorde de divórcios em 2024, segundo o IBGE. De acordo com as estatísticas, foram 1.030 registros no ano passado, número 4,14% maior que os 989 registros de 2023.
Número de divórcios por cidades em 2024 na região
Casamentos crescem desde a pandemia
Ainda segundo os dados do IBGE, paralelamente ao número de divórcios registrados, a região teve o maior número de casamentos em um ano desde a pandemia da Covid-19.
Além do maior número total de casamentos em anos, a região também registrou outra estatística importante: em 2024, o número de casamento entre mulheres foi o maior desde o início da série histórica do levantamento.
No ano passado, somando todos os tipos de casamentos, a região totalizou 17.697 registros. O total representa alta de 1,3% na comparação com 2023, quando foram registrados 17.472 uniões.
Dos quase 17,7 mil casamentos no ano passado, 17.397 foram entre homens e mulheres, enquanto outros 216 foram entre mulheres e 84 entre homens.
Vale e região tiveram 1 divórcio a cada 1 hora em 2024
Marcelo Casal JR/Agência Brasil
Foi a primeira vez que o total de casamentos entre mulheres ultrapassou os 200 registros, sendo o recorde desde o início da série histórica, em 2013.
Ainda nesse recorte, São José dos Campos foi a cidade da região com o maior número de casamentos entre mulheres em 2024, com 57 registros.
Taubaté aparece em seguida, com 25 casamentos. Jacareí, com 19, Bragança Paulista, com 18, e Atibaia e Caraguatatuba, com 13 cada, completam a lista.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Source: Vale e região registram 1 divórcio por hora em 2024, segundo IBGE; veja números por cidade
Powered by EzPortal